Por que nas zonas polares As temperaturas são baixas ao longo do ano?

1) no inicio da industrializaçao brasileir,qual o produto que trazia mais riqueza para a economia do brasil? 2) quaia foram as condiçoes favoraveis, que o café proporcionou para o inicio da industrialização no brasil? 3) o que significa desenvolvimento da infraestrutura oferecidos pelos os fazendeiro no inicio da industrializaçao ? 4) qual a regiao brasileira que ainda tem a maior concentraçao de industrias? 5) quais sao os fatores que contribuiram desde 1990 para desconcentração industrial 6)quais sao as vantagens que os governantes de cidade pequenas vem oferecido as empresas para que instalem industrias em suas cidades 7) o que significa insenção fiscal?

Respostas:

O clima polar predomina nas regiões de altas latitudes, nos extremos norte e sul da Terra. Nessas regiões são registradas as mais baixas temperaturas do planeta. Esse clima não possui estações do ano definidas, com verões quentes e invernos frios, e raramente o gelo que cobre o solo desses locais derrete.

Características

Nas regiões de clima polar – ao contrário do que o gelo que recobre a superfície nos faz pensar – há baixa pluviosidade e umidade. Em alguns locais, as médias de pluviosidade se aproximam das encontradas nos desertos quentes.

A neve, que não é frequente, mas uma vez depositada na superfície raramente se derrete, ao se acumular, vai formando uma camada cada vez mais espessa que cobre o solo. As calotas polares - placas de gelo continental que são encontradas na Groenlândia (polo norte) e na Antártida (polo sul), levaram milhões de anos para alcançar o tamanho atual.

Vegetação

Em um clima tão severo, com tão baixas temperaturas e umidade, é fácil compreender que a cobertura vegetal seja rara. Em algumas regiões, em curtíssimos verões, pode surgir a tundra, uma vegetação rasteira essencialmente composta por musgos e líquens e que, nesses períodos, constitui excelente pastagem para os animais herbívoros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As temperaturas muito baixas durante a maior parte do ano selecionam espécies adaptadas, capazes de crescer no curto período do verão. Por isso não há arvores ou vegetação arbustiva no clima polar.

Por que nas zonas polares As temperaturas são baixas ao longo do ano?

Em algumas regiões de clima polar, em um curto período de verão, surge a tundra, uma vegetação rasteira

Localização

O clima polar é encontrado nas proximidades dos polos do planeta.

  • ao norte, na região do Círculo Polar Ártico estão as geleiras do Ártico, a Groenlândia, uma boa parte do norte do Canadá e Alasca, bem como a porção norte da Rússia (Sibéria).

  • ao sul, no Círculo Polar Antártico está o imenso continente montanhoso da Antártida.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

  1. Toda Matéria
  2. Geografia

O clima polar é caracterizado por uma longa temporada de Inverno e temperaturas extremamente baixas, até mesmo no Verão. As áreas dessas regiões que vivem sob a influência do clima polar são chamadas de desertos frios devido às condições inóspitas.

Os países que vivem sob a influência direta da clima são: Rússia, Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Groenlândia, Islândia, Canadá e Alasca (que pertence aos Estados Unidos). Essas são regiões situadas na Zona Polar do Ártico, que se estende até o Polo Norte.

Sob a influência desse clima, as zonas passam por temperaturas médias anuais negativas, com até menos 50º C no Inverno. Já no Verão, os termômetros dificilmente ultrapassam 10ºC positivos. Há regiões, como a Antártida, em que a temperatura chegou a 89,2ºC negativos.

O Verão nas zonas sob a influência do clima polar é muito breve. Em geral, as condições climáticas são as mesmas e, durante 9 meses do ano, com termômetros abaixo de 10º negativos.

Por que nas zonas polares As temperaturas são baixas ao longo do ano?

Características do Clima Polar

  • Baixa precipitação devido à baixa evaporação
  • Ventos fortes, em especial no Polo Sul
  • Temperaturas médias abaixo de zero durante a maior parte do ano
  • Vegetação dominada por musgos, liquens, árvores anãs e arbustos lenhosos
  • Na zona totalmente polar não há nenhuma planta
  • Baixa umidade do ar
  • As zonas polares vivem períodos de 24 horas de luz nos meses de Verão e 24 horas de escuridão nos meses de Inverno

Fatores Climáticos

A influência do clima polar, nas proximidades dos polos Norte e Sul é tão rigorosa que a neve, quando cai, não derrete e vai se acumulando ao longo de milhares de anos. É por isso que existem grossas camadas de gelo nessas regiões.

Os mantos de gelo existentes no Hemisfério Sul são maiores que aqueles do Hemisfério Norte devido à incidência dos raios solares, menor devido à inclinação da Terra. A baixa umidade do ar influencia na queda da neve e as zonas sob a influência do clima polar podem ser tão secas quanto os desertos.

Vegetação

A Tundra é a vegetação típica do ártico e inclui flores, arbustos anões, ervas, gramíneas, musgos e líquens. É, em geral, caracterizada pela adaptação à fina camada de solo e alimenta-se da matéria orgânica que permanece congelada durante todo ao ano.

As plantas desse bioma adaptaram-se às baixas temperaturas, que não ultrapassam os 10ºC no Verão e, em alguns casos, abaixo disso o ano todo. O tamanho da planta – em geral muito pequena nesse bioma - torna possível a sobrevivência.

As raízes são superficiais para compensar a fina camada de solo e as folhas são pequenas para dinamizar o aproveitamento da água. Praticamente todas as plantas polares são capazes de fazer fotossíntese em baixas temperaturas.

Algumas espécies não produzem sementes e garantem a reprodução pelo crescimento da raiz. Outras são perenes, florescem somente no Verão, morrem no Inverno e retornam na Primavera. É dessa maneira que economizam energia para a produção de sementes.

Complemente seus estudos sobre climas lendo:

  • Tipos de Clima
  • Clima Frio de Montanha
  • Clima Desértico
  • Clima Mediterrâneo

Por que as zonas polares As temperaturas são baixas ao longo do ano?

O que permite as características do clima polar é o eixo de inclinação do planeta Terra, que dificulta a incidência de raios solares. Além disso, o movimento de rotação da Terra tem como consequência a oposição do sol durante seis meses nas regiões, impedindo a elevação da temperatura.

O que explica as baixas temperaturas nas regiões polares?

As intensas baixas temperaturas das zonas polares devem-se a três fatores principais: - Formato "esférico" da Terra. - Inclinação do eixo de rotação do planeta. - Albedo exercido pela cobertura glacial.

Qual é a temperatura do clima polar?

As zonas sob influência do clima polar apresentam baixas temperaturas durante todo o ano, variando entre 10ºC positivos e 40ºC negativos.

Como é a vida nas regiões polares?

Cerca de 4 milhões de pessoas vivem na região do Ártico, e sua calota polar sustenta uma enorme gama de espécies de animais, desde algas microscópicas ao maior carnívoro terrestre do mundo, o urso polar. No extremo oposto do planeta, a Antártida é o continente mais alto, seco, ventoso e frio do mundo.