Quais são os gases que estão presentes no ar?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quais são os gases que estão presentes no ar?
 Nota: Para outros significados do dígrafo AR, veja AR.

Quais são os gases que estão presentes no ar?

Composição da atmosfera da Terra. O gráfico inferior representa os gases residuais que, ao todo, compões 0.039% da atmosfera. A composição do ar pode mudar pois os gases produzidos pelas grandes corporações (Os gases não naturais) resultam em uma poluição do ar indesejada . Os valores foram normalizados para propósitos ilustrativos. Os números são de medidas feitas em uma variedade de anos (especialmente 1987, com dados de CO2 e metano de 2009) e não representam uma fonte única.

O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os demais gases incluem[1] gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. Ar filtrado contém traços de vários outros compostos químicos. Muitas substâncias naturais devem estar presentes em pequenas quantidades em uma amostra de ar não filtrada, incluindo poeira, pólen e esporos, cinzas vulcânicas, compostos de flúor, mercúrio metálico e compostos de enxofre como dióxido de enxofre.

Composição do ar seco, por volume[2]
ppmv: partes por milhão por volume (nota: a fração volumétrica somente é igual à fração molar para gases ideais)
Gás Volume
Nitrogênio (N2) 780.840 ppmv (78,084%)
Oxigênio (O2) 209.460 ppmv (20,946%)
Argônio (Ar) 9.340 ppmv (0,9340%)
Dióxido de carbono (CO2) 380 ppmv (0,0380%)
Neônio (Ne) 18,18 ppmv (0,001818%)
Hélio (He) 5,24 ppmv (0,000524%)
Metano (CH4) 1,79 ppmv (0,000179%)
Criptônio (Kr) 1,14 ppmv (0,000114%)
Hidrogênio (H2) 0,55 ppmv (0,000055%)
Óxido nitroso (N2O) 0,3 ppmv (0,00003%)
Xenônio (Xe) 0,09 ppmv (9×10−6%)
Ozônio (O3) 0,0 to 0,07 ppmv (0% to 7×10−6%)
Dióxido de nitrogênio (NO2) 0,02 ppmv (2×10−6%)
Iodo (I) 0,01 ppmv (1×10−6%)
Monóxido de carbono (CO) 0,1 ppmv (0.00001%)
Amônia (NH3) traços
Não incluído na atmosfera seca acima:
Vapor de água (H2O) ~0,40% na atmosfera toda, tipicamente 1%-4% na superfície

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 8 de maio de 2010. Arquivado do original em 9 de outubro de 2010
  2. Fontes dos valores: Dióxido de carbono, NASA Earth Fact Sheet, (atualizado em 2007.01). Metano, IPCC TAR table 6.1, (atualizado até 1998).

O ar atmosférico é formado por vários gases, vapor d'água, microrganismos e impurezas (poeira e fuligem).

Entre os gases existentes na atmosfera, temos: oxigênio, gases nobres (hélio, neônio, argônio, criptônio, radônio, xenônio), nitrogênio e gás carbônico. A tabela a seguir mostra a quantidade (porcentagem) de cada gás na atmosfera, sendo o nitrogênio o que existe em maior quantidade.

GÁS

QUANTIDADE EM %

OXIGÊNIO

21

GASES NOBRES

0,91

NITROGÊNIO

78

GÁS CARBÔNICO

0,03


A quantidade de vapor d'água, microrganismos e impurezas depende de alguns fatores, como por exemplo o clima, a poluição e os ventos. Então, estes são componentes variáveis do ar atmosférico.

Componentes constantes do ar

Nitrogênio

É o gás mais abundante do ar (78%). Sua fórmula química é N2, ou seja, uma molécula de nitrogênio é formada por dois átomos de nitrogênio.

Os animais e as plantas não aproveitam o nitrogênio do ar, mas existem alguns seres vivos que conseguem aproveitá-lo e transformá-lo em sais nitrogenados, como os nitratos. Estes seres vivos são as bactérias que vivem em raízes de plantas leguminosas (feijão, soja e ervilha).

O ciclo começa com o gás nitrogênio penetrando no solo. As bactérias o absorvem, transformando em nitratos que são cedidos, em partes para as plantas. Estas plantas utilizam os nitratos para produzir proteínas, que fazem parte do corpo vegetal.

Animais herbívoros comem estas plantas adquirindo para si as proteínas. Animais carnívoros comem os herbívoros, transferindo para eles as suas proteínas. Quando um animal morre é decomposto por bactérias e fungos, que retornam ao solo e mais tarde absorvidos por outra planta. E assim, iniciando o ciclo do nitrogênio novamente.

