Quais são as estratégias que o organismo do ser humano utiliza para abaixar temperatura Em caso de febre?

Compressa fria e repouso são aliados para evitar o mal-estar provocado pela alta temperatura. Veja outras dicas para baixar a febre sem medicamentos.

Basta notar algo de diferente no estado geral dos filhos para que a mãe leve uma das mãos à testa dos pequenos, meça a temperatura e diagnostique com precisão: febre.

A alta temperatura corporal, junto com sintomas como fraqueza, dor de cabeça, perda de apetite, boca seca e desidratação, entregam o estado febril, nada mais que um reajuste no hipotálamo. Essa região do cérebro tem entre suas funções agir como um termostato, controlando a temperatura do organismo.

 Veja também: Febre: 5 sinais de que é hora de procurar um médico

A temperatura do corpo humano é ajustada para manter os órgãos internos em torno de 37℃, mas quando o organismo tem de combater algum agente que o agride, como vírus ou bactérias, ele pode liberar substâncias que agem no termostato, fazendo-o elevar a temperatura do organismo 2℃ ou 3℃ acima do valor habitual.

Há controvérsias sobre o papel da febre, se ela de fato ajuda na defesa do organismo ou se é apenas um efeito incidental. Alguns pesquisadores acreditam que o aumento da temperatura acelera determinadas reações imunológicas e afetam a atividade de alguns agentes infecciosos; outros afirmam que a principal função da febre é alertar para uma agressão ao organismo, mas que seu benefício na defesa em si é pequeno, por isso o melhor é tomar medidas para baixá-la.

A pediatra Athenê Mauro, coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, área de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, explica que não há consenso sequer sobre o valor da temperatura que separa o estado normal do febril. “A forma mais confiável de aferir a temperatura é medi-la por via oral ou retal. Em crianças, a maioria dos médicos classifica como febre a temperatura retal acima de 38℃, mas alguns consideram febre temperatura retal acima de 37,7℃ ou 38,3℃. A temperatura axilar varia de 0,4℃ a 0,8℃ mais baixa que a temperatura retal.”

Dicas para baixar a febre

A maior parte das pessoas recupera-se de febres comuns naturalmente, com o tempo, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos apelam para medicamentos desnecessariamente. A especialista listou cinco dicas simples para auxiliar a baixar a febre sem medicamentos:

1) Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação, principalmente quando se trata de bebês e crianças pequenas. E lembre-se: caso o paciente se queixe de muito frio e se sinta mal em contato com a umidade, não faça as compressas, pois elas podem piorar seu estado;

2) Para cada elevação de 1℃ na temperatura corporal, o consumo de energia é 12% maior que o habitual. Portanto, alimente-se adequadamente. Faça  uma dieta leve, com alimentos de fácil digestão, para que o organismo não queime muita energia tentando digerir a comida;

3) A febre acelera os batimentos cardíacos (para cada grau elevado há aumento de 15 batimentos por minuto), o que provoca maior gasto de energia. Por isso, é importante repousar e evitar sobrecarregar o organismo com atividades físicas. Isso não significa que a pessoa precise passar o dia deitada. Basta não se esforçar em excesso e descansar o máximo que conseguir;

4) A velha dica de tomar banho para baixar a febre também é válida, porém evite a água gelada. Embora ela realmente ajude a diminuir a temperatura, ela aumenta a frequência cardíaca, que já está acelerada por causa da febre. Portanto, o ideal é deixar a água morna ou levemente fria escorrer por bastante tempo sobre o corpo, o que também contribui para seu relaxamento;

5) Não se esqueça de beber bastante água. Além de hidratar o corpo, que costuma perder água durante a febre, o líquido auxilia na regulação térmica do organismo.

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

A febre, diferentemente do que muitos pensam, não é uma doença e deve ser encarada como um sinal de alerta de que algo não está bem em nosso corpo. Ela se caracteriza por ser uma elevação da temperatura do corpo a níveis superiores que os normais, e apresenta papel importante no combate contra infecções. Várias doenças apresentam a febre como manifestação clínica, sendo esse o caso da gripe, da COVID-19, da febre amarela e da malária.

Leia mais: Febre hemorrágica – expressão para síndromes cuja característica é o surgimento de febre e sangramento

O que é febre?

Afebre não é uma doença em si, sendo, geralmente, a manifestação de alguma enfermidade. A febre se caracteriza como um aumento da temperatura acima dos níveis considerados normais.

Entretanto, não se deve esquecer que a temperatura do corpo humano apresenta variações ao longo do dia: após a realização de atividade física, quando somos submetidos a temperaturas elevadas, e até mesmo dependendo de onde ocorre a medição. De maneira geral, a temperatura retal é maior que a temperatura bucal, sendo esta maior que a temperatura na axila.

Vale destacar que há muita variação entre os autores sobre quais valores são considerados normais e quais representam febre. Alguns deles afirmam que um indivíduo está com febre quando ele apresenta a temperatura axilar maior que 37,2 ºC ou retal acima de 38 ºC. Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC.

