Quais são as habilidades que um administrador deve desenvolver na busca do sucesso profissional?

  • Blog
  • /
  • Administração
  • /
  • As principais características do profissional da área de Administração

Quais são as habilidades que um administrador deve desenvolver na busca do sucesso profissional?

Quais são as habilidades que um administrador deve desenvolver na busca do sucesso profissional?

Com o mercado cada vez mais exigente,especialmente na área de Administração, atender às expectativas dos empregadores demanda muita dedicação. Fazer uma boa faculdade e  buscar os melhores resultados para a empresa pode ser um caminho.

| Conheça e baixe o nosso Modelos de Currículo para área de Administração para aumentar suas chances.

Mas você sabe quais são as principais características do profissional de administração? Então acompanhe o post que vamos te contar 😉

Veja agora as principais características que um profissional da área de Administração deve ter para alavancar a carreira:

1. Boa comunicação

Além de coordenar e liderar equipe, o administrador se comunica com diversos setores e departamentos de uma empresa, já que precisa alinhar estratégias para fazer com que tudo saia como o planejado.

2. Bom líder

Mesmo que você esteja começando a carreira agora, você já pode ir motivando e incentivando as pessoas ao seu redor. Você também pode compartilhar seu conhecimento e experiências com as pessoas.

3. Trabalho em equipe

Se você passou pela faculdade, provavelmente percebeu que em trabalho em grupo é preciso ter flexibilidade e empatia, saber ouvir e reconhecer o bom trabalho das outras pessoas.

4. Argumentação

É preciso saber defender suas ideias e apresentar seu raciocínio de forma objetiva. Usar informações com base em dados reais e exemplos práticos, aumentem as chances do administrador ter sucesso!

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

5. Organização

Um bom profissional de administração é organizado e usa diversas ferramentas para auxiliar na organização dos dados, informações e resultados.

6. Empreendedor

Não é necessário querer ter a própria empresa, mas ter o espírito e mentalidade empreendedora é uma característica essencial do administradores. Empreender é ter um objetivo e agir para alcançá-lo.

7. Inovação e criatividade

Uma pequena ideia ou mudança que traga benefícios ao negócio já pode ser o suficiente para um administrador ser criativo e inovador, duas características bem valorizadas hoje em dia.

Claro que você não vai conseguir todas essas característica da noite pro dia. Isso leva tempo e dedicação. O importante é lembrar de estar sempre atualizado e melhorar suas habilidades e ferramentas para se tornar um administrador cada vez melhor!

| Conheça vagas para Administração no site da Catho.

E aí, você tem essas características? Conte para nós lá nos comentários das redes e compartilhe o link deste post com seus amigos.

Quais são as habilidades que um administrador deve desenvolver na busca do sucesso profissional?

Catho Comunicação

Time de profissionais da Catho, onde reunimos especialistas para falar sobre mercado de trabalho, processos seletivos, entrevista de emprego e muito mais!

Quais são as habilidades que um administrador deve desenvolver na busca do sucesso profissional?

Habilidades e competências: você sabe quais um gerente de projetos de sucesso precisa ter?

  • 13/7/2022
  • Robson Camargo

Quais as habilidades e competências necessárias para que um profissional se torne um bom gerente de projetos? Antes de tudo, sabemos que é necessário adquirir experiência na rotina de trabalho de gerenciamento. Entretanto há qualidades pessoais que são essenciais para se sobressair nesta carreira.

Para exercer bem o papel de gerente de projetos o profissional precisa, no mínimo, possuir pró-atividade bem aguçada, autoconfiança, conhecimento nas boas práticas além de senso de responsabilidade para praticá-las durante todo o ciclo de vida do empreendimento.

O que é competência e habilidade?

Você deve estar se perguntando: o que é competência e habilidade? Vamos ver a distinção entre os dois termos.

Habilidades são capacidades que uma pessoa adquire para desempenhar determinado papel ou função. Por sua vez, Competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação das habilidades com conhecimentos e atitude.

Portanto, conheça as competências e habilidades essenciais para um bom gestor de projetos:

1 - Organização

Gerenciar um projeto implica ter que organizar e controlar uma série de variáveis ao mesmo tempo, o qual é necessário iniciar desde o início, organizar um bom Plano de Projeto e ter uma forma bem ordenada para um bom acompanhamento do projeto:

- O controle de evolução do escopo e geração dos entregáveis;

- A gestão dos custos e do prazo;

- A adequada alocação de recursos;

- A preparação para as próximas tarefas e etapas;

- A transição para a etapa de operação;

- E o acompanhamento dos benefícios esperados pelo projeto.

Tudo isso sem esquecer, é claro, da gestão dos riscos, dos imprevistos e de suas ações.

