Quais são os tipos de protozoários explique brevemente cada grupo?

Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes, pertencentes ao Reino Protista. Geralmente vivem em água doce, embora também sejam encontrados em água salgada, lodo e solo úmido.

A palavra "protozoário" vem dos termos gregos protos = inicial, primeiro + zonn = animal.

Alguns protozoários são parasitas, como o Leishmania brasiliensis, causador da leishmaniose, e o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Os protozoários são heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Utilizam o fagossomo, que transforma-se em um vacúolo digestivo, para realizar a sua digestão intracelular. Alguns protozoários possuem também vacúolos contráteis que ajudam a expulsar a água em excesso acumulada no seu interior.

Saiba mais sobre o significados de heterótrofos.

A maioria dos protozoários tem respiração aeróbica, absorvendo o oxigênio por difusão. Através da divisão binária ou múltipla dão origem a novos indivíduos. Também podem se reproduzir de forma sexuada, por conjugação.

O que você sabe sobre os protozoários? Este é um tema importante da Biologia para você acrescentar em seu plano de estudos. Se quiser saber mais sobre o Reino Protista, as características dos protozoários e quais doenças eles causam, continue a leitura. Explicamos tudo para você neste artigo, confira!

O que são protozoários?

Os protozoários fazem parte do Reino Protista, assim como as algas. Esses microorganismos são unicelulares (de uma só célula), eucariontes (com um núcleo) e, geralmente, são heterotróficos (sem capacidade de produzir seu próprio alimento, portanto, se alimentam de outros seres vivos).

Eles costumam ter um tipo de vida livre e são encontrados em ambientes aquáticos, geralmente na água doce, salobra ou  água salgada, ou em lugares úmidos, rastejando pelo solo ou sobre matéria orgânica em decomposição. Algumas espécies acabam se associando a outros organismos para viver, como os parasitas. 

História dos protozoários

Antigamente, os protozoários eram classificados como um filo do Reino Animal, descritos como microorganismos unicelulares heterotróficos, semelhantes a animais. Era o antigo Reino Protozoa, do grego Proto (que em português significa primeiro) e Zoa ouzoo (que em português significa animal ou animais), traduzido então como “primeiros animais”. No entanto, com a nova classificação com base na locomoção e pela semelhança com as algas unicelulares, eles passaram a apresentar características mistas, semelhantes a animais e vegetais, por isso  foram incluídos no Reino Protista.

Como são classificados os protozoários?

Os protozoários são divididos em classes que seguem como critério o modo de locomoção que utilizam.  Confira abaixo as quatro classes mais importantes. 

Rizópodos

Os rizópodos utilizam pseudópodos (“falsos pés”) para se locomover. O mais famoso representante deste grupo é a ameba, que obtém seu alimento com o processo chamado fagocitose, e fazendo a digestão em seus vacúolos digestivos.

Flagelados

Os flagelados utilizam o movimento de um único e longo flagelo para se locomover, são de vida livre e muitos deles são parasitas de seres humanos. É o caso do Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Ciliados

O meio que os ciliados usam para se locomover é através do batimento de cílios, que são filamentos menores e mais numerosos do que os flagelos. Geralmente aparecem na água doce ou salgada com matéria vegetal em decomposição. A forma de reprodução é sexuada, em que uma célula transmite material genético para outra célula. Depois da conjugação, as células realizam a reprodução assexuada. Um exemplo de protozoário ciliado é os do gênero Paramecium, que costumam habitar poças de água suja.

Esporozoários

Os esporozoários, por sua vez, não apresentam organelas locomotoras nem vacúolos contráteis. Eles são levados pelo ambiente, que pode ser o ar, a água ou algum animal. Um exemplo desse tipo de protozoário é o Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária.

Doenças causadas por protozoários

As doenças causadas por protozoários são chamadas de protozooses. Apesar de serem considerados microorganismos de vida livre, eles podem agir como parasitas, ou seja, se alojar no corpo de outros animais, que recebem o nome de hospedeiros.

Esse tipo de doença é mais comum em países e regiões mais pobres, com problemas de saneamento básico e tratamento de água. A melhor maneira de prevenir é bebendo água filtrada, lavar bem os alimentos antes de comer, usar repelentes e ter hábitos de higiene, como lavar as mãos depois de usar o banheiro.

Confira abaixo alguns exemplos de protozooses.

Amebíase

Também chamada de disenteria amebiana, é transmitida por hospedeiros como artrópodes (baratas e moscas, por exemplo), ou pela ingestão de água ou alimentos com cistos (células inativas ou em estado de hibernação). O agente causador é o parasita Entamoeba histolytica.

Malária

Essa doença é causada por diferentes espécies de protozoários do gênero plasmodium, sendo mais comum no Brasil o Plasmodium vivax. O agente transmissor é o mosquito do gênero Anopheles, popularmente chamado de mosquito-prego, que contém o protozoário em sua saliva e o transmite por meio da picada.

Doença de Chagas

A transmissão ocorre pelo inseto popularmente conhecido como barbeiro, que pica a pessoa e, ao mesmo tempo, defeca na ferida. É assim que o protozoário Trypanossoma cruzi, que está presente nas fezes do inseto, chega até o organismo do hospedeiro, provocando problemas de saúde como insuficiência cardíaca, inflamação do cérebro, lesões neurológicas e dilatação do tubo digestório, que podem levar o indivíduo à morte.

Leishmaniose

É uma doença que provoca lesões nas mucosas, como boca e cavidade nasal. A transmissão ocorre por meio da picada da fêmea do mosquito-palha. O agente causador é o protozoário do gênero Leishmania.

Gostou de aprender sobre este assunto tão importante da Biologia? Agora você já sabe o que são os protozoários e quais são as principais doenças causadas por eles. Se quiser saber mais assuntos relacionados ao Enem e ao vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos!

Quais são os grupos de protozoários explique cada um deles?

Filo Foraminifera — são os pseudópodes, isto é, os protozoários que têm uma carapaça externa à célula, rica em perfurações; Filo Actinopoda — são os seres que se locomovem por pseudópodes, porém com a forma afilada; Filo Rhizopoda — são rizópodos e também se locomovem por pseudópodes.

Quais são os tipos de protozoários?

De acordo com o tipo de locomoção e de reprodução, os protozoários podem ser classificados em: Rizópodes, Flagelados, Ciliados e Esporozoários.

O que são protozoários e quais suas características?

Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e heterótrofos. Podem ter entre 2 e 1000 µm, sendo algumas espécies “grandes” o suficiente para serem vistas a olho nu. O Reino Protista, ou Protoctista, é um Reino que possui organismos com características bastante variadas.

Quais são os protozoários mais conhecidos?

O protozoário mais conhecido é o paramécio.