Quais são as orientações que devem ser seguidas pelos manipuladores de alimentos?

O Manipulador de Alimentos é o profissional que tem contato direto com alimentos sejam eles embalados ou não embalados e que manuseia equipamentos ou utensílios que entram em contato com os alimentos no momento do preparo e distribuição de alimentos para os consumidores.

Este profissional desempenha um papel extremamente importante durante o processo de manipulação dos alimentos e por isso deve receber treinamentos sobre Boas Práticas, higiene alimentar e manipulação adequada de alimentos para que possa realizar seu trabalho em conformidade com a legislação sanitária.

Responsabilidade do Manipulador

Seu papel é a manipulação de alimentos de forma que garanta a Segurança Alimentar do consumidor, ou seja, suas atividades devem ser realizadas com todos os cuidados necessários para que a qualidade da matéria prima seja mantida em todas as etapas do processo.

O Manipulador pode ser um veículo de contaminação dos alimentos, quando isso acontece as chances de que ocorra um surto de Doenças Transmitidas por Alimentos podem ser muito grandes, por isso o Manipulador de Alimentos deve estar consciente da sua responsabilidade em zelar pela saúde e bem estar daqueles que irão saborear os alimentos produzidos por suas mãos.

Quais são as orientações que devem ser seguidas pelos manipuladores de alimentos?

Cuidados com a higiene pessoal

A higiene pessoal é extremamente importante durante a manipulação dos alimentos para evitar que contaminações existam.

Tomar banho todos os dias, higienizar bem as mãos, utilizar unhas curtas, sempre limpas e sem esmaltes, cabelos presos e cobertos por touca, uniformes sempre limpos com trocas diárias são algumas das medidas exigidas para que se produza alimentos seguros.

Os donos de serviços de alimentação devem fornecer condições ideais para que manipuladores de alimentos possam desenvolver suas atividades de forma adequada, como utensílios suficientes, bancadas e tábuas de material adequado, produtos de limpeza que facilitem a higienização e trocas de uniformes em quantidades suficientes.

Fazendo a diferença

Você, Manipulador de Alimentos é peça chave para que possamos evitar os Perigos Físico, Químico e Biológico nos alimentos, ao executar suas tarefas com responsabilidade, consciência e principalmente amor, você estará fazendo toda a diferença no produto final, ou seja, a proteção do consumidor contra danos a sua saúde e integridade física e principalmente no resultado que todos esperamos, a satisfação do cliente.

Quais são as orientações que devem ser seguidas pelos manipuladores de alimentos?

Consultor, é seu papel capacitar os manipuladores e ajudá-los a entender a importância do seu trabalho, ensiná-los a forma correta de manipulação dos alimentos e também nas mudanças de hábitos que muitas vezes estão enraizados e requerem paciência e dedicação por parte do consultor.

Evolução com o processo de Consultoria

É comum que alguns manipuladores apresentem um pouco de resistência ao processo de consultoria, pois os mesmo acreditam que já realizam suas atividades da forma correta, isso é natural no início, mas no decorrer das visitas você perceberá que os manipuladores começarão a evoluir junto com o processo e as mudanças de hábitos começarão a acontecer.

RDC 216/2004

Vou deixar aqui o que a RDC 216 traz de exigências para os manipuladores de alimentos para você ficar por dentro

4.6.1 O controle da saúde dos manipuladores deve ser registrado e realizado de acordo com a legislação específica.

4.6.2 Os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos devem ser afastados da atividade de preparação de alimentos enquanto persistirem essas condições de saúde.

4.6.3 Os manipuladores devem ter asseio pessoal, apresentando-se com uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos. Os uniformes devem ser trocados, no mínimo, diariamente e usados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento. As roupas e os objetos pessoais devem ser guardados em local específico e reservado para esse fim.

4.6.4 Os manipuladores devem lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao trabalho, antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, após tocar materiais contaminados, após usar os sanitários e sempre que se fizer necessário. Devem ser afixados cartazes de orientação aos manipuladores sobre a correta lavagem e antisepsia das mãos e demais hábitos de higiene, em locais de fácil visualização, inclusive nas instalações sanitárias e lavatórios.

4.6.5 Os manipuladores não devem fumar, falar desnecessariamente, cantar, assobiar, espirrar, cuspir, tossir, comer,  manipular dinheiro ou praticar outros atos que possam contaminar o alimento, durante o desempenho das atividades.

4.6.6 Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba. As unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base. Durante a manipulação, devem ser retirados todos os objetos de adorno pessoal e a maquiagem.

4.6.7 Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação.

4.6.8 Os visitantes devem cumprir os requisitos de higiene e de saúde estabelecidos para os manipuladores.

[ms_promo_box style=”boxed” border_color=”#f58634″ border_width=”3″ border_position=”left” background_color=”#f5f5f5″ button_color=”” button_link=”” button_icon=”” button_text=”” button_text_color=”#ffffff” class=”” id=””] Leia Também:  Veja como abrir seu Negócio de Consultoria Alimentar![/ms_promo_box]

Se você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto deixe seu comentário abaixo!

Mayara Vale

Gostou deste artigo? Deixe seu voto abaixo!

Quais cuidados devem ser observados em manipuladores de alimentos?

Cuidados com higiene do ambiente Lavar bem os alimentos. Manter os alimentos refrigerados adequadamente. Não utilizar os mesmos utensílios (facas, tábuas) sem lavá-los antes de manipular alimentos; Manter os alimentos acondicionados em embalagens e recipientes apropriados e identificados.

Quais as principais regras na higiene pessoal do manipulador?

Por isso, existem normas básicas de higienização para serem seguidas pelos manipuladores de alimentos, as quais são:.
1 — Uso de uniformes. ... .
2 — Banho diário. ... .
3 — Dentes. ... .
4 — Cuidados com cabelos. ... .
5 — Higienização das mãos e braços. ... .
6 — Higienização correta das mãos e antebraços. ... .
7 — Não utilizar adornos. ... .
8 — Evitar usar barba..

Quais são as boas práticas de manipulação de alimentos?

O que são Boas Práticas? São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipu- ladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Quais são as responsabilidades de um manipulador de alimentos?

Responsabilidade do Manipulador Seu papel é a manipulação de alimentos de forma que garanta a Segurança Alimentar do consumidor, ou seja, suas atividades devem ser realizadas com todos os cuidados necessários para que a qualidade da matéria prima seja mantida em todas as etapas do processo.