Quais são os tipos de moléculas que podem atravessar através da bicamada lipídica?

A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular, que conta com o auxílio de proteínas.

Ocorre sem gasto de ATP.

As membranas celulares são estruturas dinâmicas, fluidas e constituídas de uma bicamada lipídica. Elas controlam a entrada e saída de substâncias da célula.

Permitem a entrada de água, gás oxigênio, alimento e promovem a saída de gás carbônico e excreções.

Passagem de substâncias através da Membrana

As substâncias podem atravessar a membrana de duas formas:

Transporte Passivo: Sem gasto de ATP.

O fluxo do soluto segue o seu gradiente de concentração, do mais concentrado para o menos concentrado. Ou seja, a favor do gradiente de concentração.

Exemplo: Difusão Simples, Osmose e Difusão Facilitada

Transporte Ativo: Com gasto de ATP.

O fluxo do soluto através da membrana plasmática é contra o gradiente de concentração.

Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.

Saiba mais sobre o Transporte Ativo.

O Mecanismo de Difusão Facilitada

A difusão facilitada é a passagem, através da membrana, de substâncias que não se dissolvem em lipídios, ajudadas pelas proteínas que permeiam a bicamada lipídica. Ocorre sem gasto de ATP.

Essas proteínas são chamadas de Permeases, que atuam como carreador de substâncias.

As permeases capturam as moléculas e facilitam sua entrada na célula. Daí o nome Difusão Facilitada.

Quais são os tipos de moléculas que podem atravessar através da bicamada lipídica?
A membrana celular e a presença de uma permease realizando difusão facilitada

Por difusão simples, as substâncias demorariam muito tempo para atravessar a membrana celular e igualar suas concentrações.

A difusão facilitada é utilizada para transportar substâncias que, apesar de seguirem seu gradiente de concentração, são naturalmente impermeáveis à membrana.

Nas células humanas existe abundância de permeases que transportam glicose.

Saiba mais sobre a Permeabilidade Seletiva da Membrana Plasmática.

Difusão Facilitada e Osmose

A osmose é um tipo particular de difusão, na qual o constituinte da solução que se difunde é a água.

A osmose e a difusão facilitada são consideradas transporte passivo, no qual não há gasto de energia.

Ambas ocorrem a favor de um gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o menos concentrado.

Difusão simples e Difusão facilitada

A difusão simples ocorre devido a tendência natural das moléculas ou íons de se dispersarem no ambiente disponível. Porém, na difusão simples não há o auxílio das permeases, como ocorre na difusão facilitada.

As duas formas de difusão são consideradas transporte passivo.

Quais são os tipos de moléculas que podem atravessar através da bicamada lipídica?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Pós-Doutorado Ciências Biológicas (UNESP, 2013)
Doutorado em Ciências Biológicas (UNESP, 2009)
Graduação em Ciências Biológicas (UNESP, 2005)

Ouça este artigo:

A permeabilidade seletiva é um processo fisiológico que ocorre através da membrana plasmática de todas as células e da parede celular de células vegetais que consiste na passagem seletiva de substâncias para o meio intra ou extracelular.

Para compreendermos melhor o processo de permeabilidade seletiva é preciso relembrar a estrutura da membrana plasmática. A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica, tendo como principal componente moléculas de fosfolipídios, essa composição faz com que a membrana sirva de barreira para a entrada e saída de substâncias, facilitando a passagem de produtos lipossolúveis ao mesmo tempo que dificulta a passagem de elementos não solúveis em lipídios, ou seja grande parte dos lipídios ou moléculas lipofílicas, assim como gases tais como o oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana facilmente enquanto que moléculas hidrossolúveis não.

Íons como o sódio, cloro, potássio e cálcio conseguem atravessar a membrana através de canais iônicos enquanto que moléculas maiores como a glicose e pequenas proteínas passam e um lado ao outro da membrana através de proteínas chamadas de proteínas carreadoras.

A passagem seletiva de substâncias através da membrana ocorre de duas maneiras diferentes: o transporte ativo, quando envolve o uso de energia, e o transporte passivo quando não envolve a utilização de ATP.

O transporte ativo é realizado por proteínas carreadoras e envolve o transporte de moléculas grandes através da membrana plasmática ou de íons contra um gradiente de concentração envolvendo gasto de energia sob a forma de ATP, ele pode ser classificado em transporte ativo primário, ou secundário.

O transporte passivo, por sua vez, envolve a passagem de moléculas através da membrana celular sem o uso de energia e pode ser classificado em difusão simples, difusão facilitada e osmose.

Bibliografia:

Alberts et. Al. (2011), Fundamentos da Biologia Celular, 3ª edição

Carvalho HF & Recco-Pimentel (2013), A célula, 3ª. Edição

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/citologia/permeabilidade-seletiva/

Que moléculas atravessam a bicamada lipídica por difusão simples?

Na difusão simples ocorre a passagem de moléculas pequenas apolares ou lipossolúveis / hidrofóbicas de até 24 átomos, e de gases como o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico através da bicamada lipídica sem nenhum auxílio até que ocorra um equilíbrio no gradiente de concentração entre o meio extra e intracelular.

Quais as moléculas capazes de atravessar facilmente a bicamada fosfolipídica?

As proteínas integrais são aquelas que penetram na bicamada fosfolipídica. Denomina-se proteínas transmembranas as proteínas integrais capazes de atravessar completamente a membrana. Essas podem atravessar a membrana uma ou mais vezes.

Quais moléculas conseguem atravessar livremente a membrana plasmática?

Oxigênio e dióxido de carbono são exemplos de moléculas que conseguem se difundir livremente pela membrana plasmática por meio da chamada difusão simples.

Quais são as moléculas que atravessam rapidamente a membrana?

Aquaporinas são proteínas de canal que permitem que a água atravesse a membrana muito rapidamente e que desempenham funções importantes nas células vegetais, nas hemácias e em algumas partes dos rins (onde minimizam a quantidade de água perdida como urina).