Quais são os doces de São Cosme e Damião?

  • DCI
  • DCI Mais
  • Vida & Estilo
  • Espiritualidade
  • Por que dar doces no dia de São Cosme e Damião? Veja a história

Publicado em 26 de setembro de 2021 - 22:34

Quais são os doces de São Cosme e Damião?
Foto: reprodução

A devoção aos santos Cosme e Damião no Brasil tem sua principal expressão na festa do dia 26 de setembro. Em alguns lugares, a festa começa no dia 27 de setembro. Naquela data, são oferecidas guloseimas as crianças nas ruas e bairros de algumas cidades do Brasil em homenagem aos santos gêmeos. Mas por que dar doce no dia de Cosme e Damião?

Por que dar doce no dia de Cosme e Damião?

Cosme e Damião eram gêmeos e médicos que curavam, sem cobrar. E os doces são distribuídos para manter a bondade e a caridade dos irmãos. Além disso, os santos agora estão ligados à infância, considerados protetores não só dos gêmeos, mas das crianças em geral.

A história dos dois santos começa por volta do ano 300. Cosme e Damião difundiam a fé em Cristo enquanto curavam, e por isso foram perseguidos e acabaram mortos pelo imperador romano Deocleciano, no dia 27 de setembro.

Os portugueses trouxeram para o Brasil suas crenças e santos e foi assim que a devoção por Cosme e Damião chegou por aqui. Com a chegada dos negros, as religiões africanas também foram trazidas. E a fusão de crenças nativas, europeias e africanas, fez surgir o sincretismo e a reinterpretação de elementos.

Dessa forma, as religiões de matrizes africanas passaram a associar seus deuses aos santos e santas católicos, muitas vezes como forma de manter seus cultos que eram reprimidos.

Para algumas dessas religiões, Cosme e Damião, passaram a representar os orixás Ibejis, que eram divindades africanas. Assim como os santos católicos, os Ibejis eram irmãos gêmeos que resolviam os problemas levados a eles. Em agradecimento, eles recebiam brinquedos e doces.

Nas religiões de matriz africana, algumas imagens de Cosme e Damião tem uma terceira criança menor entre os gêmeos. Trata-se do Doum. Várias lendas explicam quem é a terceira criança. Uma delas conta que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita. Doum é considerado o protetor das crianças até sete anos de idade.

Aprenda a oração de Cosme e Damião

Quais são os doces de São Cosme e Damião?
Doces eram distribuídos pelos médicos após atendimentos às crianças carentes | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Sacolinhas de papel recheadas com paçocas, marias-moles, suspiros e bananadas. Pipoca doce, doce de abóbora e de batata doce. As guloseimas são convidadas que não podem faltar nas festividades em celebração a Cosme e Damião, santos da Igreja Católica lembrados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos; mas, qual é a relação dos irmãos com as iguarias?

A história das sacolinhas começa na cidade de Egéia, na Arábia, onde nasceram os irmãos Cosme e Damião, por volta de 260 depois de Cristo. Apesar dos boatos, não existem confirmações de que eram gêmeos. A família dos dois tinha fortes tradições católicas, que foram passadas a eles durante a infância e juventude.

Cosme e Damião, ainda jovens, decidiram estudar medicina e foram para a Síria, que, na época, era uma província do Império Romano, para iniciar a aprendizagem. Após diplomados, passaram a exercer atendimento à população carente das redondezas de onde viviam.

Os irmãos usavam a fé, unida aos conhecimentos científicos, como poder de cura. Como forma de caridade e amor, eles realizavam tratamentos para as pessoas que não podiam pagar. Para as crianças doentes, davam balas para a amenizar o sofrimento.

“Os irmãos não cobravam absolutamente nada pelos tratamentos, mas tudo faziam com caridade e dedicação. A fama de Cosme e Damião despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. O governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas”, conta Antônio Leão, que é padre da Igreja Católica em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Os irmãos foram torturados e mortos por se negarem a aceitar os padrões religiosos do imperador romano. Hoje santificados, Cosme e Damião são lembrados, através dos doces que costumavam distribuir como exemplos de solidariedade e cuidado.

Quais os doces de São Cosme e Damião?

8 receitas de doces e guloseimas para celebrar São Cosme e Damião.
Pipoca caramelizada. Um dos principais petiscos a ser distribuído em homenagem aos irmãos gêmeos é a pipoca. ... .
Pé de moleque. ... .
Cocada cremosa. ... .
Marshmallows. ... .
Brownie de chocolate. ... .
Paçoca. ... .
Maçã do amor. ... .
Bala de coco..

O que oferecer a Cosme e Damião?

Compre uma figa de metal de sua preferência, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Coloque os pãezinhos de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. Acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano.

Qual o doce preferido dos eres?

Nas giras os Erês gostam de tudo o que uma criança gosta balas, pirulitos, brigadeiro, beijinho, bolos em geral e refrigerantes. Além das comidas, os Erês gostam de brinquedos, chupetas, chocalhos, etc... Na Umbanda a maior festa dedicada aos Erês é a Festa de Cosme e Damião, comemorada no dia 27 de setembro.

Como oferecer doces a Cosme e Damião?

Junte sete pacotes de doces bem generosos e distribua para sete crianças carentes. Se elas oferecerem, compartilhe o doce com elas e faça companhia a elas. Mentalize para que a alegria de cada uma multiplique para mais outras sete crianças.