Quais são as vantagens obtidas pela Inglaterra com os tratados de 1810?

Quais são as vantagens obtidas pela Inglaterra com os tratados de 1810?

O que é o Tratado de Comércio e Navegação?

O Tratado de Comércio e Navegação, mas também conhecido como Tratado de Pelris foi um acordo assinado entre Portugal e a Grã Bretanha em 19 de fevereiro de 1810, com a finalidade de "conservar e estreitar" as relações de aliança entre as duas monarquias.

Por que o Tratado de Comércio e Navegação estabeleceu privilégios para a Inglaterra?

O tratado determinou condições as mais favoráveis ao comércio inglês, beneficiando produtos da nascente da Revolução Industrial, e com dificuldade de escoar a sua produção devido à guerra e bloqueio e a entrada de mercadorias, produtos e artigos de toda espécie em todos os portos e domínios de Portugal, deixava nas ...

O que significou a assinatura dos Tratados de 1810?

Em 1810 foram assinados os Tratados de Aliança e Amizade, de Comércio e Navegação e um último que tratou da regulamentação das relações postais entre os dois reinos. Esses tratados quebraram o monopólio português em nome do liberalismo, e feriram em cheio os interesses lusos, além de humilhar a soberania portuguesa.

Que vantagem a Inglaterra obteve nessa época no comércio com o Brasil?

(0,5) Que vantagem a Inglaterra obteve nessa época no comércio com o Brasil. Conseguiu, através do Tratado de Comércio e Navegação (1810), que seus produtos desembarcados nos portos brasileiros pagassem uma tarifa de 15%, enquanto os demais países eram taxados em 24%.

Quais são as consequências do Tratado de 1810?

  • Conseqüências do Tratados de 1810, temos: anulação da burguesia mercantil portuguesa no Brasil, o crescimento do comércio britânico; invalidação da Liberdade Industrial no Brasil (manufaturas), retardando o desenvolvimento industrial brasileiro; início do domínio econômico britânico sobre o Brasil, incorporando ao capitalismo inglês.

Qual a vantagem do tratado com os portugueses?

  • Aos portugueses, apesar das vantagens obtidas diante da segurança no trajeto e dos exércitos em combate, o tratado ofereceu algumas desvantagens, como o fim dos lucros imensos que eram obtidos com a sua colônia mais lucrativa: o Brasil.

Qual o ponto mais polêmico desse tratado?

  • Outro ponto bastante polêmico desse tratado também discutia a relação jurídica entre portugueses e ingleses. Pelo documento, qualquer inglês que fosse incriminado em terras portuguesas só poderia ser julgado sob a presença de uma autoridade britânica e com base nas leis de seu país de origem.

Como os comerciantes brasileiros instalaram indústrias no país?

  • Com isso, os comerciantes brasileiros poderiam instalar indústrias no país. Apesar de benéfica, essa ação não viabilizou o desenvolvimento concreto da atividade industrial. A Inglaterra, já nessa época, iniciou a dominação do mercado consumidor brasileiro com uma enxurrada de produtos.

No ano de 1807, D. João VI, vendo-se pressionado pelo governo de Napoleão Bonaparte, criou um plano de fuga para transferir a Família Real Portuguesa para o Brasil. Para tornar isso realidade e para que o trajeto fosse feito em segurança, o rei de Portugal solicitou que a Inglaterra fornecesse navios de escolta para a viagem e, além disso, a Inglaterra se comprometeu a fornecer tropas que combateriam os exércitos franceses que invadissem Portugal. D. João VI, no entanto, para conseguir o apoio dos ingleses, assumiu o compromisso de garantir a abertura dos portos brasileiros para as nações estrangeiras, o que era de grande interesse para os ingleses devido ao sufoco que passavam diante das imposições do Bloqueio Continental.

Quais são as vantagens obtidas pela Inglaterra com os tratados de 1810?

