Quais são os critérios utilizados para o estabelecimento de cada uma das três regionalizações do Brasil?

Grátis

2 pág.

Quais são os critérios utilizados para o estabelecimento de cada uma das três regionalizações do Brasil?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

1 - De acordo com a representação e conhecimentos referentes a regionalização em destaque, assinale a única alternativa incorreta: 
(A) A região (3) é considerada como a que detêm a maior parte dos recursos financeiro, comercial, industrial e de serviços instalados do país. 
(B) A região (3 ) agrupa todos os estados da região Sul e Sudeste de acordo com o IBGE. 
(C) A região 3 apresenta os maiores centros urbanos brasileiros, detendo a maior população relativa e absoluta no país.
(D) A região 4, apesar de ter sua base econômica na agropecuária, apresenta uma das maiores produções de gado de corte e produção de soja do país. 
(E) A regionalização em destaque foi baseada nos aspectos físicos, a exemplo da floresta Amazônica na região (1) e o Polígono da Seca na região (2).  
2 - O geógrafo Milton Santos e a professora Maria Laura Silveira propuseram uma nova regionalização do Brasil, baseada em quatro regiões ou em “quatro Brasis”. O critério principal definidor dessa nova regionalização foi o do “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a “informação” e as “finanças” estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinando “quatro Brasis. 
Considerando o texto, que apresenta essa nova regionalização, relacione a segunda coluna com a primeira. 
I. Região Concentrada 
II. Região Centro-Oeste 
III. Região Amazônica 
IV. Região Nordeste 
( ) Região de ocupação recente, apresenta uma agricultura moderna mecanizada e produtiva. 
( ) Região com baixa densidade técnica e demográfica. 
( ) Região que concentra maior população, maior número de indústrias, portos e aeroportos, rodovias e infovias, maiores centros urbanos e universitários, entre outros. 
( ) Região cuja agricultura apresenta uma mecanização inferior à da região Centro-Oeste e à da região Concentrada. 
3 - Ao proporem para o Brasil, em 1999, uma regionalização baseada na disseminação do Meio Técnico- Científico-Informacional, Milton Santos e Maria Laura Silveira identificaram uma região como Região Concentrada.
Essa região compreende:
A) Somente a Região Sudeste do IBGE.
B) As unidades políticas que formam o Centro-Sul conforme Pedro Pinchas.
C) As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do IBGE.
D) Todos os estados da Região Sudeste e Sul do IBGE
4 - Comentem os critérios utilizados para o estabelecimento de cada uma das três regionalizações do Brasil. 
Exercício regiões concentradas
1- E
2- II, III, I e IV
3- D
4- A primeira leva em conta os elementos naturais, humanos e econômicos e também os limites político--administrativo dos estados integrantes de cada uma das regiões.
A segunda considera os elementos históricos, naturais, humanos e econômicos, desprezando os limites político-administrativos dos estados integrantes de cada uma das regiões.
A terceira leva em conta, entre outros aspectos, o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada uma das regiões.

Brasil: Regionalização -   Correção Da Lista de Exercícios  7º Anos 

01 Questão: A figura a seguir, a despeito de apresentar a delimitação territorial atual do Brasil, representa a formação espacial colonial-escravista brasileira na passagem do século XVIII para o século XIX, momento fundamental para a compreensão da formação territorial do Brasil. A figura delimita as diversas atividades econômico-demográficas, do que resulta um dado arranjo espacial.

a) Relacione as áreas de pecuária, no final do século XVIII, aos biomas existentes no Brasil.

R. São destacadas áreas de criação pecuária, a Campanha Gaúcha, nos Pampas, Triângulo Mineiro em área de Cerrado, Mato Grosso, Ilha de Marajó e em áreas alagáveis e Sertão Nordestino.

b) A expansão da atividade pecuária pelo território esteve vinculada também ao tropeirismo. Descreva o papel da atividade pecuária e do tropeirismo na constituição do território brasileiro.

R. A demanda por animais de tração e para a alimentação associada ao vazio populacional do Brasil foram aspectos que facilitaram a criação nessas inúmeras áreas. Na época, os deslocamentos das áreas de criação para as áreas de emprego ou consumo eram feitos a toque com boiadeiros e tropeiros que rasgavam o território tocando os animais.

