Quais são os passos para fazer um planejamento?

Está pensando em abrir um novo negócio e não sabe por onde começar? O planejamento é essencial. Planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo. E se tratando dos objetivos de uma empresa, estamos falando do planejamento estratégico.

Esse tipo de planejamento define a criação e execução de uma estratégia, que pode ser anual, de três a cinco anos, ou até mensalmente. Tudo depende de quais seus objetivos para o negócio. 

O planejamento estratégico deve ajudar a ter uma visão geral da empresa e, com ele, você pode tomar decisões mais assertivas na hora de tomar decisões e planejar os próximos passos do seu negócio. 

O que é um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é a ferramenta ideal para diferenciar seu negócio de outros no mercado e atingir grandes resultados. Com o objetivo de definir o caminho que deve ser seguido para atingir os objetivos da empresa, o plano deve ser claro e direto, garantindo um entendimento melhor entre clientes, público-alvo e funcionários. 

Um bom planejamento estratégico deve considerar aspectos do ambiente interno e externo da empresa, além de definir propósito, objetivos, metas e indicadores de resultados. O planejamento não é um documento que você cria e deixa de lado, então vamos te mostrar 10 passos para montar um planejamento estratégico, desde a concepção da base da sua empresa até o monitoramento dos resultados. 

10 passos para montar um planejamento estratégico

1. Determine o propósito do seu negócio

Se você acompanha o nosso blog, sabe que determinar o propósito do seu negócio é o primeiro passo de tudo! Cada vez mais, as pessoas estão interessadas no “por quê” das empresas, na razão de elas fazerem o que fazem, e não apenas nos serviços e produtos que elas têm a oferecer. 

2. Estabeleça objetivos e metas

Definido o propósito, chegou a hora de pensar quais são os objetivos do seu negócio, de curto, médio e longo prazo. Depois, defina quais metas precisam ser cumpridas para alcançar esses objetivos. Já fizemos um post sobre metas alcançáveis aqui no blog e explicamos como usar a metodologia SMART.

3. Analise o ambiente interno da organização

Você precisa colocar no papel todos os recursos – ou uma previsão deles se você ainda não tiver empreendendo – para entender as reais necessidades da empresa. Faça uma lista dos pontos fortes, ou seja, tudo que beneficia a empresa e ajuda a empresa a prosperar, e dos pontos fracos, tudo que pode prejudicar o seu negócio. 

4. E não esqueça do ambiente externo

O ambiente externo também não pode ser esquecido, já que ele influencia diretamente na dinâmica e nos resultados da empresa. Crises financeiras, mudanças no mercado, novas leis e mudanças de hábito podem influenciar diretamente o negócio. Analise os pontos fortes e fracos do ambiente externo e se prepare para qualquer imprevisto. 

5. Entenda quem será seu público

O seu público é formado por seus clientes ou potenciais clientes. Entender seu público é estabelecer perfis de compradores, com dados geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. Entender o comportamento e os hábitos dos seus clientes ajuda a estabelecer estratégias eficazes de engajamento. 

6. Defina as estratégias que serão utilizadas

Essa é a etapa em que definimos como os resultados serão alcançados, ou seja, qual caminho deverá ser seguido para chegar ao patamar que você sonha para o seu negócio. Levando em conta todos os 5 critérios acima (propósito, objetivos, ambiente interno e externo e público) você consegue escolher quais estratégias podem ser mais eficazes para sua situação. 

7. Não esqueça do marketing

O marketing é um pilar essencial na sua estratégia. Não adianta ter produtos, serviços e atendimento excelentes se o seu público não está ciente da sua empresa. Estabelecer formas de alcançar esse público e estabelecer uma conexão com seus potenciais clientes é o caminho para aumentar as vendas e criar um negócio rentável. 

8. Desenvolva um plano de ação

O plano de ação simboliza as tarefas que devem ser feitas para se chegar às metas e aos objetivos definidos na fase 2. Esse documento deve auxiliar na implementação de cada etapa do planejamento estratégico e definir o que deve ser feito e como deve ser feito. 

9. Monitore os resultados

Monitorar os resultados é uma forma de garantir que tudo está saindo como planejado e de fazer ajustes quando necessário. O planejamento estratégico não deve ser engessado. Ele deve ser modificado à medida que há mudanças nos aspectos que já explicitamos aqui no artigo, ou quando algo não sai como planejado. Utilize o plano para ter uma visão geral e detectar o que está funcionando e o que não está. 

10. Reveja o planejamento estratégico ao longo do tempo

Essa ferramenta não é apenas para quem está começando, mas para toda a vida da sua empresa. Refaça o planejamento estratégico pelo menos uma vez ao ano e garanta que todas as áreas estão trabalhando da melhor forma para garantir o sucesso do seu negócio! 

Quais os passos para realizar um planejamento?

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação.
1 – Missão, Visão e Valores. ... .
2 – Análise dos ambientes interno e externo. ... .
3 – Definição de metas e objetivos. ... .
4 – Definição do plano de ação. ... .
5 – Mensuração e acompanhamento de resultados..

Quais são as 4 etapas de um planejamento?

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Quais são as 6 etapas do planejamento?

Um processo vital para manter o funcionamento de qualquer empresa no médio e longo prazos é o planejamento..
Avaliação. ... .
Planejamento. ... .
Ação. ... .
Monitoramento. ... .
Reestruturação. ... .
Repetição..

Como fazer um planejamento em 7 passos?

Planejamento estratégico: saiba como fazer em 7 passos.
Defina o objetivo. O ponto de partida de um planejamento estratégico é a definição dos objetivos que se deseja alcançar. ... .
Analise a situação da empresa. ... .
Avalie o mercado. ... .
Identifique os envolvidos. ... .
Planeje as ações. ... .
Defina as alterações e implemente-as..