Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

...

Os órgãos externos são:

· A vulva: que é recoberta de pêlos sendo formada pelos - grandes lábios que são duas pregas cutâneas, recobertas de pêlos na sua face externa tendo,sobretudo, uma tarefa de proteção em relação aos órgãos genitais situados mais profundamente. Pelos pequenos lábios, pelo orifício de saída da uretra por onde sai a urina nas mulheres, pelo clitóris que é um pequeno órgão erétil e é encontrado na parte anterior da vulva e durante o orgasmo feminino se enche de sangue e fica ereto.

Os órgãos internos são:

· A vagina: é um canal que vai desde o colo uterino até a vulva, portanto liga o útero aos órgãos genitais externos. Internamente, a cada lado da abertura da vagina há duas glândulas de meio milímetro, chamadas glândulas de Bartholin, secretoras de um muco que a lubrifica durante a relação sexual. É neste canal que o homem coloca o pênis durante a relação. É pela vagina que sai a menstruação e por onde o neném passa na hora do parto normal.

 

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

Última atualização: quarta, 28 Set 2016, 09:05

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

O sistema reprodutor humano é o conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução da espécie humana. Os aparelhos reprodutores também definem qual o sexo de uma pessoa, sendo o feminino e o masculino completamente diferentes um do outro.

O ENEM sempre cobra, no caderno de Ciências da Natureza, e suas tecnologias, questões relacionadas à fisiologia do corpo humano. Dentro dessa matéria, entender o Sistema Reprodutor Humano é essencial para responder as questões que surgem sobre o tema.

Não deixe de conferir nossos exercícios sobre Sistema Reprodutor!

O que é Sistema Reprodutor Humano?

O sistema reprodutor humano é conjunto de órgãos e estruturas do corpo humano que são responsáveis pela identificação do sexo de uma pessoa, e pela reprodução da espécie humana. Os seres humanos se reproduzem de maneira sexuada, ou seja, é necessário um homem e uma mulher para gerar novos seres da espécie humana.

Diferentemente dos órgãos dos sistemas respiratório e digestivo, por exemplo, que são os mesmos em todos os seres humanos, os órgãos do sistema reprodutor humano variam de acordo com o sexo do indivíduo.

O sistema hormonal exerce grande influência nos sistemas reprodutores feminino e masculino, pois é através do processo hormonal que o ocorre o estímulo necessário para que os órgãos sexuais se desenvolvam. Os hormônios também são responsáveis pela produção dos gametas, pelo impulso sexual e outras funcionalidades.

Aprenda mais sobre hormônios no artigo sobre Sistema Endócrino.

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino é o responsável por produzir os espermatozoides, as células que são conduzidas para o aparelho reprodutor feminino para a fecundação do óvulo. Para produzir os espermatozoides, o sistema reprodutor masculino conta com vários órgãos.

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

Órgãos do Sistema Reprodutor Masculino

– Pênis: órgão reprodutor e excretor do organismo masculino. Contém em seu interior a uretra, que é responsável pela eliminação da urina e pela condução do sêmen, que contém os espermatozoides. Ele é constituído por um tecido cavernoso e esponjoso, que aumenta devido à grande vascularização e de acordo com a libido do indivíduo, proporcionando a ereção deste órgão;

– Bolsa escrotal: cavidade que aloja e protege os testículos, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada à fisiologia dessas estruturas;

– Testículos: são glândulas que produzem os gametas masculinos, através da espermatogênese, e que possuem células intersticiais (células de Leydig), que sintetizam a testosterona, hormônio sexual masculino;

– Epidídimo: ducto formado por um canal emaranhado que coleta, armazena e conduz os espermatozoides. Os gametas ficam maduros com maior mobilidade, tornando-se aptos à fecundação;

– Ducto deferente: canal que transporta os espermatozoides do epidídimo até um complexo de glândulas anexas;

– Glândulas anexas: conjunto formado pela próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais. Formam a secreção que compõe o sêmen, fluido que nutre e proporciona o meio de sobrevivência aos espermatozoides, como a neutralização do pH levemente ácido da uretra.

Organize seu tempo estudando com o nosso plano de estudos gratuito.

Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutivo feminino é composto por diversos órgãos que estão localizados principalmente dentro do corpo e nos arredores da região pélvica da mulher. Ele possui diversas funções e vários papéis importantes, tais como:

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

  • Produz os gametas femininos (óvulos);
  • Fornece um local apropriado para a ocorrência da fecundação;
  • Permite a implantação de embrião;
  • Oferece ao embrião condições para seu desenvolvimento;
  • Executa atividade motora suficiente para expelir o bebê quando ele completa sua formação.

Órgãos do Sistema Reprodutor Feminino

– Vulva: é o conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris);

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

– Lábios vaginais (grandes e pequenos): essas dobras da pele formadas por tecido adiposo são responsáveis pela proteção do aparelho reprodutor feminino;

– Clitóris: órgão sensível do organismo feminino;

– Vagina: canal que recebe o pênis durante o ato sexual, servindo também como ducto para eliminação do fluxo menstrual e concepção no momento do parto normal;

– Útero: órgão que recepciona o zigoto (óvulo fecundado) e proporciona o seu desenvolvimento durante o período gestacional. Além de proteger o embrião contra choques mecânicos, também impede a transposição de impurezas e micro-organismos patogênicos, além de auxiliar na manutenção da nutrição (formação da placenta e cordão umbilical);

– Tubas uterinas ou trompas: são ovidutos que possuem inúmeros cílios em sua superfície interna e desempenham a função de transportar o “óvulo” do ovário até o útero. É nas trompas que acontece a fecundação, o encontro do espermatozóide com o “óvulo”.

– Ovários: são glândulas responsáveis pela ovulação e produzem também os hormônios sexuais estrógeno e progesterona.

Como ocorre a Fecundação?

Na relação sexual, os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher e começam a corrida para até chegar ao óvulo. Eles são atraídos por substâncias químicas liberadas pelo óvulo e nadam em busca dele.

Além disso, substâncias do sêmen estimulam as contrações da musculatura do útero, que juntamente com os movimentos dos flagelos, levam os espermatozoides até a tuba uterina.

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

Diversos espermatozoides morrem no caminho, pois o ambiente vaginal é ácido e existem células de defesa prontas para eliminá-los. Ainda assim, milhares de outros espermatozoides conseguem sobreviver.

Ao encostar nas camadas mais externas do óvulo, acontece uma reação no acrossomo dos espermatozoides liberando enzimas digestivas que ajudam a dispersar as células foliculares. Quando o primeiro espermatozoide atinge a membrana vitelínica, que é a mais interna, a entrada de outros é impedida.

O fenômeno chamado fertilização se inicia com a fusão das membranas dos gametas, além da secreção dos grânulos corticais que formam uma barreira que impede a entrada de outros espermatozoides.

Com a entrada do espermatozoide, suas estruturas se fundem ao óvulo, e nesse momento que é originado o embrião (ou zigoto), a primeira célula do bebê. A partir da formação do zigoto um processo de divisões celulares é iniciado, originando muitas outras células.

Teste seus conhecimentos de Biologia e de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou desse artigo sobre Sistema Reprodutor Humano? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino?

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino?

Os órgãos genitais masculinos são os dois testículos, as glândulas reprodutivas essenciais (onde se realiza a produção de espermatozóides e testosterona) com suas coberturas e anexos, o epidídimo (que acumula e transporta o espermatozóide), o ducto deferente, o ducto dos testículos, as glândulas seminais (vesícula ...

Quais os órgãos que compõem o sistema reprodutor feminino e masculino?

III- Os testículos ficam no interior do saco escrotal. IV- A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino e é responsável pela produção de espermatozoides. V- Os espermatozoides completam sua maturação no epidídimo. VI- O ovário, as tubas uterinas, o útero e a uretra são órgãos do sistema reprodutor feminino.

Quais são os órgãos que compõem o sistema reprodutor feminino?

A parte interna do sistema reprodutor é composta por ovários, útero, tubas uterinas e o próprio canal vaginal. Já os órgãos externos são a vulva — contendo o clítoris e os grandes e pequenos lábios — e o monte púbico, ou monte de Vênus.

Quais são as diferenças entre o sistema reprodutor masculino e feminino?

Além das características particulares de cada um, uma diferença que podemos citar é que a uretra e o pênis desempenham funções em dois sistemas diferentes (urinário e reprodutor) no caso dos homens, enquanto nas mulheres o sistema urinário não participa de nada no reprodutor, tendo função exclusivamente excretora.