02 Questão: Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Uma das atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicas sobre a população brasileira, por meio de Censos. Também caberia ao Instituto produzir informações cartográficas, bem como propor e instituir uma regionalização do território brasileiro. As figuras a seguir dizem respeito a dois momentos históricos da regionalização do território brasileiro. Pergunta-se:

a) Qual o principal critério utilizado para instituir a regionalização do território brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu território?

R .A regionalização do espaço brasileiro, a partir de 1940, veio da necessidade de identificar os diferentes espaços existentes no país com seus respectivos potenciais de recursos e aspectos socioeconômicos, para promover uma melhor inserção no mercado nacional emergente.

b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na região Norte do Brasil?

R. O estado do Tocantins, criado em 1988, desmembrou-se a partir do norte de Goiás. Passou a fazer parte da região Norte em função de interesses de ordem econômica que possibilitaram acesso aos incentivos fiscais da Sudam.

03  Questão:  A regionalização do espaço brasileiro tem sido trabalhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por especialistas geógrafos que têm apresentado, ao longo dos anos, diferentes propostas de divisão regional. Sobre o referido assunto, responda aos itens a seguir.

A. Cite a atual divisão regional adotada pelo IBGE.

R. O IBGE dividiu o Brasil em cinco macrorregiões geográficas, a saber: Norte,Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul (divisão oficial).

B. Cite a divisão das regiões geoeconômicas (ou complexos regionais) no Brasil (proposta do geógrafo Pedro Pinchas Geiger).

R.As regiões geoeconômicas (ou complexos regionais) do Brasil são: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

C. Sobre as divisões regionais relacionadas nos itens anteriores (divisão regional adotada pelo IBGE e complexos regionais), aponte as diferenças básicas quanto aos critérios para a delimitação do espaço.

c.1. Critérios definidos para a divisão regional adotada pelo IBGE:

R.  a divisão oficial adotada pelo IBGE, composta de cinco macrorregiões, está fundamentada na combinação das características econômicas, naturais e demográficas, mantendo na divisão regional o limite político-administrativo dos estados.

c.2. Critérios definidos para a divisão dos complexos regionais:

R .na delimitação das regiões geoeconômicas (ou complexos regionais), o critério básico foi a divisão regional do trabalho, ou seja, a estrutura produtiva dominante em cada região, sem levar em conta os limites políticos territoriais dos estados

04 Questão:  As figuras apresentam duas diferentes regionalizações do espaço brasileiro.

a) Indique o título correto para a figura 1 e o título correto para a figura 2.

 1. Macroregiões / Divisão Regional do IBGE

2. Grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas.

b) Indique os critérios básicos para a criação das respectivas regionalizações.

R.O mapa 1 adota exclusivamente o critério político-administrativo, e suas fronteiras coincidem com as fronteiras dos estados. Estes estados estão agrupados pelas suas similaridades físicas, humanas e econômicas.

O mapa 2 utiliza critérios mais abrangentes e considera principalmente os aspectos socioeconômicos. A divisão em complexos regionais não respeita o limite entre os estados. O Norte de Minas Gerais encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro encontra-se no Centro-Sul. O leste do Maranhão encontra-se no Nordeste, enquanto o oeste encontra-se na Amazônia. O sul de Tocantins e do Mato Grosso encontra-se no Centro-Sul, mas a maior parte desses estados pertencem ao complexo da Amazônia.

05 Questão: Uma divisão regional é fruto de teorias e métodos utilizados para a regionalização. Ela apresenta uma espécie de fotografia do estágio da organização do espaço geográfico nacional feita a partir das lentes dessas teorias e desses métodos. Com base nesse fragmento e nos mapas a seguir, apresente as diferenças entre as regionalizações estabelecidas para o Brasil por Milton Santos (1999), IBGE (1988) e Pinchas Geiger (1964), identificando os critérios (naturais, econômicos e/ou sociais) utilizados pelos autores.

R.A Divisão Regional proposta por Pedro Pinchas Geiger considera aspectos naturais e socioeconômicos, podendo ser caracterizada como a mais dinâmica. Nela temos a Amazônia, o Nordeste e o Centro Sul, caracterizada como a principal concentração econômica, financeira, social, cultural, populacional, infraestrtural brasileira. A Divisão Regional do IBGE coloca o país em 5 regiões geoeconômicas com características peculiares. O sistema considera os estados existentes, seus limites correspondem às divisas estaduais. É formada pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A Divisão Regional proposta por Milton Santos destaca uma região concentrada caracterizada pela concentração de ciência, tecnologia e informação, determinantes no processo de ocupação do espaço, sendo formada pela Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada.

