Quais são os cuidados que o diabético deve ter ao realizar atividades físicas?

O diabetes se caracteriza por uma disfunção na produção ou na absorção da insulina pelo organismo. Nossas células utilizam como substrato energético a glicose, porém a insulina é o facilitador da entrada da glicose na célula. Quando a quantidade de produção é insuficiente para a quantidade de glicose disponível, parte desta permanece livre na circulação, o que pode trazer complicações para tecidos e órgãos.

Além de ser um dos pilares da prevenção do diabetes, ter uma vida ativa é também um dos principais auxiliares no tratamento da doença. A atividade física melhora a sensibilidade à insulina, facilitando ao organismo a utilização da glicose como substrato energético. Tanto as atividades aeróbicas (caminhada, corrida, natação, ciclismo, etc.) quanto os exercícios de força (musculação, crosstraining e outras atividades com peso) são benéficos ao portador de diabetes.

Com relação à atividade física e ao diabetes, a atenção com os pés é importante, pois entre as complicações da doença está a neuropatia periférica, sendo o pé uma das regiões mais afetadas por esta condição, conhecida como “pé diabético”. Nela, ocorre a perda progressiva da sensibilidade protetora de extremidades e, por conta disso, muitas vezes uma lesão no local pode não ser percebida. Com o agravamento da lesão, em casos extremos, pode acarretar uma amputação.

Deste modo, deve-se redobrar os cuidados com os pés, já que a atividade pode levar ao desenvolvimento de lesões e um ferimento no local pode interromper a rotina ativa. Mantenha uma rotina de cuidados diários:

  • Examine sempre seus pés antes e após a prática de atividades físicas, observando se há rachaduras, calos, bolhas, pequeno corte ou feridas, inchaços no pé ou lesões entre os dedos. Caso não consiga examinar integralmente os pés, você pode utilizar um espelho ou pedir para alguém examiná-los para você.
  • Apare as unhas com cuidado, principalmente nas laterais. Se possível frequente regularmente um podólogo ou peça para alguém de sua confiança aparar para você. Utilizar cremes hidratantes regularmente também pode ajudar a evitar rachaduras por ressecamento.
  • Escolha bem seus calçados de treino, evite modelos com solado duro e/ou bico fino. A respirabilidade também é importante, então prefira calçados com tecidos que permitam a troca de ar com o ambiente para evitar que seus pés fiquem úmidos, pois a umidade poderá favorecer infecção por fungos.
  • Ao escolher suas meias para a prática de atividades físicas, dê preferência às de algodão, sem costura, sem elástico e, se possível, brancas. As meias sintéticas e coloridas podem causar irritação na sua pele.

A atividade física é uma grande aliada no tratamento do diabetes. Por isso cuide de seus pés para que você possa seguir uma vida ativa e sem preocupações.

Jackson R. Ricardo – Profs. de Educação Física- 025490-G/SC

Você sabe da importância dos exercícios para pessoas com diabetes? A síndrome metabólica, caracterizada pela desregulação de diversos hormônios, assim como a elevação de glicose no sangue, decorre da falta do hormônio insulina ou da incapacidade de ele atuar adequadamente no organismo.

Embora a diabetes normalmente seja associada somente ao tratamento medicamentoso e à alimentação saudável, a prática de atividades físicas também pode ser uma grande aliada do tratamento e considerada um tipo de terapia para a doença.

Nesse caso, para que a pessoa tenha uma vida mais tranquila com o diabetes, o ideal é que ela realize um tratamento em conjunto, com todos os cuidados necessários.

Quer entender melhor essa relação de exercícios com a diabetes? Acompanhe a leitura e saiba mais!

Qual a importância dos exercícios para pessoa com diabetes?

O organismo de uma pessoa com diabetes tem dificuldades de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para haver a metabolização da glicose. A consequência disso é o aumento do nível de glicemia, o que pode ocasionar sensações desagradáveis a curto prazo. Além do mais, quando em doses elevadas, de forma crônica, pode resultar em complicações como retinopatia, insuficiência renal, impotência sexual, entre outros sintomas.

Por esse motivo, a prática regular de exercícios físicos é uma das principais alternativas para melhorar o controle do tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2. Afinal, ela traz diversos benefícios para o diabético, como:

  • melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos;
  • diminui a resistência à insulina;
  • fortalece os ossos;
  • aumenta a ação da insulina;
  • melhora a sensibilidade celular à insulina;
  • diminui o colesterol ruim e aumenta o bom;
  • reduz a gordura corporal e perda de peso;
  • diminui a taxa de açúcar no sangue;
  • melhora a função cardíaca e respiratória, a musculatura.

Assim, uma das grandes consequências positivas que uma pessoa mais ativa fisicamente pode ter é a diminuição da necessidade de quantidade dos medicamentos que manejam a diabetes, já que a insulina fica mais ativa. Assim, as atividades melhoram a qualidade de vida e fazem o controle de diversas doenças, inclusive da diabetes.