Foto: Reprodução

Medidas do tratado

No ano de 1808, no dia 28 de janeiro, Dom João VI chega ao Brasil e no mesmo dia há a oficialização de um decreto de que os navios das nações amigas eram autorizados a ser recebidos nos portos brasileiros. Em seguida, na mesma semana, foi anulado o alvará de 5 de janeiro de 1785, que era responsável pela proibição de manufaturas no Brasil e, com isso, os comerciantes brasileiros passaram a poder instalar indústrias no país. Apesar de ser uma boa ação para o Brasil, não houve o concreto desenvolvimento da atividade industrial, uma vez que já nessa época a Inglaterra começou a dominação do mercado consumidor brasileiro com produtos diversos, tornando praticamente impossível a instalação de mercadores e comerciantes locais que pudessem competir com a qualidade e os preços dos britânicos.

O tratado de 1810                         

Para que todas essas mudanças que ocorreram no cenário brasileiro fossem sacramentadas, as autoridades portuguesas assinaram no ano de 1810 o Treaty of Cooperation and Friendship, ou seja, Tratado de Cooperação e Amizade. O termo reafirmava e confirmava a liberação dos portos brasileiros para o restante do mundo, o que, sob uma visão histórica, simbolizou a vitória da doutrina econômica liberal diante das diretrizes do mercantilismo.

Ainda no tratado, ficou determinado que qualquer inglês que fosse incriminado em terras portuguesas poderia ser julgado apenas diante de uma autoridade britânica, e que valeriam as leis da Inglaterra, mas os portugueses, ao contrário, caso fossem incriminados em terras inglesas, não seriam julgados pelas leis de seu país, mas da própria Inglaterra.

Com a abertura, passaram a chegar no Brasil mercadorias que eram antes estocadas pelos britânicos, pela falta de mercado no país. Algumas mercadorias, até, nada tinham a ver com o mercado brasileiro, como patins para gelo e artigos de lã.

Vantagens e desvantagens

Para os ingleses, as vantagens envolviam as baixas taxas de imposto, uma vez que enquanto os navios portugueses eram submetidos a um valor de 16% e outras nações 24% de impostos, a Inglaterra teria uma taxa de 15%. Além disso, o tratado foi uma conquista muito importante na economia inglesa, uma vez que garantiu a incrementação de sua receita.

No Brasil, o tratado, por meio da abertura dos portos, dinamizou a economia, além de trazer mais mercadorias e diminuir o custo de vida. No entanto, houve uma retardação do desenvolvimento industrial brasileiro devido à invalidação, na prática, do Alvará de Liberdade Industrial.

Aos portugueses, apesar das vantagens obtidas diante da segurança no trajeto e dos exércitos em combate, o tratado ofereceu algumas desvantagens, como o fim dos lucros imensos que eram obtidos com a sua colônia mais lucrativa: o Brasil.

Qual foi a vantagem para os ingleses com o Tratado de 1810?

A Inglaterra impôs vantagens, entre elas: o direito da extraterritorialidade, que permitia aos súditos ingleses radicados em domínios portugueses serem julgados aqui por juízes ingleses, segundo a lei inglesa; o direito de construir cemitérios e templos protestantes, desde que sem a aparência externa de templo; a ...

Qual foi o resultado dos tratados de 1810?

Esse acordo confirmou a liberação dos portos brasileiros para as demais nações do mundo. Sob o ponto de vista histórico, a assinatura desse termo simbolizava a vitória da doutrina econômica liberal sobre as antigas diretrizes do mercantilismo.

Qual país obteve vantagens econômicas com o Tratado de 1810?

O contrabando diminuiu drasticamente e houve aumento dos produtos ingleses no país. Em 1810, foram assinados os Tratados de Aliança e Amizade entre os dois países europeus. Esses tratados acabaram deixando claras as vantagens inglesas, mexendo com os interesses lusitanos.

Que vantagem a Inglaterra obteve nessa época do comércio com o Brasil?

(0,5) Que vantagem a Inglaterra obteve nessa época no comércio com o Brasil. Conseguiu, através do Tratado de Comércio e Navegação (1810), que seus produtos desembarcados nos portos brasileiros pagassem uma tarifa de 15%, enquanto os demais países eram taxados em 24%.