Quais são suas causas e as principais consequências para a qualidade do corpo hídrico?

A água é um recurso natural fundamental para a existência humana. Porém, sua quantidade vem diminuindo consideravelmente ao longo do tempo devido à falta de cuidados na sua preservação. Apesar de importantes avanços nos últimos tempos, com a adoção de leis e políticas de conscientização que visam coibir a poluição de rios e mares, além da modernização da produção industrial, a poluição hídrica ainda é um problema no mundo todo.

A maior parte das indústrias, independentemente do segmento de atuação, utiliza água em seus processos produtivos e, por essa razão, deve tratá-la antes de devolvê-la ao meio ambiente. A parte líquida dos resíduos de determinado processo é denominada efluente. Para o tratamento dos efluentes, normalmente se utilizam as ETEs (Estações de Tratamento).

Apesar do monitoramento permanente, os riscos existem. Por exemplo, em época de chuvas fortes e constantes, pode haver transbordamentos e contaminação do entorno, além de vazamentos em tubulações que fazem parte das estruturas de tratamento e encaminhamento de efluentes, e que também podem causar acidentes ambientais.

Considerado um grave problema socioambiental, a poluição hídrica ainda é um tema de crescente preocupação para as empresas atualmente, principalmente quando se fala de questões ambientais e do conceito ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução do Inglês).

Conhecida também como poluição das águas, a poluição hídrica é a poluição ou contaminação de mares, rios, lagos, nascentes, oceanos e córregos. As causas vão desde o vazamento de materiais contaminantes em rios, mares e lagos, até o descarte irregular de resíduos e efluentes diretamente nesses locais, o que acaba comprometendo as condições das águas e, por consequência, afetando a saúde de pessoas, animais e vegetais em diversos lugares.

Quais são suas causas e as principais consequências para a qualidade do corpo hídrico?

Quais são as principais causas da poluição hídrica?

O ser humano é o maior causador da poluição hídrica, sendo que as maiores fontes de contaminação e poluição são:

Atividades industriais

Esse tipo de atividade é responsável por gerar inúmeros tipos de resíduos poluentes, que acabam despejados em rios, lagos e mares, como por exemplo a exploração petrolífera, que pode gerar desastres ecológicos irreparáveis caso haja vazamento de petróleo no mar.

Quais são suas causas e as principais consequências para a qualidade do corpo hídrico?

Atividades domésticas

A contaminação da água pode ocorrer de diversas maneiras, seja pela utilização de detergentes que intensificam o desenvolvimento de algas e fitoplâncton, que ao morrerem acabam com a oferta de oxigênio. Outra forma de contaminação é através dos resíduos de lixões a céu aberto, aterros sanitários mal instalados, lançamentos de esgoto doméstico de maneira irregular, pela infiltração do chorume no lençol freático, e a falta de saneamento básico.

Atividades agrícolas

Nos pesticidas e fertilizantes existem substâncias que podem ser dissolvidas na água/chuva, que ao infiltrar o solo e atingir o lençol freático podem causar grandes impactos ambientais.

Contaminação através de resíduos de cadáveres

O necrochorume é composto pelos restos do corpo que está em processo de decomposição. A contaminação pode ocorrer através desse resíduo infiltrado pelo solo.

Quais são suas causas e as principais consequências para a qualidade do corpo hídrico?

Quais são as consequências da poluição hídrica?

Com o crescimento da população mundial, o aumento do processo de industrialização e o surgimento de novas técnicas de plantio no campo, também se agravou a poluição nas reservas hídricas, causando maior escassez desse recurso em situações nas quais a água poderia ser reaproveitada.

A poluição das águas traz consigo diversas consequências, como doenças que podem ser causadas pelo consumo ou exposição a recursos contaminados, a contaminação do ambiente para a vida aquática, animais, plantas e para as próximas gerações e o processo de eutrofização, que é ocasionado pelo excesso de matéria orgânica proveniente dos esgotos.