A recomendação é da prática constante, no mínimo 3 vezes por semana, para que o organismo se condicione e se equilibre da forma desejada. No entanto, as atividades devem ser desenvolvidas de acordo com o quadro clínico do diabético.

Quais são os cuidados que o diabético deve ter ao realizar atividades físicas?

Quais cuidados necessários a pessoa deve ter?

Por mais que seja indicada a prática de exercícios físicos, eles não podem ser realizados sem cuidados específicos. Quem tem diabetes precisa de atenção dobrada, avaliando como o próprio organismo está reagindo e metabolizando a glicose. Uma reação que pode acontecer, por exemplo, é a hipoglicemia. As seguintes atitudes são recomendadas.

Ter controle da glicemia

Um aparelho medidor da quantidade de glicose no sangue é essencial para monitorar se tudo está em um nível adequado. A ação indicada por profissionais de saúde é medir a glicemia antes e depois da prática de exercícios. A faixa de nível glicêmico recomendada para iniciar uma atividade é entre 120mg/dl até 250mg/dl.

É importante saber que exercícios de baixa intensidade tendem a diminuir o nível de glicemia, enquanto exercícios alta intensidade tentem a aumentá-lo. Porém, isso não é uma regra e algumas pessoas podem ter experiências distintas.

Portanto, atente-se ao nível de glicose no sangue e ao tipo de exercício. Se o o nível de glicose estiver abaixo de 120mg/dl antes de uma atividade de baixa intensidade, é aconselhável fazer um lanche antes da prática. Assim como, se o nível de glicose estiver acima de 250mg/dl, é aconselhável evitar qualquer atividade, já que nos primeiros minutos da prática, o fígado produz glicose, podendo elevar ainda mais a glicemia.

Fazer ajuste da insulina

O efeito das atividades é parecido com o dos remédios que melhoram a ação da insulina. Dessa maneira, provavelmente, a pessoa precisará diminuir a dose do hormônio e/ou dos comprimidos, principalmente nos dias em que realiza os exercícios, para que a ação não seja intensificada e a prejudique de alguma forma. A consulta no endocrinologista é essencial para tirar qualquer dúvida a respeito de cada particularidade.

Manter o cuidado com os pés

Quem tem diabetes deve ter cuidado também com os pés, pois um machucado ou infecção em conjunto com um descontrole glicêmico, pode causar uma úlcera. Assim, qualquer tipo ferimento deve ser logo tratado.

O grande problema aqui é que a pessoa com essa condição pode adquirir insensibilidade na região, o que dificulta a ela sentir quando uma lesão surge. Então, um simples tênis apertado pode, por exemplo, encravar a unha, causar infecção e gerar uma preocupação.

Assim, diariamente, é importante verificar os pés. Procurar bolhas, proeminências ósseas, alterações nas unhas e vermelhidões deve fazer parte da rotina.

Ter atenção na alimentação

A alimentação de quem tem diabetes deve ser pensada com muito carinho. Durante as atividades físicas, o corpo precisará de energia, que é o alimento das células. A ingestão de um carboidrato de baixo índice glicêmico antes e depois ajudará a dar o combustível necessário para que o organismo trabalhe bem. Ficar muitas horas sem se alimentar não é aconselhado para quem tem essa condição.

Quais os tipos de atividades físicas recomendadas?

Você já ouviu falar em gordura visceral? Ela fica acumulada entre os órgãos e dificulta a sensibilidade à insulina. Dessa maneira, focar em atividades que ajudem a diminuí-la é muito importante. Mas é relevante, antes, fazer um check-up e ter o aval do médico que ajuda a cuidar de você. Veja alguns exemplos.

Corrida

A corrida é um ótimo exercício, que dá condicionamento, ajuda a perder gordura, melhora a respiração, diminui a ansiedade e ativa a circulação sanguínea. Na rua ou na esteira, a pessoa com diabetes se beneficia da prática. O treino regular evita problemas sérios, como o AVC. Caso decida por ela, procure um tênis específico, para diminuir as chances de machucado.

Caminhada

A caminhada é uma atividade de baixo impacto, então pode ser escolhida por quem não tem muita condição física de fazer uma corrida. Ainda assim, ela ajuda na saúde do coração, a reduzir o inchaço das pernas e tornozelos, a melhorar a circulação sanguínea e a prevenir complicações cardiovasculares.

Ciclismo

O ciclismo também ajuda a melhorar a circulação do sangue, diminuir gordura corporal, prevenir enfartes, diminuir a glicemia e aumentar a condição física. Além disso, colabora para aumentar a força muscular e as articulações das pernas e dos glúteos.

Quais são os cuidados que o diabético deve ter ao realizar atividades físicas?

