Quais são as principais consequências dos movimentos da Terra no dia a dia?

As conseqüências do movimento de rotação da Terra são apresentadas nos níveis ambiental, climatológico, terrestre e físico, forjando a vida de cada uma das pessoas que habitam o planeta Terra.

Note-se que a Terra está em constante movimento, movendo-se lentamente com o restante do sistema solar, sendo o movimento de rotação um dos principais movimentos que afetam a vida cotidiana.

Quais são as principais consequências dos movimentos da Terra no dia a dia?

O movimento de rotação foi descoberto em 1543 pelo astrônomo polonês Nicholas Copernicus , como ele explicou em sua grande obra O livro das revoluções das esferas celestes.

Em seu livro, ele explica o movimento constante que a Terra faz ao girar em seu próprio eixo terrestre de oeste para leste.

Ao fazer esse movimento, a Terra faz uma volta completa em torno de um eixo ideal que passa pelos pólos, criando a impressão de que o céu girará em torno do planeta.

Com o desenvolvimento da teoria heliocêntrica de Copérnico, descobriu-se que a Terra gira em torno do sol, sendo este último o centro do universo.

Após essa descoberta, os dois principais movimentos terrestres ficaram conhecidos, nomeadamente o de rotação e translação.

Embora a rotação seja responsável por determinar os dias e as noites, é o movimento do movimento que faz a Terra girar em torno do sol impulsionada pela gravitação, responsável por determinar as estações do ano e sua duração.

O movimento de rotação é vital para a existência e manutenção da vida no planeta.

Se parado, tudo o que não estava sujeito à superfície voaria a uma velocidade de aproximadamente 1600 km por hora, criando fortes ventos da magnitude de uma explosão nuclear e produzindo tsunamis e durando os atuais 365 dias, onde seis meses seriam extremamente quentes. e os seis freezers restantes.

Além disso, os campos magnéticos desapareceriam, causando a exposição da superfície aos raios cósmicos. É por isso que esse movimento pode ser considerado um dos mais importantes que a Terra faz todos os dias.

Principais conseqüências do movimento de rotação da terra

Ambiental

  • A sucessão de dia e noite

A Terra leva 24 horas, ou seja, um dia solar, para fazer cada curva. É graças a esse movimento que há dias e noites e, quando ocorre a rotação de oeste para leste, é possível ver o sol nascer todos os dias no leste e se esconder no oeste.

Como a Terra tem uma forma esférica, sua superfície não pode ser alcançada pelos raios solares ao mesmo tempo; portanto, enquanto uma área é iluminada, o oposto será escuro e é o movimento de rotação, o principal responsável por ela. .

Esse movimento se deve ao fato de que metade do globo está iluminada e a outra metade está escura.

A sucessão de dias e noites influencia o ser humano, estabelecendo seus períodos de atividade e descanso, dependendo da área em que estão localizados, a leste ou oeste.

Da mesma forma, o movimento afeta o modo de vida dos animais e os ciclos das plantas.

  • Determinação de diferenças de tempo e tempo

Como a Terra passa 24 horas em um turno no mesmo eixo, movendo-se de oeste para leste, é por isso que no hemisfério oriental amanhece e na noite anterior no oeste, portanto o tempo de um lugar depende dos diferentes pontos da superfície da Terra através da qual a Terra se move diariamente em torno do seu eixo de rotação.

O movimento de rotação estabelece o sistema de fuso horário, que consiste em uma divisão do dia em horas para todos, com base no meridiano zero ou no meridiano de Greenwich.

Os fusos horários ou fusos horários são cada uma das 24 partes em que a terra é dividida em meridianos, representando cada fuso horário uma hora do dia, há diferenças de horário entre cada fuso horário.

A rotação terrestre permite estabelecer um horário legal que ajude a adaptar a programação do globo terrestre, ajudando as pessoas a se organizarem temporariamente, especialmente quando viajam ou estabelecem relações pessoais e comerciais com outros países.