Oxigênio

Cerca de 21% do ar da atmosfera é de gás oxigênio. Nosso organismo não consegue ficar muito tempo sem respirar. Precisamos do ar atmosférico porque ele contém oxigênio, responsável pela respiração. O oxigênio atua na “queima” dos alimentos, produzindo energia necessária para o funcionamento dos nossos órgãos, assim eles conseguem se manter em atividade. Também serve como gás comburente, que alimenta a combustão (queima).

Quando um ser vivo utiliza o gás oxigênio para a respiração, damos o nome de seres aeróbicos (plantas e animais). Quando não usam o gás oxigênio para a respiração ou “queimar” seus alimentos, damos o nome de seres anaeróbicos (algumas bactérias).

O O2 pode, no entanto, causar danos ao homem. Quando entra em contato com o ferro (Fe) provoca a chamada ferrugem, que destrói carros, máquinas portões, navios e etc.

4Fe +3 O2   →2 Fe2O3

Gás carbônico

Este gás, com fórmula química CO2, é essencial para a vida dos vegetais na realização da fotossíntese, que produz glicose e energia. A glicose é armazenada em forma de amido e pode ser utilizada na produção de celulose. Para a realização da fotossíntese é necessário:

- clorofila (substância de cor verde que absorve energia luminosa);
- luz do Sol;
- água;
- gás carbônico

Quando há presença de luz solar (absorvida pela clorofila), o gás carbônico do ar e a água do solo retirada pelas raízes é levada até as folhas e se transforma em glicose e gás oxigênio. A glicose é usada como fonte de energia ou para fazer outra substância e o oxigênio é liberado para o meio ambiente.

Gases nobres

Dificilmente se combinam com outras substâncias, por isso são nobres. São eles: hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), criptônio (Kr), Xenônio (Xe) e Radônio (Rn). São isolados e utilizados pelo homem:

- em flashes, máquinas fotográficas (Xe);
- em letreiros luminosos (Ne, Kr);
- para encher balões (He);
- em aparelhos utilizados para tratamento de câncer (Rn);
- no interior de lâmpadas (Ar).

O gás Hélio é muito leve. O gás neônio também é chamado de gás-neon. Ele produz luz vermelha e laranja.

Quais são os gases que estão presentes no ar?

O criptônio produz uma luz verde-azulada.

Componentes variáveis do ar

Vapor d'água

O vapor d'água da atmosfera vem da evaporação da água dos mares, rios e lagos; respiração dos seres vivos; transpiração das plantas; evaporação da água do solo e evaporação da água de dejetos (fezes e urina de animais).

Esta umidade (vapor d água) é importante para os seres vivos porque ajuda na formação das nuvens. Em alguns locais, onde há baixa umidade, muitas pessoas apresentam dificuldade na respiração. É o caso da região centro-oeste do Brasil. Nestes casos, é recomendado colocar recipientes com água perto da cama. Isto acontece para que o vapor d água umedeça a mucosa das vias respiratórias (nariz, faringe).

Poeira

É formada por várias partículas sólidas que se depositam nos móveis, utensílios domésticos, estradas, telhados, etc. Na atmosfera, é possível ver a poeira.

Fumaça

Quem mais produz fumaça com fuligem são as fábricas que não têm filtros nas suas chaminés. A fuligem, que tem cor escura, é formada por substâncias como chumbo (Pb). Causa sérios danos ao aparelho respiratório.

A fumaça que sai de automóveis, ônibus e caminhões contém dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e hidrocarbonetos.

Quais são os gases que estão presentes no ar?

Microrganismos

Estão em grandes quantidades na atmosfera. Muitos são responsáveis por doenças como o tétano, tuberculose e gripe.

Alguns não causam doenças e ajudam na decomposição de organismos mortos e na fabricação de antibióticos. Outros, como o bacilo láctico, se desenvolvem no leite, produzindo a coalhada.

Quais são os gases que estão presentes no ar?
  
Quais são os gases que estão presentes no ar?

Quais são os gases que estão presentes no ar?

Quais são os gases que estão presentes no ar?

Como referenciar: "Composição do ar" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 18/12/2022 às 06:27. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/conteudos/ef/ar/p1.php

Quais são os gases presentes no ar?

O ar atmosférico é composto por vários gases. Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono.

Quais são os gases raros encontrados no ar?

Gases nobres – também conhecidos como gases raros, os gases nobres pertencem ao grupo 18 da tabela periódica, cujos membros são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn). Estes gases são os componentes menos abundantes da atmosfera.

Qual e o gás que forma a maior parte do ar?

O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.