Esses são exemplos de preocupações constantes de um gerente de projetos. Por isso, é necessário que um gerente de projetos tenha uma boa organização de tempo e uma excelente gestão de suas atividades para que desenvolver um trabalho com chances reais de sucesso.

2 - Liderança

Outra competência fundamental para o gestor é a liderança, afinal esse é o principal papel que deve exercer durante um projeto. Ela diz respeito à capacidade de um gerente inspirar, motivar e conseguir o comprometimento dos membros da equipe para que eles se sintam motivados a completar todas as tarefas necessárias para o sucesso do empreendimento.

O gerente de projetos precisa ser um agente da mudança, para engajar e inspirar o seu time a ir junto com ele. Nem todos nascem sabendo liderar, porém todos podem desenvolver a liderança.

Ser um bom líder significa também conhecer os membros da sua equipe, saber ouví-los e saber encaixá-los nos projetos certos, de acordo com as suas competências.

Lembre-se sempre: uma boa liderança garante um ambiente de trabalho mais saudável e, por consequência, o alto astral da equipe, que trabalha muito mais motivada, sem receios de uma avaliação de desempenho equivocada.

Quais são as habilidades que um administrador deve desenvolver na busca do sucesso profissional?

3 - Boa comunicação

A comunicação foi identificada com uma das principais razões de sucesso ou fracasso de um projeto. Para se comunicar de forma límpida o gerente de projeto deve pensar em quais informações são necessárias para cada stakeholder, a melhor forma de transmitir tais informações e a periodicidade ideal. Além disso, deve levar em conta questões sociais, culturais, relacionamentos e o contexto geral do momento no qual o projeto está inserido.

Com o canal de comunicação aberto o trabalho em equipe rumo ao alto desempenho ficará mais fácil, uma vez que ela aprimora o relacionamento dos membros e cria confiança entre eles. Deve-se pensar também nas 4 reuniões importantes do projeto: kick off meeting, reunião de controle semanal, prestação de contas junto ao cliente e sponsor e reuniao de licções aprendidas. 

Os tipos de comunicação também são muito importantes: falada, escrita e não verbal, além da comunicação assertiva.

Como pode ver até aqui, as habilidades e competênciasnecessárias para um gerente de projetos não são nada impossíveis, nem inatingíveis.

4 – Negociação

A palavra “negociação” é praticamente sinônimo de gerência de projetos. Você, o tempo todo, tem de:

- Lidar com diferentes interesses;

- Buscar um acordo que seja satisfatório para ambas as partes, visando o ganha ganha;

- Convencer pessoas a fazer o que não querem;

- Pedir mais prazo ou recursos para determinada tarefa.

Como os recursos são escassos e não necessariamente todos os envolvidos têm a mesma dose de empenho, buscar atender interesses individuais e extrair o maior resultado possível dentro das condições apresentadas, pode exigir um bocado da sua capacidade de negociar. Por isso as competências e habilidades profissionais são tão necessárias!

Abuse da flexibilidade e tente sempre manter uma relação amistosa com todos ao seu redor, de forma que os vejam como parceiros e saibam que podem sempre contar com você. Dessa maneira, quando precisar negociar termos e condições mais delicadas, a conversão não vai ficar tão complicada para o seu lado e as chances de chegar a um bom acordo aumentará muito.

5 - Visão holística

Primeiro vamos conceituar. Visão Holística é observar ou analisar algo ou alguma área de forma global, ou seja, como um todo e não de maneira fragmentada. Um gerente de projetos altamente competente dificilmente entregará resultados caso não tenha visão holística. Essa competência é intrínseca aos profissionais que levam em conta todos os aspectos relacionados à execução de um projeto e não somente alguma questão técnica fragmentada.

Em busca de uma execução harmônica, os gerentes com essa competência são capazes de reunir aspectos como o planejamento inicial, o alinhamento à estratégia da organização, a capacidade e motivação da equipe para realizar as tarefas, o atendimento das expectativas (ainda que conflitantes) de todos os stakeholders, entre outros.

6 - Inteligência Emocional

Muitas pessoas vão pisar na bola durante o projeto e o gerente do projeto precisa saber lidar com essas situações, sem 'matar' a pessoa, por mais que deê vontade. Inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos, ou seja, é uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos e a forma que agirão com base neles. 

Desenvolver essa competência é fundamental para um gerente de projetos, sobretudo em ambientes onde há muita pressão e os prazos são apertados, ou seja, praticamente em todos os lugares.

7 - Gestão de crises

O gerente de projetos deve sempre se antecipar à crise. Mapear os possíveis riscos e saber tratá-los é fundamental.