06  Questão: Analise os mapas a seguir.

Com base nos mapas A e B, explique os critérios de regionalização adotados para o Brasil.

Mapa A - Divisão para fins estatísticos e de planejamento, segundo regiões homogêneas (física, econômica e humana), coincidindo com os limites dos estados.

Mapa B -Não se atém aos limites estaduais, baseando-se principalmente em critérios socioeconômicos

07 Questão: : A partir dos mapas,

a) comente os critérios utilizados para o estabelecimento de cada uma das três regionalizações do Brasil.

A primeira leva em conta os elementos naturais, humanos e econômicos e também os limites político--administrativo dos estados integrantes de cada uma das regiões.

A segunda considera os elementos naturais, humanos e econômicos, desprezando os limites político-administrativos dos estados integrantes de cada uma das regiões.

A terceira leva em conta, entre outros aspectos, o nível de assimilação e trânsito das novas tecnologias de produção e de informação em cada uma das regiões.

b) compare as regiões Sudeste, Centro-Sul e a Região Concentrada quanto à industrialização.

O Sudeste corresponde à região de maior concentração fabril do Brasil. O Centro-Sul caracteriza-se por apresentar área com baixa densidade industrial, especialmente nos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. A região concentrada abrange o território ocupado pelo Sudeste e o Sul, onde o processo de incorporação técnico-científica informacional se realiza com maior velocidade e, também, continuidade espacial.

08 Questão: visando a uma melhor compreensão da organização do espaço brasileiro, vem ganhando destaque em publicações acadêmicas e didáticas uma proposta de regionalização baseada na existência de três complexos regionais ou regiões geoeconômicas: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Segundo o geógrafo Roberto Lobato Corrêa, o Centro-Sul seria o coração econômico e político do país, o Nordeste a “região das perdas” (econômica e demográfica) e a Amazônia, ainda em nossos dias, uma vasta fronteira de ocupação.

a) Aponte e comente dois fatores que justifiquem a primazia do Centro-Sul frente às demais regiõ O Centro-Sul concentra em sua extensão territorial, em comparação com as demais regiões:

- A área mais urbanizada do Brasil, situada principalmente em torno das duas grandes metrópoles nacionais (São Paulo e Rio de Janeiro, com suas respectivas áreas metropolitanas), da capital do país (Brasília) e de metrópoles regionais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Goiânia. Cabe registrar, ainda, a existência de diversas capitais regionais e de um grande número de cidades médias e áreas de expressiva urbanização no sul de Minas Gerais, norte do Paraná e do Rio Grande do Sul, nordeste de Santa Catarina, sul de Goiás e em todo o estado de São Paulo.

- A maior e mais diversificada concentração industrial, especialmente em São Paulo (Região Metropolitana e prolongamentos que se estendem para o oeste do estado, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba, chegando até à metrópole carioca); a área que tem como centro a metrópole de Belo Horizonte (denominada “Zona Metalúrgica”); o Vale do Itajaí (Santa Catarina); e a área que se estende de Porto Alegre a Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).

- A principal área agropecuária do país, caracterizada pela grande diversidade produtiva, nível de modernização e importância em valor e volume da produção.

- A mais densa e integrada rede de circulação, ao concentrar os principais portos do país (Santos, Rio deJaneiro, Vitória, Paranaguá e Rio Grande), a rede rodoferroviária mais expressiva, os aeroportos maisimportantes e o uso mais intenso de sistemas de telecomunicações.

- A maior concentração de infraestrutura e capital fixo, ao reunir a malha mais densa de vias de comunicação e a maior quantidade de cidades importantes, hidrelétricas, grandes obras públicas e outras formas espaciais que conferem elevado valor ao território.

- Os principais centros de gestão econômica do país (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), onde estãosituadas as sedes das grandes corporações (sediadas em cidades menores quando pertencentes ao ramo da agroindústria), empresas estatais e o próprio aparelho de Estado.

