Quais sintomas de pedra na vesícula

A pedra na vesícula não costuma causar sintomas e, por isso, só é descoberta após a realização de exames de rotina. No entanto, em alguns casos pode-se notar os seguintes sintomas:

  1. Dor intensa no lado direito do abdômen, conhecida como cólica biliar, que acontece até 1 hora após a refeição;
  2. Febre;
  3. Diarreia frequente;
  4. Perda do apetite;
  5. Enjoos e/ ou vômitos;
  6. Pele amarelada-esverdeada.

É importante que a pedra na vesícula seja identificada, normalmente através de um ultrassom abdominal, para que, assim, seja iniciado o tratamento, que pode incluir o uso de medicamentos para dissolver as pedras ou cirurgia, dependendo da quantidade de pedras, da frequência e da intensidade dos sintomas.

A vesícula biliar é responsável por armazenar a bile, um líquido esverdeado que ajuda na digestão das gorduras. No momento da digestão, a bile atravessa os canais biliares e chega ao intestino, mas a presença de pedras pode bloquear esse caminho, causando inflamação da vesícula e dor. Conheça mais sobre a vesícula biliar.

Teste online de sintomas

Para saber a chance de estar com pedra na vesícula, selecione os sintomas apresentados no teste a seguir:

O que fazer em caso de suspeita

Quando existem sintomas sugestivos de pedra na vesícula, é recomendado consultar um gastroenterologista ou um clínico geral seja, para que sejam avaliados os sintomas e realizados exames, como o ultrassom abdominal, que permitam confirmar a presença de pedras na vesícula.

Caso a dor seja constante e/ou se houver febre e vômitos além da dor, deve-se ir ao pronto-socorro.

Em alguns casos, exames mais específicos como ressonância magnética, cintilografia ou tomografia computadorizada podem também ser utilizados para identificar se a vesícula está inflamada ou não.

Principais causas

As pedras na vesícula são formadas por alterações na composição da bile, o que pode acontecer devido à alimentação rica em gorduras e pobre em fibras, colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, sedentarismo, uso prolongado de anticoncepcionais e/ ou histórico familiar.

Além disso, devido às alterações hormonais, as mulheres têm uma maior tendência para ter pedras nas vesícula do que os homens. Conheça mais sobre as causas de pedra na vesícula.

Como é feito o tratamento

O tratamento para pedra na vesícula deve ser orientado por um gastroenterologista e é feito de acordo com o tamanho das pedras e a presença ou não de sintomas. Pessoas com pedras pequenas ou que não apresentem sintomas normalmente tomam medicamentos para desfazer as pedras, como o ursodiol, mas pode levar anos até as pedras sumirem. Veja mais detalhes sobre o tratamento para pedra na vesícula.

Por outro lado, pessoas que têm sintomas frequentes são indicadas para a cirurgia de retirada da vesícula. Existe também o tratamento com ondas de choque que quebram as pedras da vesícula em pedras menores, assim como é feito nos casos de pedras nos rins. Além disso, é importante evitar uma alimentação rica em gorduras, como frituras ou carnes vermelhas, e praticar atividade física regularmente.

Saiba como deve ser a alimentação para pedra na vesícula no vídeo a seguir:

Quais são os sintomas da vesícula inflamada?

Saiba os 5 sintomas mais comuns de pedra na vesícula.
Dor abdominal..
Náuseas e vômitos..
Sensação de estufamento..
Falta de apetite..

Como é as dores de quem tem pedra na vesícula?

Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

Qual a sensação de ter pedra na vesícula?

O principal sintoma de pedra na vesícula é a dor abdominal. Ela é uma dor intensa que se manifesta de repente, localizada logo abaixo das costelas e do lado direito do corpo. No entanto, pode irradiar para outras partes, provocando dor nas costas. Essa manifestação dolorosa recebe o nome de cólica biliar.

Como é uma crise de vesícula?

Essa obstrução provoca a cólica biliar que se caracteriza por dor intensa no lado direito superior do abdome ou nas costas, na região entre as omoplatas. A crise de cólica persiste enquanto a pedra permanecer no duto. No entanto, muitas podem voltar para a vesícula ou ser empurradas para o intestino.