Quais são as principais dificuldades desafios para a implementação do processo de enfermagem?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro, uma metodologia assistencial de trabalho que permite ao profissional uma abordagem de individualização e humanização do cuidado prestado ao paciente. Esse processo é muito importante para a implantação da prática da SAE, pois é entendida como instrumento facilitador do processo de avaliação da qualidade do atendimento.

A metodologia foi introduzida mundialmente nas décadas de 1920 e 1930, porém o Brasil apenas iniciou a sua implantação na década de 1970. E somente em 2002 o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) estabeleceu a obrigatoriedade da implementação da SAE em toda instituição de saúde, seja pública ou privada. Posteriormente, em 2009, o COFEN estabeleceu uma nova resolução que considera a SAE como método organizacional para a aplicação do Processo de Enfermagem (PE).

É importante que a sua implementação seja realizada nos diversos ambientes em que atuam os profissionais de enfermagem, visto que a SAE contribui para a organização do cuidado aos pacientes, tornando possível a operacionalização do processo de enfermagem.

É notório que as dificuldades em relação à implantação da SAE estão relacionadas a fatores que interferem tanto na aplicação do PE (Processo de Enfermagem) quanto na SAE. Esses fatores são, em sua maioria, tanto de origem organizacional (política, normas e objetivos do serviço), como profissionais (atitudes, crenças, valores e habilidades técnicas e intelectuais).

Atualmente, a implantação da SAE é considerada um desafio, tanto para o gerenciamento da assistência quanto para o enfermeiro, pois exige empenho e criatividade para a sua elaboração e execução. Uma vez que os enfermeiros não têm a SAE estruturada, eles têm que criar um instrumento de forma fragmentada visando sua a realidade, o que dificulta a sua perfeita implementação.

Perfil da enfermagem no Brasil: pesquisa faz levantamento da profissão

Quais são as principais dificuldades desafios para a implementação do processo de enfermagem?

Dificuldades de natureza organizacional:

  • carência de profissionais de enfermagem;
  • sobrecarga de trabalho;
  • falta de tempo para assistir com qualidade os pacientes;
  • associação de atividades assistenciais e administrativas;
  • excesso de burocracia da instituição de saúde;
  • chefias de enfermagem priorizam a realização da parte documental em déficit da prática assistencial;
  • adoção da SAE por imposição das chefias, não considerando os ajustes indispensáveis para o seu bom funcionamento.

Dificuldades de natureza educacional:

  • desconhecimento da SAE e do PE;
  • desconhecimento das teorias de enfermagem e das fases e/ou etapas da SAE;
  • não conscientização dos profissionais para a importância da SAE;
  • desvalorização do ensino da SAE nos cursos de graduação e técnicos;
  • insegurança mediante às atribuições referente a SAE, gerando postura inadequada;
  • enfoque no tecnicismo.

Dificuldades de natureza operacional:

  • resistência expressada pelos profissionais da equipe de enfermagem e da equipe multidisciplinar;
  • resistência das demais profissões que compõem a equipe de saúde pelo desconhecimento do diagnóstico de enfermagem, que compõe a SAE (2ª etapa);
  • falta de comprometimento da equipe de enfermagem;
  • estresse e os problemas de relacionamento interpessoal;
  • despreparo da equipe de enfermagem, por não estar capacitada para realizar as suas tarefas em conformidade com o nível necessário para o uso pleno da SAE.

Depois de implantada com sucesso a sistematização da assistência de enfermagem, o resultado alcançado é uma assistência de excelência, individualizada, humanizada, competente e respaldada cientificamente.

Mais investimento em enfermagem garante melhor acesso da população à saúde

Referências:

  • https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/dificuldades-na-implantacao-da-sistematizacao-da-assistencia-de-enfermagem/57147
  • https://eventos.set.edu.br/index.php/cie/article/viewFile/6223/2148
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:

Quais são as principais dificuldades desafios para a implementação do processo de enfermagem?

7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.

Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas

Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida

Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Quais são as principais dificuldades desafios para a implementação do processo de enfermagem?

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Estratégica da Comunicação pelo Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC/FACHA)

Quais as principais dificuldades na implantação do processo de enfermagem?

Dentre os principais fatores que dificultam a implantação da SAE estão: falta de conhecimento teórico sobre o processo de enfermagem, falta de conhecimento sobre a realização de exame físico e prescrição de enfermagem, sobrecarga de trabalho, insuficiência de recursos humanos, falta de tempo, de motivação, de ...

Quais são as principais dificuldades desafios para a implementação do processo de enfermagem na atenção primária?

Os principais desafios para efetivação do PE estão relacionados ao processo de trabalho do enfermeiro, sobrecarga, acumulo de funções administrativas e assistenciais, falta de tempo, déficit de recursos humanos e materiais, grande demanda de usuários nos serviços de saúde.

Quais são os obstáculos para implementação do processo de enfermagem no Brasil?

falta de comprometimento da equipe de enfermagem; estresse e os problemas de relacionamento interpessoal; despreparo da equipe de enfermagem, por não estar capacitada para realizar as suas tarefas em conformidade com o nível necessário para o uso pleno da SAE.

Quais as dificuldades encontradas hoje para implantação da SAE?

As maiores dificuldades encontradas para a implantação da SAE fora as seguintes: numero reduzido de profissionais, falta de credibilidade dos técnicos de enfermagem, desconhecimento, questões políticas, sobrecarga de trabalho, falta de tempo, falta de vontade dos gestores em implantara SAE, falta de motivação ...