Quais são os aspectos positivos e negativos da globalização da produção

Os principais aspectos negativos da globalização são: desemprego, crises mundiais, especulação financeira e problemas cambiais.


Quais são os aspectos positivos e negativos da globalização da produção

Fila de desempregados na Espanha

Principais aspectos negativos da globalização

- Um dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância. O exemplo mais claro desta situação é a crise econômica de 2008 ocorrida nos Estados Unidos. Rapidamente ela se espalhou pelos quatro cantos do mundo, gerando desemprego, falta de crédito nos mercados, queda abrupta em bolsas de valores, falências de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O mesmo aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa.

- A globalização favorece a transferência de empresas e empregos. Países que oferecerem boas condições (mão de obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria-prima barata, etc.) para costumam atrair empresas que saem de países onde o custo de produção é alto. Este fato acaba ocasionando desemprego, principalmente, nos países mais desenvolvidos. Um bom exemplo é o que está ocorrendo na Europa desde o início do século XX. Muitas empresas transferiram suas bases de produção para países como China, Índia, Cingapura, Taiwan, Malásia, etc.

- A globalização pode provocar distorções cambiais, principalmente alta valorização de moedas locais de países em desenvolvimento. Quando os Estados Unidos colocam no mercado uma grande quantidade de dólar, por exemplo, grande parcela deste volume acaba em países emergentes, valorizando a moeda local. Este fato acaba favorecendo as importações e desfavorecendo as exportações das empresas destes países emergentes. O Brasil, por exemplo, tem sofrido com a alta valorização do Real nos últimos anos, desde que os bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa despejaram no mercado elevadíssimos volumes de moedas.

- Facilidade de especulações financeiras, causando problemas para as finanças, principalmente dos países em desenvolvimento. Como na globalização os mercados dos países estão interligados, bilhões de dólares podem entrar ou sair de um país em questão de segundos. Este capital especulativo acaba prejudicando muito a economia dos países que não conseguem controlar este fluxo de capitais.

Quais são os aspectos positivos e negativos da globalização da produção

Distorções cambiais (exemplo: alta elevada do dólar) pode ser uma das consequências negativas da globalização para as economias dos países emergentes.


Última revisão: 14/10/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Aspectos negativos da Globalização Temas Relacionados
  • • Aspectos positivos da Globalização
  • • Blocos Econômicos
  • • Desglobalização
  • • Empresas Multinacionais
  • • O Brasil na Globalização
Bibliografia Indicada

Globalização - as consequências humanas

Autor: Bauman, Zygmunt

Editora: Zahar


Conheça os principais aspectos positivos da globalização, vantagens na economia, cultura e ciências.


Quais são os aspectos positivos e negativos da globalização da produção

Aumento do intercâmbio cultural e científico: aspecto positivo da globalização

Principais aspectos positivos da globalização

Aspectos econômicos

- Numa economia globalizada as empresas podem diminuir os custos de produção de seus produtos, pois buscam em várias partes do mundo as melhores condições de produção. Algumas empresas chegam a fabricar em produto em várias etapas em vários países. Uma empresa de computadores pode, por exemplo, fabricar componentes eletrônicos no Japão, teclados e mouse na China, as partes plásticas na Índia e oferecer assistência técnica através do Brasil. Com este sistema de produção globalizado, o preço final do produto fica mais barato para o consumidor final, pois os custos de produção puderam ser reduzidos em cada etapa.

- Geração de empregos em países em desenvolvimento. Em busca de mão de obra barata e qualificada, muitas empresas abrem filiais em países emergentes (China, Índia, Brasil, África do Sul, entre outros), gerando empregos nestes países.

Aspectos culturais

- Com a globalização ocorreu um aumento do intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo. Impulsionado pela Internet, este intercâmbio é importante para ampliar a visão de mundo das pessoas, que passam a conhecer e respeitar mais outras realidades culturais e sociais.

- Com a globalização aumentou o interesse pela cultura, economia e política de outros países. Além de se sentirem integrantes de um país, muitas pessoas sentem que são cidadãos do mundo, desenvolvendo um grande interesse pelos diversos aspectos da vida de outras nações. Com os sistemas de informações atuais, principalmente Internet, este aspecto ganhou um grande avanço nos últimos anos.

Aspectos científicos

- A globalização faz circular de forma mais rápida e eficiente conhecimentos científicos e troca de experiências. Este aspecto faz com que ocorra de forma mais rápida e eficiente avanços nas áreas de Medicina, Genética, Biomedicina, Física, Química, etc.

Quais são os aspectos positivos e negativos da globalização da produção

A globalização favoreceu a troca de conhecimentos e o avanço em várias áreas científicas.


atualizado em 16/09/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Aspectos positivos da Globalização Temas Relacionados
  • • Aspectos negativos da Globalização
  • • O Brasil na Globalização
Bibliografia Indicada

Fontes de referência do texto:

- SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999. 

- SOWELL, Thomas. Um Guia de Economia Voltado ao Senso Comum. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. 


Quais foram os aspectos positivos e negativos da globalização?

A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais. Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos.

Quais são os aspectos negativos da globalização?

Os principais aspectos negativos da globalização são: desemprego, crises mundiais, especulação financeira e problemas cambiais. - Um dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância.

Quais são os aspectos positivos e negativos?

Aspectos negativos (desarmônicos) se refere a uma relação em q alguém ou algo é prejudicado. Aspectos positivos (harmônicos) é quando na relação a um lado positivo.