Climatológico

  • Variação da temperatura

Devido à conseqüência da sucessão diurna e noturna, a superfície da Terra recebe uma quantidade maior de radiação solar durante o dia, o que faz com que as temperaturas sejam mais altas durante o dia do que durante a noite.

Terrestre

  • Forma da terra

Ao fazer um movimento de rotação constante, a Terra gera uma força centrífuga, responsável pela estrutura atual da Terra, tornando-a um pouco plana nos polos norte e sul e volumosa no meio, ou seja, no seu zona equatorial

O movimento de rotação fez com que a Terra adquirisse uma forma elipsóide de rotação esmagada, ou seja, geóide.

  • Estabelecimento dos pontos cardeais

Embora a Terra se mova em relação a um eixo terrestre imaginário, foi precisamente o eixo que criou o arranjo imaginário no plano dos conhecidos pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.

Física

  • Desvio de corpos em queda livre

Levando em consideração que os objetos são atraídos pela força da gravidade em direção ao centro da Terra, seguindo uma trajetória linear ao cair, é devido ao movimento de rotação terrestre que esses objetos aparentemente se desviam para o leste ao cair.

  • Desvio dos ventos e correntes marítimas

A Terra gira com diferentes velocidades em diferentes pontos da superfície, movendo-se mais rápido no Equador e muito mais devagar nos pólos; portanto, os ventos e as correntes marítimas se movem de uma latitude para outra com um ligeiro desvio em direção à Isso se assemelha ao movimento dos ciclones.

O movimento de rotação gera o conhecido “efeito Coriolis”, um dos fenômenos mais interessantes que ocorrem na Terra.

Esse efeito é a força à qual todos os fluidos do planeta estão sujeitos, fazendo com que massas de ar e oceanos se desviem em direções previsíveis.

É graças a esse efeito que rios, oceanos e ventos são desviados para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério sul. Um efeito fundamental no campo da meteorologia, aeronáutica e aviação.

Referências

  1. Agrupamento para a promoção e desenvolvimento da astronomia . Movimento de rotação da terra. Recuperado em 1 de agosto de 2017 de cca.org.mx.
  2. Consequências da rotação da Terra . Recuperado em 1 de agosto de 2017 de geography.unt.edu.
  3. (2014). Consequências do movimento de rotação da Terra . cibertareas.info.
  4. Rotação da Terra Recuperado em 1 de agosto de 2017 de http://www.polaris.iastate.edu
  5. O efeito Coriolis. Recuperado em 1 de agosto de 2017 de geoenccyclopedia.com.
  6. Guzman, S . O movimento rotacional da terra . Recuperado em 1 de agosto de 2017 de cnaturales.cubaeduca.cu.
  7. Os movimentos da terra . Recuperado em 1 de agosto de 2017 de elescolar.com.uy.
  8. (2010). Os cinco movimentos da terra . Recuperado em 1 de agosto de 2017 de naukas.com.
  9. Movimentos da terra e suas conseqüências . Recuperado em 1 de agosto de 2017 de portaleducativo.net.
  10. Movimentos da terra. Retirado em 1 de agosto de 2017 de educa.madrid.org.
  11. Santana, M. (2016). Quem descobriu o movimento de translação e rotação ? Retirado em 1 de agosto de 2017 de culturacolectiva.com.
  12. O efeito da rotação e revolução da Terra . Retirado em 1 de agosto de 2017 de schoolworkhelper.net.
  13. A vanguarda. (2015) O que aconteceria se a Terra parasse de girar? Recuperado em 1 de agosto de 2017 de lavanguardia.com.
  14. Williams, M. (2016). Qual é a rotação da terra? Recuperado em 1 de agosto de 2017 de universetoday.com.

Quais as principais consequências dos movimentos da Terra no dia a dia?

As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.

Qual e a principal consequência de cada um desses movimentos e quanto tempo a Terra leva para realizar cada um deles?

RESPOSTA: Rotação – dia e noite; cerca de 24 horas. Translação – as estações do ano; aproximadamente 365 dias ou 1 ano.