Quais são os pontos negativo da tecnologia?

Atualizámos a nossa política de privacidade de modo a estarmos em conformidade com os regulamentos de privacidade em constante mutação a nível mundial e para lhe fornecer uma visão sobre as formas limitadas de utilização dos seus dados.

Pode ler os detalhes abaixo. Ao aceitar, está a concordar com a política de privacidade atualizada.

Obrigado!

Ver política de privacidade atualizada

Encontrámos um problema, por favor tente novamente.

Nas últimas décadas, as novas tecnologias tiveram um impacto decisivo na vida social dos indivíduos e provocaram uma grande mudança no funcionamento da sociedade.

Hoje, temos acesso fácil a uma ampla variedade de dispositivos e suportes através dos quais é possível administrar, transmitir e armazenar informações, e isto mudou a nossa forma de trabalhar, de nos relacionar com outras pessoas, de compartilhar a vida e de realizar atividades de ócio e diversão.

Passamos do telefone fixo aos aplicativos de mensagens instantâneas, da TV preta e branca aos dispositivos com telas de alta definição Full HD e 4K, e de depender da programação de alguns poucos canais de TV aos serviços sob demanda que permitem acessar todo o conteúdo disponível a qualquer momento. Além disso, as tecnologias atuais capricham no design para oferecer não apenas um valor prático, mas também um valor estético.

Os jovens, da geração Y e Z, são os mais influenciados pelas novas tecnologias, já que eles cresceram ou nasceram nesse contexto. Você não precisa explicar para as novas gerações como usar a tecnologia, eles já entendem tudo e passam cada vez mais tempo navegando na internet, usando um celular, um tablet ou um PC na escola, em casa ou na rua, como ferramenta de estudo, de trabalho ou como um passatempo.

Tal uso da tecnologia tem aspectos positivos no desenvolvimento de uma pessoa. Por exemplo, o uso dos videojogos é ligado com o aumento da percepção visual e do planejamento estratégico. Também há uma influência favorável que tem a ver com a capacidade de execução de diversas tarefas ao mesmo tempo: os famosos multitasking, que podem jogar poker online, responder mensagens no celular, estar atentos ao correio eletrônico do trabalho, pensar no que vão almoçar ou nas contas que têm para pagar, tudo ao mesmo tempo, sem perder de vista a produtividade.

A tecnologia bem aplicada ajuda a aprender coisas novas todos os dias, a encontrar novos passatempos, a estar em contato com pessoas de todo o mundo, a melhorar o desempenho no trabalho ou na escola, a compartilhar informações de forma fácil, rápida e a um baixo custo, no entanto, ela também pode se tornar negativa e aditiva.

Algumas vezes, a tecnologia leva as pessoas ao isolamento, a privá-las da interação física e real, e a ter problemas de dependência. Foi demonstrado que o uso de determinadas plataformas, redes sociais, jogos online, etc., provocam a liberação de dopamina no cérebro e a ativação de um sistema ligado a recompensas e a um sentimento de prazer. Receber e enviar algumas mensagens, fazer apostas em sites, interagir nas redes sociais nos fazem sentir muito bem, mas isto pode se tornar contraproducente quando o indivíduo perde o interesse pelo mundo exterior, quando a vida virtual começa a ter mais importância que outras atividades sociais como dar um passeio, fazer novos amigos fora da rede, interagir com a família pessoalmente ou praticar esportes.

Então, vale a pena refletir sobre o uso da tecnologia e questionar o nosso comportamento para promover um uso saudável e que essa ferramenta tão importante não se torne um problema.

Vivemos em um mundo de alta tecnologia com salas de aula integradas, pessoas que vivem conectadas, trabalhos que dependem da tecnologia para existir, usamos TVs inteligentes para nosso entretenimento. Conhecemos os muitos benefícios de incorporar tecnologia no dia a dia. Mas pode haver um lado negativo resultante do uso inadequado ou excessivo da tecnologia, e esse lado negativo pode ter consequências sérias a longo prazo. Para tirar o melhor proveito das ferramentas da tecnologia, precisamos reconhecer suas desvantagens e como evitá-las.

Pontos negativos tecnologia na educação: mudando a forma como pensamos

Usar a tecnologia pode mudar o cérebro de uma pessoa. Pesquisas tem mostrado que o uso da tecnologia pode alterar como o cérebro está conectado. Mais de um terço das crianças menores de dois anos usam mídias móveis. Esse número só aumenta à medida que as crianças envelhecem, com 95% dos adolescentes entre 12 e 17 anos passando a maior parte do tempo online. O tempo gasto com a tecnologia não apenas dá às crianças novas formas de fazer as coisas, isso muda a maneira como seus cérebros funcionam.

Leia também

  • Tecnologia nos dias de hoje: qual a importância? Como ela te ajuda?
  • 10 vantagens da internet

Por exemplo, enquanto os videogames podem condicionar o cérebro a prestar atenção a múltiplos estímulos, eles podem levar à distração e à diminuição da memória. As crianças que sempre usam mecanismos de busca podem se tornar muito boas em encontrar informações, mas não são muito boas em lembrá-las ou filtrá-las. Além disso, as crianças que usam muita tecnologia podem não ter oportunidades suficientes para usar sua imaginação ou para ler e pensar profundamente sobre o material que encontram. Nos adultos, esses processos também ocorrem, apesar de estarmos relativamente protegidos.