Além disso, na ocorrência de um acidente ambiental, a depender da geologia, hidrogeologia, bem como volume e características do contaminante, pode haver contaminação do lençol freático, gerando a necessidade de processos de remediação ambiental, a depender das características técnicas do caso, e ainda, podendo também afetar as comunidades próximas, causando danos corporais e materiais aos moradores.

Por isso, as empresas devem investir em programas de prevenção ao risco ambiental.

Como se prevenir da poluição hídrica?

Os incidentes custam caro à natureza. E não estar preparado para ações emergenciais diante do ocorrido pode colocar por água abaixo o caixa de uma empresa, com prejuízos financeiros severos. Daí a necessidade de contratação de seguros específicos para situações de poluição ambiental.

Quais são suas causas e as principais consequências para a qualidade do corpo hídrico?

Por isso, as soluções para riscos ambientais da AIG, referência global em seguros diversos, oferecem proteção contra possíveis incidentes em operações comerciais, industriais, infraestrutura, transporte, obras e prestação de serviços.

Confira abaixo os principais seguros da AIG neste segmento:

Seguro Ambiental Infraestrutura

Voltado ao segmento de infraestrutura, o Seguro Ambiental Infra da AIG oferece coberturas para casos de incidentes e poluição ao meio ambiente abrangendo todas as etapas de obras, operação e manutenção (O&M) em um único produto.

Seguro Ambiental Obras e Prestação de Serviços

Gerenciar exposições em obras pode ser algo complexo. Dentre vários outros, os riscos ambientais neste segmento podem representar prejuízos de grandes proporções. O Seguro Ambiental Obras AIG protege as empresas contra reclamações por danos ambientais, pessoais, materiais e custos de limpeza (remediação) decorrentes de condições de poluição causadas enquanto trabalham em locais de terceiros, inclusive obras.

Seguro Ambiental Operações Comerciais e Industriais

O seguro ambiental de operações comerciais e industriais acontecem falhas e incidentes em instalações como edifícios comerciais e indústrias podem gerar casos de poluição ao meio ambiente. O Seguro Ambiental AIG para Instalações Fixas permite ao segurado esquematizar um programa adequado para os riscos ambientais de suas operações.

Seguro Ambiental de Transporte

Com a maior parte das cargas transportadas pela via rodoviária é um desafio estar à frente do negócio de transportes no Brasil. A cada vazamento ou tombamento de carga, diversos impactos ambientais podem correr, englobando contaminação do solo, das águas de superfície e lençóis freáticos, entre outros.

O Seguro Ambiental Transportes AIG foi desenvolvido especialmente para riscos relacionados às atividades de transporte de mercadorias e resíduos, oferecendo cobertura para possíveis danos que uma carga, seja ela perigosa ou poluente, possa causar ao meio ambiente.

Para mais informações e dicas sobre o assunto, você pode baixar gratuitamente o E-Book “Guia de avaliação de riscos ambientais para as empresas”.

Leia mais artigos em nosso blog:

  • Você sabe o que significa responsabilidade civil objetiva e subjetiva?
  • O que o mercado de seguros tem a ver com ESG?

Quais as consequências dos recursos hídricos?

Os prejuízos desse processo são imensos, além de comprometer a qualidade da água para abastecimento, ocorre a morte de espécies aquáticas, além da proliferação de doenças como a febre tifoide, meningite, cólera, hepatites A e B, entre outras.

Quais são as causas dos recursos hídricos?

Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

Quais são as principais causas de degradação dos recursos hídricos?

A degradação dos rios e de redes de drenagem pode acontecer de duas formas principais: por poluição e pela erosão com assoreamento do leito dos cursos d'água. Com isso, fontes de água potável são perdidas ou convertidas em áreas de baixíssimo aproveitamento tanto para os animais quanto para a sociedade.

Quais os principais problemas quanto ao uso do recurso hídrico pelas atividades humanas?

- a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura; - a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento; - a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.