- A maior concentração de renda, que reflete a magnitude dos negócios associados aos itens acima implica, por sua vez, desenvolvimento maior do consumo e das atividades terciária

 no conjunto da vida nacional.

b) Considerando que o desenvolvimento nunca é espacialmente uniforme, áreas dinâmicas ou estagnadas podem ser encontradas no interior de cada um dos três complexos regionais. Com base nessa evidência, identifique uma área produtiva moderna, localizada na Amazônia, que apresente forte dinamismo econômico, justificando sua identificação.

R.Podem ser apontadas as seguintes áreas:

- Complexo minero-metalúrgico do Maranhão, associado ao Programa Grande Carajás

- Áreas modernas de cultivo de grãos em área de cerrado e cerradão na Amazônia Legal

- Zona Franca de Manaus (Justificativa, baseada em breves informações sobre a área)

09 Questão: Observe o mapa abaixo:No mapa apresentado estão assinaladas as três macrorregiões geoeconômicas presentes no território brasileiro. Escolha duas delas e apresente uma característica física e uma característica socioeconômica que sejam marcantes para a sua individualização como macrorregiões.

Resposta

AMAZÔNIA

Uma das características físicas:

-floresta pluvial latifoliada

-clima equatorial, quente e chuvoso o ano todo

-hidrografia caracterizada por grande número de rios com abundante volume d'água

-bioma marcado pela extrema diversidade de espécies

-topografia de predominância suave, marcada principalmente por planícies e baixos platôs

Uma das características socioeconômicas:

-densidades demográficas reduzidas na maior parte da região

-expressiva participação das atividades primárias na composição do PIB e de absorção da PEA

-forte participação dos grupos indígenas na composição étnica da população

-marcante influência dos grupos indígenas brasileiros sobre a

cultura regional

NORDESTE

Uma das características físicas:

-vegetação de caatinga presente no Sertão fortemente associada às paisagens regionais

-clima semiárido do Sertão Nordestino

-hidrografia sertaneja, marcada pelos rios temporários em função das características climáticas

-climas megatérmicos, marcados pela pequena amplitude térmica

Uma das características socioeconômicas:

-grandes desigualdades socioeconômicas

-concentração fundiária

-perfil de renda com médias inferiores às do restante do país

-predomínio, nas áreas rurais, das atividades agropecuárias tradicionais

CENTRO-SUL

Uma das características físicas:

-médias de temperatura inferiores às encontradas nas outras duas regiões, com amplitude térmica maior em função da maior latitude

-vegetação de Cerrado

-muitas escarpas, localmente denominadas de serras

Uma das características socioeconômicas:

-maiores índices de população urbana

-presença de áreas densamente urbanizadas, formando grandes aglomerações metropolitanas

-alto nível de participação da indústria no PIB/grandes concentrações industriais

-rede de transportes densa e diversificada

- agropecuária moderna e em expansão

10 Questão -  O mapa representa três grandes complexos regionais brasileiros.

a) Qual o critério utilizado para dividir o espaço brasileiro nestes três grandes complexos regionais?

Resposta

Características econômicas regionais peculiares:

Amazônia: agroextrativismo

Nordeste: agroexportação

Centro-Sul: agropecuária comercial, forte concentração urbana e industrial.

b- Caracterize o Centro-Sul, destacando os aspectos relativos à população, à economia e à hierarquia urbana.

Resposta

População: maior parcela da população brasileira, melhor padrão, predominantemente urbana.

Economia: agropecuária comercial, indústrias, comércio, centro financeiro, infraestrutura, alta produtividade.

Urbanização: conta com a rede urbana melhor hierarquizada do país, com metrópoles nacionais -São Paulo, Rio de Janeiro - e regionais como Belo Horizonte, Vitória, etc


Quais são os critérios utilizados para a regionalização do território brasileiro?

Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.

Quais foram os critérios utilizados para a regionalização apresentada no mapa?

Quais foram os dois critérios utilizados para a regionalização apresentada no mapa? Cite duas características da Região Concentrada. O primeiro critério foi a densidade do chamado meio técnico-científico-informacional; o se- gundo, o emprego dos limites estaduais para a delimitação das regiões.

Quais são os critérios básicos para a criação das respectivas regionalizações?

Resposta: A divisão regional apresentada na figura 1 leva em conta, como critérios básicos, os elementos naturais humanos e econômicos, bem como a delimitação político-administrativa dos estados integrantes de cada uma das regiões.

Quais são os critérios das regiões administrativas?

O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.