Quais são as vantagens e desvantagens das tecnologias de comunicação e informação?

  1. Principal
  2. Cultura
  3. Vantagens e desvantagens da tecnologia

Quais são as vantagens e desvantagens das tecnologias de comunicação e informação?

A tecnologia geralmente oferece uma solução para certos problemas. É uma série de recursos, processos ou técnicas que ajudam a resolver algo em particular em um determinado campo.

Embora a tecnologia proporcione facilidades no desenvolvimento de certos aspectos do nosso dia a dia, também é necessário considerar algumas desvantagens em relação a ela.

Embora seja verdade que foi muito notório para o desenvolvimento social. Tecnologia é um conceito amplo que pode ser associado à revolução das novas tecnologias, indústria, dispositivos eletrônicos, entre outros setores.

Levando em consideração a revolução da internet e das plataformas digitais, bem como o constante surgimento de novos dispositivos, devemos falar sobre como a tecnologia tem influenciado a sociedade ao longo dos anos.

A primeira revolução tecnológica surgiu na fase Neolítica, com um tempo entre cerca de 12.000 e 5.000 aC. Naquela época, o ser humano fez a transição de nômade para sedentário, e ocorreu a primeira revolução na área tecnológica.

Revolução digital

Estes são os mais proeminentes:

  • A informação disponível para qualquer pessoa. A tecnologia da informação melhorou muito, graças ao fato de que a Internet permite uma conexão praticamente mundial e um acesso rápido para manter-se atualizado com tudo o que acontece em qualquer lugar do mundo. As pessoas podem saber das notícias e tomar decisões sobre elas.
  • Acesso a recursos disponíveis para todos. Uma das coisas que mais está em vigor é o empreendedorismo, e tudo isso tem a ver com o fato de que pode ser realizado sem grandes recursos em muitos casos, e facilitado pela conexão global e técnica. Graças ao avanço da tecnologia neste setor, é possível criar lojas online, ter acesso a recursos gratuitos, trabalhar de qualquer lugar do mundo em um negócio que esteja localizado em outro lugar, entre outras ações vantajosas.
  • Os avanços tecnológicos facilitam a comunicação. Anos atrás, era impossível ter uma comunicação tão fluida como a que se desenvolveu após o boom das novas tecnologias. Era impensável poder se comunicar imediatamente com alguém que morava em outra parte do mundo. Vídeos, videochamadas, e-mails e redes sociais facilitam instantaneamente ficar conectado onde quer que os usuários estejam.
  • O transporte também se beneficiou da tecnologia. Você pode viajar mais rápido e em distâncias mais longas. Novas alternativas nos meios de transporte estão surgindo, além de inovações para que todas as viagens sejam muito mais seguras.
  • Os gadgets tecnológicos facilitam as tarefas domésticas. Graças aos avanços da tecnologia e da ligação à Internet e, portanto, à eletricidade, é possível operar diferentes dispositivos para realizar tarefas automáticas que antes eram manuais (máquina de lavar louça, robôs de limpeza, sistema de iluminação, sistema de segurança, portas automáticas …). A tecnologia visa tornar a vida cada vez mais fácil para os usuários.
  • Maior eficiência nos processos de trabalho. Na indústria, a introdução de máquinas e acessórios tem permitido maior eficiência e avanços a serem alcançados por meio deles. O trabalho manual foi substituído por máquinas para atingir esses resultados. Isso também aconteceu em empregos administrativos, por exemplo, em oficinas, em indústrias de alimentos. O maquinário trouxe consigo a possibilidade de finalizar os processos de trabalho mais cedo, e gerar mais produtividade para muitas empresas que precisam obter um grande volume de produtos. A automação por meio de máquinas foi um grande avanço.
  • Lazer e entretenimento é outro aspecto influenciado pela tecnologia. Jogos de vídeo, plataformas de streaming digital com uma infinidade de séries, filmes e entretenimento são exemplos disso.
  • Novas opções de trabalho. O teletrabalho tornou-se uma opção que está a aumentar, pois graças à ligação através da Internet, e às ferramentas para o mesmo (computadores, dispositivos móveis …), facilita que surjam novos trabalhos, e que muitos possam ser realizados a partir de casa como: gerente de comunidade, assistente virtual, administradores, designers gráficos, escritores, ilustradores, jornalistas, entre outros.

Desvantagens da tecnologia

Os seguintes se destacam:

  • Eles podem acabar criando desemprego. É o caso das máquinas em indústrias que realizam tarefas que antes eram gerenciadas manualmente. Se isso continuar, muitos empregos podem ser substituídos pela ação de dispositivos tecnológicos.
  • O isolamento pode ocorrer se o mundo digital for usado apenas para realizar todos os tipos de tarefas e não houver contato social em quase todos os casos. Dispositivos móveis, videogames, indivíduos que não saem de casa de forma alguma, pois acessam tudo de que precisam pela internet, o uso constante de redes sociais, podem causar casos de solidão e isolamento.
  • O excesso de informação de qualquer área ou tópico específico Existem vários canais de comunicação, notícias a cada poucos segundos e muitas informações. Às vezes, é difícil saber se você está lidando com informações verdadeiras ou não. É necessário ter uma mente crítica e investigar para saber ao certo quem dá informações coerentes e em quais especialistas acreditar em determinados temas.
  • Os problemas de privacidade e segurança estão latentes na sociedade com o uso de tecnologias. Incluir dados pessoais, cartões bancários na compra de produtos online, contas ou roubo de senhas de redes sociais de outra pessoa é um problema constante. Na verdade, é aconselhável não postar imagens e comentários quando alguém sai de férias porque os ladrões podem saber pelas redes sociais que é uma opção perfeita para entrar em sua casa.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia de informação e comunicação?

Motivação dos estudantes. Os alunos estarão muito mais motivados quando na sua escola são utilizadas ferramentas TIC. ... .
Gera interesse. ... .
Aumento do nível de cooperação. ... .
Potencia a criatividade. ... .
Melhora a comunicação. ... .
Pensamento crítico. ... .
Multiculturalidade. ... .
Geram distrações..

Quais as vantagens e desvantagens da tecnologia de informação?

Quais são as vantagens da tecnologia da informação nas empresas.
Redução de custos. Qual é a empresa que não quer reduzir os custos e aumentar a produtividade? ... .
Maior eficiência nos processos. ... .
Menos falhas de comunicação. ... .
Mais profissionalismo no trato com os clientes. ... .
Mais segurança para as suas informações..

Quais as vantagens da tecnologia na comunicação?

Por meio dela, é possível organizar chats, comunidades virtuais, softwares colaborativos, videochamadas etc. Esses recursos integrados facilitam o acesso a novas informações e conhecimentos, o que faz com que assimilemos diferentes formas de pensar e de interagir com as outras pessoas.

Quais são as vantagens e as desvantagens da internet para comunicação?

Vantagens como amplo acesso a informação, comodidade, conveniência e segurança. Desvantagens como perda do contato social e presencial, exposição a conteúdos indevidos por crianças, etc.