Dança

Profissionais da saúde veem a dança como uma terapia para muitas pessoas, podendo ser uma atividade que relaxa, ao mesmo tempo em que colabora com a boa saúde. Ajuda a aumentar o condicionamento físico, aumenta a frequência respiratória, libera serotonina e aumenta o metabolismo.

Musculação

O treino muscular é outro aliado para melhorar a saúde de quem convive com a condição. Isso porque as contrações musculares repetidas estimulam componentes da membrana celular e o aumento da massa magra ajuda a deixar o metabolismo ainda mais acelerado, o que diminui aquela gordura visceral.

Pilates

Trata-se de uma atividade voltada para o fortalecimento muscular e a melhoria no equilíbrio. Por isso, o pilates é excelente para os diabéticos, uma vez que os músculos exercem uma grande função na melhora do metabolismo e, consequentemente, na redução dos níveis de açúcar no sangue.

O que fazer para evitar complicações?

Como vimos, para evitar possíveis complicações da diabetes, é necessário tomar alguns cuidados ao praticar atividades físicas. Confira algumas dicas!

Consulte um médico

Antes de mais nada, recomenda-se buscar uma avaliação médica especializada ao iniciar o exercício, sobretudo para avaliar complicações silenciosas provenientes da doença e identificar alguns fatores de riscos, como doenças cardíacas ou idade avançada.

É importante ressaltar que a pessoa deve realizar os treinos de forma supervisionada, com profissional de educação física, além de monitorar também a glicemia para prevenir hipoglicemias.

Alimente-se adequadamente antes e após o exercício

Garantir uma refeição equilibrada e ajustada durante a prática de exercício físico é essencial para fornecer energia na atividade e manter a qualidade de vida. O indicado é ingerir uma pequena quantidade de carboidrato antes e após o treino, pois esse nutriente é liberado lentamente no organismo, evitando a queda brusca da glicemia. Assim como permite repor as energias após a prática.

Faça um treino personalizado

Para que a prática da atividade se adeque ao seu estilo de vida das pessoas com diabetes, existem diversos fatores que devem ser levados em conta, como intensidade, duração, horário do exercício e estado do controle metabólico. Por isso, o melhor é fazer um treino personalizado, que atenda as necessidades específicas do paciente. Lembre-se de conciliar alguns intervalos entre os exercícios para não sobrecarregar o corpo.

Respeite os limites do seu corpo

Pratique o exercício físico com bastante atenção ao seu corpo. A qualquer sinal de hipo ou hiperglicemia, e sintomas como mal-estar, dor no peito, falta de ar, tontura, sudorese ou fadiga, o melhor é interromper a atividade. Respeite seus limites e conquiste a melhora com o tempo.

Não se esqueça de que o nosso corpo precisa de tempo para se adaptar aos estímulos da atividade física, como também precisa de repouso. Caso contrário, as chances de você desenvolver complicações são enormes.

Mas, afinal, quais são os melhores exercícios para pessoas com diabetes? O ideal seria uma combinação de atividades aeróbicas e anaeróbicas, para multiplicar as vantagens de praticar esportes. Então, não se esqueça de levar em consideração as recomendações listadas aqui no artigo e cuide do seu bem-estar!

Aproveite a visita em nosso blog e leia também: “Qual é a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?”

Você sabia que na Winsocial quem tem diabetes também pode ter seguro de vida? Faça uma simulação aqui.

Quais os cuidados que os diabéticos devem ter ao realizar exercício físico?

Para pessoas que praticam atividades físicas, essa atenção deve ser redobrada. Por isso, é necessário garantir uma boa hidratação por meio da ingestão de água, antes, durante e após o exercício. Lembre-se que a reposição de líquidos, sais minerais e carboidratos é importante para manter a glicemia regular.

Qual é a principal preocupação ao fazer o exercício físico em quem tem diabetes?

Respeite os limites do seu corpo. Pratique o exercício físico com bastante atenção ao seu corpo. A qualquer sinal de hipo ou hiperglicemia, e sintomas como mal-estar, dor no peito, falta de ar, tontura, sudorese ou fadiga, o melhor é interromper a atividade. Respeite seus limites e conquiste a melhora com o tempo.

Quais os cuidados que devemos ter com a diabetes?

Diabetes: 7 cuidados para quem convive com essa doença.
Informe-se e conheça melhor seu quadro de diabetes. ... .
Adote uma alimentação mais saudável. ... .
Evite o consumo demasiado de açúcares simples. ... .
Invista na prática regular de atividades físicas. ... .
Opte pela aplicação de insulina à qual você se adaptar com mais facilidade..

Que cuidados são necessários para que o indivíduo com diabetes pratique atividade física regular e esta traga muitos benefícios?

Pode começar por caminhadas diárias de 30 minutos em piso plano e regular. Caso não consiga caminhar os 30 minutos numa fase inicial, não desista! Comece por menos tempo e vá aumentando gradualmente o tempo e a intensidade. O que interessa é mesmo começar!