Aspectos negativos da tecnologia

A tecnologia traz muitas vantagens para nosso dia a dia, mas também está carregada de aspectos negativos que devem ser monitorados de perto. (Foto: Huffington Post)

Lado ruim da tecnologia: muda como sentimos

O uso da tecnologia pode afetar a capacidade de uma pessoa simpatizar. Estudos descobriram que as crianças que não tinham acesso a dispositivos eletrônicos por cinco dias eram melhores em identificar emoções e sugestões não verbais de fotos de rostos do que grupos que usavam seus dispositivos durante esse período. O aumento da interação face a face do grupo de teste tornou os alunos mais sensíveis a nuances de expressão.

O uso excessivo de tecnologia também pode afetar o próprio humor da criança. As crianças que usam jogos de computador e sua internet em casa por mais de quatro horas não tem a mesma sensação de bem estar que aquelas que usaram essa tecnologia por menos de uma hora. Com menos contato físico, as crianças podem ter dificuldade em desenvolver habilidades sociais e reações emocionais. Adultos já começam a apresentar comportamentos parecidos, e isso não é nada bom para a construção de pessoas mais conectadas.

Riscos da segurança da informação e da privacidade

O uso indevido de tecnologia pode expor uma criança a vários riscos. Quem usa tecnologia pode, sem querer, compartilhar informações que podem as colocar em perigo. Esses riscos vão desde crimes sexuais até o roubo de informações financeiras. E o anonimato da tecnologia também pode tornar mais fácil para as pessoas intimidarem outras. Ameaças online e por mensagens estão se tornando cada vez mais comuns. Isso sem contar no vazamento de fotos íntimas.

Efeitos negativos da tecnologia para a sociedade contemporânea: menos exercícios físicos

A obesidade e problemas de saúde relacionados à falta de exercícios físicos está aumentando, e a tecnologia pode ser a culpada. Os pediatras também dizem que a obesidade grave está aumentando entre os jovens. Embora um foco tradicional esteja na quantidade e no tipo de alimentos que as crianças comem, estudos dizem que a obesidade está em alta não apenas por causa de alimentos, mas porque à medida que usamos mais tecnologia, nos exercitamos menos. Com tecnologia que inclui carros, televisão, computadores e dispositivos móveis, a quantidade de tempo que passamos no sedentarismo aumentou e nosso tempo na atividade física caiu.

Vantagens e desvantagens da tecnologia na atualidade: como equilibrar?

Certamente, não estamos defendendo o corte de toda a tecnologia, mas, como acontece com a maioria das coisas na vida, a moderação é melhor. Aqueles desejam experimentar os benefícios da tecnologia sem os negativos devem considerar:

Monitorar o uso da tecnologia

Certifique-se de saber como você e sua família estão usando a tecnologia. Muitos computadores podem ter restrições sobre quais sites podem ser acessados, ou quanto tempo podem ser utilizados. Se as suas tecnologias não tem essas ferramentas de controle, considere adicioná-las ou verifique o histórico de pesquisa para saber o que seus filhos estão fazendo, por exemplo. Para os pais, alguns apps oferecem opções familiares que permitem restringir chamadas ou textos durante os horários estabelecidos pelos pais.

Ensine e aprenda o uso responsável

Não sugerimos ignorar o que a tecnologia pode oferecer. Em vez disso, aprenda como estabelecer sua pegada da Internet e as consequências a longo prazo de colocar informações inadequadas no ciberespaço. Incentive a família a discutir situações difíceis que possam encontrar online e ajude-os a trabalhar com uma resolução positiva.

Esteja familiarizado com a tecnologia

Seja qual for a atual tendência online, mantenha-se atualizado para que você possa reconhecer e evitar qualquer problema no início com você mesmo ou com seus familiares. É fácil permitir que a tecnologia tenha precedência em sua vida, mas é possível se certificar de usar essas ferramentas para auxiliar no dia a dia, não dominarem o seu cotidiano.

Tenha alternativas à tecnologia

Se force a usar opções que não exijam o uso de tecnologia. Por exemplo, ao invés de fazer uma pesquisa online, tente pesquisar em livros e outras fontes que você tenha em casa. Envie cartas para as pessoas que você gosta.

A tecnologia torna nossas vidas mais fáceis, mas deve ser usada com responsabilidade.

Como você lida com os pontos negativos da tecnologia? Quais aspectos julga serem os mais delicados da tecnologia.

Autor André M. Coelho

Engenheiro eletricista, André sempre foi interessado em novas tecnologias. Na primeira década dos anos 2000, atuou como consultor tecnológico em empresas, ajudando as empresas a escolherem as melhores tecnologias para suas necessidades. Desde então, continuou estudando o assunto e hoje compartilha o que aprendeu e continua aprendendo através do site Tecnologia É.

Assuntos

  • Lado ruim da tecnologia
  • Pontos negativos tecnologia na educação
  • Riscos da segurança da informação
  • Vantagens e desvantagens da tecnologia na atualidade

Quais os pontos negativos na tecnologia?

4 efeitos negativos que podem ser causados pela tecnologia.
Frustração. Estamos cada vez mais acostumados a usar aparelhos tecnológicos diariamente. ... .
Impaciência. ... .
Dificuldade para escrever corretamente. ... .
Falta de interação física..

Quais são os pontos positivos e negativos da tecnologia?

Saúde, educação e segurança são diretamente beneficiadas pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão das cidades inteligentes, ou smart cities, que integram plataformas e diferentes recursos para promover o bem-estar social.

Quais os pontos negativos da tecnologia para os jovens?

Pontos negativos da tecnologia na educação.
Falta de acessibilidade. ... .
Convivência social limitada. ... .
Dificuldade de concentração. ... .
Exercício de aptidões práticas comprometidas. ... .
Falta de prática no ambiente digital. ... .
Atenção demasiada às notas. ... .
Contato limitado com o tutor EAD. ... .
Usando recursos dinâmicos para transmitir conteúdo..

Quais os pontos negativos do uso da internet?

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.