Quais sugestões você tem para a melhoria do trabalho na empresa como um todo?

A gestão de empresas deve ser sempre otimizada. Assim, o empreendedor evita prejuízos e aumenta a rentabilidade;

  • Há 7 ideias que o dono de negócio pode implementar para otimizar o planejamento e controle financeiro de uma empresa;

  • O maior segredo dos gestores já vamos te contar. É o uso de uma boa ferramenta de gestão de negócios e controle financeiro. Use o melhor ERP online do mercado: teste grátis a Conta Azul Pro!

  • Experimente grátis a Conta Azul!

     

     

    Imagine um empreendedor chamado Carlos, dono de um restaurante. Ele sofre prejuízos financeiros todos os meses, pois não tem um bom controle de estoque e das vendas, além do estresse. Ele não sabe, inclusive, se está tendo lucro ou prejuízo. Mesmo se dedicando, tem dificuldades na gestão da empresa. 

    Mas esses desafios não são culpa de Carlos. Isso tudo são consequências de processos manuais, que fazem ele perder tempo e dinheiro. Se contasse com a ajuda da tecnologia e um bom sistema ERP online, sua realidade seria outra. 

    Essa é uma das 7 dicas para melhorar a gestão estratégica de empresas que você vai conferir neste conteúdo. São ideias práticas, simples e objetivas, que farão toda a diferença no seu negócio. 

    Faça uma boa leitura!

    Confira os tópicos:

    Quais sugestões você tem para a melhoria do trabalho na empresa como um todo?

    O que é gestão de empresa e qual sua importância?

    Gestão, segundo o dicionário online Priberam, significa gerência, administração. Como o próprio nome diz, a gestão de empresas se refere a todas as operações administrativas de um negócio. 

    Mas também podemos falar de recortes específicos, que se refiram a gestão de pessoas, financeira, de estoque e outros. E aí, já podemos entender a importância de ter um bom gerenciamento do negócio e saber como melhorá-lo.

    Empresa sem gestão praticamente não existe. É como um carro sem motorista. Sem ter alguém para acelerar, dar ré, girar a chave… como vai sair do lugar? Por isso, sempre invista em melhorar os seus processos.

    Descubra como fazer gestão por resultados: características, vantagens e usos

    Principais funções de um gestor empresarial

    O gestor empresarial precisa operar 4 funções administrativas fundamentais. Elas só podem ser desempenhadas por ele (ou pelo grupo diretor). Além disso, há outras operações que ele pode assumir ou delegar. A gestão financeira ou de estoque são algumas delas. 

    Essas quatro funções são planejar, organizar, dirigir e controlar. São nucleares nas decisões administrativas e dependem única e exclusivamente do responsável pela gestão da empresa.

    Vamos voltar ao exemplo do tópico anterior. Se o gestor é o motorista de um carro, cabe a ele virar a chave, acelerar ou desviar dos obstáculos. O planejamento estratégico e sua execução está toda na mão dessa ou dessas pessoas.

    Os demais componentes também fazem sua parte, mas existe um limite de autonomia que podem ter. Imagina se cada pneu resolve ir para um lugar diferente, como seria?

    Enfim, todas as áreas da empresa precisam de um gestor. Muitas vezes, o dono do negócio cumpre todas essas funções ao mesmo tempo. Ou pior: usando caneta e papel ou planilhas eletrônicas.

    Dá para fazer melhor e mais fácil. Basta usar uma plataforma que integre a gestão financeira de empresas a todas as outras. Para isso, você pode contar com um ERP.

    Você sabe o que é e como gerir uma empresa de prestação de serviços? Descubra. 

    7 ideias para melhorar a gestão da empresa

    O gestor de uma empresa deve prestar atenção em todas as áreas. Há muitos desafios, nós sabemos, mas com conhecimento e ferramentas adequadas, tudo fica mais fácil. 

    Quer sair um pouco do operacional e focar na estratégia da empresa? Veja estas 7 dicas para melhorar a gestão da empresa:

    1. Abra os olhos para o mercado e seus clientes

    A não ser por um golpe de sorte, nenhuma estratégia tende a dar certo se não é construída olhando para o mercado. É preciso conhecer bem seus clientes e seus concorrentes.

    Não esqueça que tudo isso se transforma muito rápido: o que interessava ao seu público ano passado, pode não interessar mais agora. Os hábitos do consumidor mudam e é natural, pois a sociedade está sempre em movimento.

    2. Envolva a equipe nas suas metas

    Manter os colaboradores motivados é o que mais aproxima um negócio do sucesso, pois a produtividade costuma ser proporcional à satisfação com que desenvolvem suas tarefas. 

    Dinâmicas, vídeos e treinamentos são ações válidas. Só não deixe de participar diretamente delas. Também não esqueça de colocá-los a par dos planos para o seu negócio.

    3. Mantenha uma comunicação boa com colaboradores e clientes

    Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o saudoso Chacrinha. E não é que ele tinha muita razão? Olhe para dentro da sua empresa e veja como os processos funcionam.

    A falta de diálogo entre estoque, vendas e financeiro, por exemplo, provoca ruídos que prejudicam negociações e afetam o faturamento. Para evitar a bagunça, estude as melhores ações para otimizar essa comunicação na empresa. Adotar ferramentas de comunicação interna na empresa pode ser uma saída.

