Quais são os aspectos que devem ser abordados no Diagrama de Ishikawa?

Jeison

Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.

Criado na década de 60, por Kaoru Ishikawa, o diagrama leva em conta todos os aspectos que podem ter levado à ocorrência do problema, dessa forma, ao utilizá-lo, as chances de que algum detalhe seja esquecido diminuem consideravelmente.

Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Eliminado as causas, elimina-se o problema.

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar a análise das causas-raízes em avaliações de não conformidades, como apresentado no exemplo abaixo.

Exemplo de utilização

Quais são os aspectos que devem ser abordados no Diagrama de Ishikawa?

O Diagrama de Ishikawa apresenta a relação existente entre o resultado indesejado ou não conforme de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para que esse resultado tenha ocorrido. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito, além do formato gráfico que muito se assemelha ao desenho de um esqueleto de peixe.

Para que é utilizado?

É possível aplicar o Diagrama de Ishikawa a diversos contextos e de diferentes maneiras, entre elas, destaca-se a utilização:

  • para visualizar as causas principais e secundárias de um problema (efeito).
  • para ampliar a visão das possíveis causas de um problema, enxergando-o de maneira mais sistêmica e abrangente;
  • para identificar soluções, levantando os recursos disponíveis pela empresa;
  • para gerar melhorias nos processos.

Como realizar a análise  de causas com o Diagrama de Ishikawa?

Para realizar a análise de causas utilizando o Diagrama de Ishikawa, basta seguir alguns passos. Veja só:

  • defina o problema (efeito) a ser analisado;
  • desenhe uma seta horizontal apontando para a direita e escreva o problema no interior de um retângulo localizado na ponta da seta;
  • realize um brainstormingpara levantar as possíveis causas que possam estar gerando o problema. Para isso, procure responder a seguinte pergunta: “Por que isto está acontecendo?”;
  • divida as causas identificadas em categorias, por exemplo: máquina, mão de obra, método e materiais ou da forma que for mais coerente com o problema analisado e o contexto da sua empresa;
  • logo após, defina as sub-causas, ou seja, os fatores que levaram aquela causa a acontecer.

Cabe ressaltar que, originalmente, são propostas 6 categorias pelo método, que são: Máquina, Materiais, Mão de obra, Meio-ambiente, Método e Medidas (os 6Ms). Entretanto nem todos os processos ou problemas utilizam-se de todos esses fatores, assim é preciso avaliar quais deles estão presentes ou são importantes para a execução.

É possível que você só avalie 4 deles, como no exemplo utilizado anteriormente no artigo. Não há nenhum problema com isso, desde que a análise seja feita com base em fatos e dados e nenhum aspecto importante seja deixado de lado.

Utilize o Diagrama de Ishikawa na Tratativa de Não conformidades

No Qualiex, nosso software para Gestão da Qualidade, incorporamos o Diagrama de Causa e Efeito ao fluxo de tratativa de não conformidades. Fizemos isso porque a técnica é uma das formas mais eficazes de analisar as causas raízes, ajudando os profissionais a se aprofundar em todos os aspectos do processo.

Além de eliminar planilhas, nosso software também ajuda a padronizar e centralizar o cadastro de informações, aumentando a rastreabilidade dos dados e facilitando a consulta quando necessário. Acesse nosso site e agende uma apresentação personalizada, um de nossos Auditores Líderes ISO 9001:2015 irá te mostrar como podemos ajudar a evoluir seu processo de tratativa de NCs

REFERÊNCIA

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

Artigo revisado em 27/07/2017

Postado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso softwares para Gestão da Qualidade https://qualiex.com/

O que deve conter no Diagrama de Ishikawa?

São os 6 M's: Método, Matéria prima, Mão de obra, Máquinas, Medida e Meio ambiente. Além deles é necessário inserir também, as sub-causas do problema. Ou seja, o Diagrama de Ishikawa deve conter: Cabeçalho, efeito, eixo central, categoria, causa e sub-causa.

Quais são as etapas do Diagrama de Ishikawa?

Para começar, basta seguir os passos abaixo:.
Defina o problema ou risco que será analisado no Diagrama de Ishikawa. ... .
Crie a espinha de peixe com os espaços para as causas. ... .
Faça uma reunião com sua equipe. ... .
Divida as causas do problema por categorias. ... .
Defina as subcausas. ... .
Faça uma análise completa e defina ações..

Quais são os seis fatores do Diagrama de Ishikawa?

Por ser elaborado inicialmente para sistemas industriais, as causas são agrupadas em 6 categorias, que são conhecidas como 6 Ms: máquina, materiais, mão de obra, meio ambiente, método e medidas.

Quais são as 5 Dimensões de Ishikawa?

Conhecidos também como os seis braços que compõem o Diagrama de Ishikawa, os 6M's são:.
Máquina..
Materiais..
Mão de obra..
Meio ambiente..
Medida..
Método..