Mesmo depois de identificar todos os riscos e prever possíveis momentos de gargalos ou de condições adversas para o prosseguimento do projeto, ainda assim, eles poderão acontecer. Nessa hora, vai ser exigido que o gerente de projetos consiga ter sobriedade o suficiente para contornar esses momentos difíceis e colocar tudo nos trilhos novamente.

No meio de uma crise, uma equipe bem treinada ajuda bastante. De toda forma, lembre-se que o responsável pelo projeto é você, e, por isso, lhe cabe assumir papel de gestor e tomar as atitudes mais corretas para resolver os problemas mais graves que surgirem pelo caminho.

8 - Objetividade

Muitos gerentes de projeto por aí, vivem sem foco, meio 'comendo mosca'. O bom gerente de projetos faz com que todas as suas ações sejam direcionadas para cumprir os objetivos do projeto. Para isso:

- Define o objetivo no início sob o acrônimo SMART (Específico, Mensurável, Atingível, Realista e em um Tempo);

- Envolver a todos no planejamento;

- Mantém todos os envolvidos na 'mesma página';

- Lidera a equipe rumo ao sucesso e principalmente, não busca o sucesso para si, mas sim para a empresa como um todo.

Afinal, é ele o responsável por fazer tudo acontecer e atingir os critérios de sucesso estabelecidos para ele. O GP também é o mais cumprimentado no término dos trabalhos — mas é também quem recebe a maior carga de cobranças.

Por isso, para se tornar um gerente de projetos maduro, é preciso ter personalidade e energia suficientes para entender os problemas e agir de maneira objetiva na hora e da maneira necessária.

9 - Empatia

Entre os muitos recursos que um gerente de projetos administra, estão as pessoas. Seu projeto pode ter todas as ferramentas e sistemas de última geração à sua disposição, mas se você não tiver um time de confiança e bem alinhado, de nada adianta.

Imagine um técnico cobrando seus jogadores. Se ele não conseguir entender exatamente o que cada um está passando naquele momento e qual a sua capacidade real de produzir resultados, nunca vai ter como cobrar de cada pessoa de sua equipe, o que pode ser feito de verdade.

Sendo assim, busque sempre praticar a empatia. Isso significa colocar-se no lugar do outro.

10 - Disciplina

Não tem como um gerente de projetos conseguir se organizar e nem tocar de maneira apropriada um projeto, se não for uma pessoa disciplinada.

Com muita coisa para fazer, muita gente para tratar e diversas tarefas para acompanhar, é preciso ser disciplinado. A disciplina é outra habilidade fundamental, e psso garantir, não é muito fácil de incorporá-la.

Portanto, se você deseja investir nessa profissão, agora já sabe quais habilidades e competências, no currículo, precisa colocar.

Gostou desse post? Comente aqui!

E agora veja um vídeo sobre como desenvolver soft skills:

Sobre o autor

Robson Camargo, PMP, MBA, GWCPM, ASF, PSM-I, DASLM, é professor nos cursos de MBA das Principais Escolas de Negócio do País: FGV, Fundação Dom Cabral e FIA/USP com Certificação PMP – Project Management Professional emitida pelo PMI, MBA em Administração de Projetos pela FEA/USP e Master Certificate pela George Washington. Robson Camargo é autor do livro PM VISUAL e criador do Método PM VISUAL. Sua equipe realiza treinamentos e consultorias em empresas do Brasil e exterior. Robson Camargo está à frente da RC Robson Camargo – Projetos e Negócios, há mais de 15 anos.

As marcas PMP, PMI, PMBOK e a logomarca “REP” Registered Education Provaider são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.

Quais são as habilidades que um administrador deve desenvolver na busca do sucesso profissional?

Quais as habilidades que um administrador precisa para ter sucesso na vida profissional?

Ter habilidade para negociar A princípio, um bom administrador precisa ter coerência ao planejar e realizar uma boa negociação, identificando as necessidades da empresa, sua missão, visão e valores.

Quais habilidades O administrador deve desenvolver?

Envolvem a capacidade de motivar, liderar, resolver conflitos pessoais, comunicar e coordenar. São habilidades imprescindíveis para o bom exercício da liderança, logo são necessárias em todos os níveis gerenciais, porém o seu uso é preponderante no nível intermediário (gerencial).

Quais habilidades você considera que tem um futuro administrador?

As habilidades humanas são as que envolvem convivência e gerenciamento de equipe. O relacionamento e a boa comunicação com as pessoas são essenciais na carreira de um bom administrador, já que ele terá funções como desenvolver métodos eficazes de produção ou até mesmo incentivar funcionários.

Quais os pontos fortes em um administrador para administrar uma empresa?

As 6 habilidades de um administrador que você precisa desenvolver.
Comunicação clara. ... .
Desenvolvimento de pessoas. ... .
Atualização permanente. ... .
Planejamento. ... .
Análise de dados. ... .
Atuação estratégica..