Quais são as estratégias que o organismo do ser humano utiliza para abaixar temperatura Em caso de febre?
A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Para identificar se um indivíduo está com febre, deve-se utilizar o termômetro e seguir adequadamente as recomendações do fabricante, estando atento, por exemplo, ao tempo necessário para que a medição esteja concluída. Colocar a mão na cabeça ou mesmo no punho não é uma técnica adequada para confirmar se um indivíduo está com febre, porém pode ajudar a suspeitar do problema.

O mecanismo da febre

A febre ocorre devido a uma elevação do ponto de termorregulação(set point)da temperatura. A temperatura do nosso corpo é regulada pelo centro termorregulador, o qual está no hipotálamo. Esse centro regulador funciona como um termostato, garantindo o equilíbrio da nossa temperatura, mantendo a temperatura interna do nosso corpo em cerca de 37 ºC. Na febre, o que ocorre é um reajuste desse termostato, sendo o set point deslocado para níveis mais altos. A febre ocorre em resposta a um estímulo endógeno ou exógeno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia mais: Regulação da temperatura corpórea pela água

O que causa a febre?

A febre é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem um médico, principalmente quando afeta crianças. Como mencionado, a febre não é uma doença, e sim sintoma de alguns problemas de saúde.

Muitas vezes as causas da febre não são identificadas, entretanto, muito comumente ela está associada a doenças inflamatórias e infecções. A febre pode ser causada também por distúrbios autoimunes, distúrbios endócrinos, traumatismos, neoplasias, hemorragias, entre vários problemas.

O que sentimos quando estamos com febre?

A febre é um sinal de alerta de que algo não está bem com nosso organismo, sendo o sintoma de uma grande variedade de doenças. Esse sintoma, no entanto, muitas vezes, não se apresenta sozinho, sendo acompanhado de dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, diminuição da força física e irritabilidade. É comum o paciente também sentir calafrios e tremedeira.

A importância da febre

Geralmente a febre é vista como um problema que deve ser rapidamente tratado. Contudo, ela apresenta importância para o nosso organismo. O aumento da temperatura está relacionado com um aumento da eficácia da resposta imunológica e também com uma redução da replicação de micro-organismos.

Convulsões febris

Quais são as estratégias que o organismo do ser humano utiliza para abaixar temperatura Em caso de febre?
Crianças predispostas geneticamente podem apresentar convulsões febris.

As convulsões febris costumam ocorrer em crianças geneticamente predispostas com idade entre seis meses e seis anos de idade, acontecendo em cerca de 4% das crianças saudáveis. Apesar de ser um evento extremamente desagradável, não há motivo para pânico, uma vez que as convulsões febris são benignas e não são responsáveis por lesões cerebrais.

É importante destacar que crianças com mais de um ano de idade que já experimentaram febres acima de 38,7 ºC e não tiveram convulsões, provavelmente não apresentarão convulsões febris.

O tratamento da febre

O tratamento da febre é feito utilizando medicamentos antitérmicos, como dipirona ou ibuprofeno. Vale salientar, no entanto, que, apesar desses medicamentos serem vendidos sem receita médica, eles não devem ser usados de maneira indiscriminada.

Muitas vezes, a febre não precisa ser tratada, e, em outros casos, o uso desses medicamentos pode fazer com que esse sintoma seja ignorado e não seja identificado seu verdadeiro motivo. De maneira geral, recomenda-se o tratamento da febre quando ela compromete o estado geral do paciente.

Diferença entre hipertermia e febre

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, febre e hipertermia não são sinônimos. Apesar de, nos dois casos, ocorrer o aumento da temperatura, na hipertermia esse aumento não está relacionado a alterações no termostato. Nela o que se observa é uma falha nos mecanismos de termorregulação, responsáveis por dissipar o calor.

A hipertermia apresenta diferentes causas, sendo uma das mais conhecidas a exposição prolongada ao calor. Ficar dentro de um carro fechado sob o Sol, por exemplo, pode levar ao aumento da nossa temperatura corpórea. A hipertermia pode ser também induzida por esforço físico ou uso de determinados medicamentos. A hipertermia, diferentemente da febre, não pode ser tratada com uso de antitérmicos.

O que o organismo faz ao reduzir a temperatura do corpo?

A redução da temperatura evita complicações por suprimir algumas atividades do organismo, atuando, por exemplo, na redução do metabolismo cerebral e na ação de radicais livres.

O que regula a temperatura do corpo humano?

REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL A capacidade de regular a temperatura corporal, característica especial dos animais homeotérmicos, é exercida pelo hipotálamo. Este é informado da temperatura corporal, não só por termorreceptores periféricos, mas principalmente por neurônios que funcionam como termorreceptores.

Como funciona o controle de termorregulação?

O organismo liberta, através das glândulas sudoríparas, água aquecida, que evapora na superfície externa da pele, libertando energia térmica para o meio ambiente e arrefecendo o organismo.

Quais são as atividades fisiológicas que diminuem quando a temperatura do corpo humano chega em 35 ºC?

Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.