    4. Não tenha medo de inovar, mas calcule os riscos

    A inovação é etapa importante para o crescimento da empresa. Inovar significa fazer diferente, ser criativo e propor novas formas para abordar antigos problemas. 

    É possível inovar em tudo: produtos, processos e até mesmo no próprio modelo de negócio. Para isso, é necessário analisar o mercado, ficar de olho nas tendências e, o mais importante, ouvir os seus clientes. 

    No entanto, nem toda inovação é aplicável em todos os tipos de empresa. É preciso avaliar as mudanças propostas e seus riscos. Quer ajuda nisso? Confira este checklist para implementação do processo de inovação para empresas.

    5. Tenha o contador como seu melhor amigo

    Há quem desconsidere esse suporte e veja o profissional de contabilidade como aquele que está na empresa para lembrá-lo dos impostos a pagar. Mas, na verdade, o empreendedor tem no contador o seu principal parceiro para o sucesso do negócio.

    Você pode preferir vender, produzir e executar do que calcular impostos e registrar receitas e despesas. Mas quanto tempo o negócio sobreviveria sem um controle financeiro?

    Portanto, converse com seu contador para, junto com ele, encontrar as soluções mais assertivas para o seu negócio, no que diz respeito à gestão como um todo. 

    6. Otimize seu tempo de trabalho

    Trabalhar mais e trabalhar melhor são pontos diferentes. Esqueça o “trabalhe enquanto eles dormem”. Pense em “trabalhe melhor, durma melhor”. Procure formas de deixar seu esforço mais eficiente, pois mais resultados podem vir com menos esforço em tarefas básicas.

    Para isso, você precisa analisar os seus processos internos e ver onde pode otimizá-los. No próximo tópico, veja como a tecnologia ajuda a reduzir a carga de trabalho. 

    Este recurso também oferece insumos para um monitoramento mais assertivo, como o acesso em tempo real das suas vendas e demais movimentações financeiras.  

    Gestão de compras: 4 dicas infalíveis para dominar essa atividade

    7. Use a tecnologia a seu favor

    Você precisa adequar seus processos ao mundo digital, utilizando ferramentas online. Elas trazem diferenciais como o armazenamento na nuvem e o acesso por dispositivos móveis. 

    É dessa forma que você deve realizar o fluxo de caixa, conciliação bancária, cadastro de clientes e emissão de nota fiscal, entre outras tarefas de gestão.

    Isso ajudará a eliminar erros, deixará de lado a lentidão dos processos manuais e permitirá acompanhar seu negócio de onde você estiver. Ainda, dá para integrar tudo em um lugar só, com um ERP. 

    Quais sugestões você tem para a melhoria do trabalho na empresa como um todo?

    Melhore a sua gestão e acelere o sucesso da sua empresa com a Conta Azul Pro! 

    Todas essas 7 ideias são ótimas. No entanto, você deve aplicá-las da forma certa para conseguir melhorar a gestão da sua empresa. Para isso, também precisa da ferramenta certa. Estamos falando da plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro!

    Nosso ERP online conecta todas as áreas administrativas da sua empresa. E isso inclui cadastramento de clientes, parceiros, fornecedores, produtos e serviços. Outras vantagens são os relatórios detalhados, porém fáceis de entender.

    Tudo isso sem contar com as notificações que você recebe quando um item do estoque chega no nível mínimo. Com isso, fazer a reposição e é muito mais fácil! 

    A Conta Azul Pro também oferece a opção de limitar as informações a que os usuários podem ter acesso. Ou seja, cada colaborador pode acessar a plataforma e ver apenas o que estiver liberado, conforme os critérios definidos por você.

    Quando falamos em otimização, logo vem à cabeça a frase “tempo é dinheiro”. E ela está certa:. quanto menos você se ocupar de tarefas técnico-administrativas, mais horas sobram para o planejamento estratégico ou até para focar em vendas e outras atividades-fim do negócio. 

    Pensando nisso, a Conta Azul Pro automatiza muitas das operações de gestão da sua empresa, como emissão de notas fiscais e a conciliação bancária. 

    O que sugerir de melhoria para empresa?

    8 ideias de projetos de melhorias para empresas.
    1 – Softwares de gestão. ... .
    2 – Comunicação interna. ... .
    3 – Metodologia OKR. ... .
    4 – Home Office. ... .
    5 – Pesquisas de mercado. ... .
    6 – Treinamento das equipes. ... .
    7 – Clima organizacional. ... .
    8 – Monitore as ações..

    Que sugestões você pode dar para a melhoria da organização do trabalho?

    Confira nossas dicas!.
    Invista na comunicação interna empresarial. ... .
    Ouça os colaboradores com mais frequência. ... .
    Construa um bom plano de cargos e salários. ... .
    Gerencie os conflitos que existem no trabalho. ... .
    Não caia no dilema do falar-fazer. ... .
    Use ações de endomarketing. ... .
    Aposte em programas de reconhecimento..

    O que é uma sugestão de melhoria?

    Basicamente, ela implica a realização de diversos tipos de questionamentos sobre a empresa com o intuito de realizar melhorias. Equipe: uma das maiores sacadas dessa estratégia é o fato de que ela pode ser realizada em grupo e, assim, contar com visões e opiniões variadas.