Quais tipos de atividade física podemos indicar para população idosa no tempo livre?

Até 2060 o número de brasileiros com mais de 65 anos deve aumentar quatro vezes mais no Brasil. O que significa que 25% da população será da terceira idade. Para lidar melhor com as características que fazem parte do envelhecimento é ideal contar com o exercício físico como um aliado desde sempre. Isto porque, quem pratica atividade física por um longo período de tempo tem um melhor condicionamento físico, coordenação motora mais desenvolvida e mais resistência física, além de tantos outros benefícios.

Para que as atividades físicas tragam resultados benefícios na vida de homens e mulheres com mais de 65 anos de idade é importante que eles sejam adaptados conforme as limitações da idade. É fundamental fazer um check up antes de começar a prática regular da atividade. Além disso, contar com o apoio de uma nutricionista para fazer uma dieta adequada à prática de 45 minutos, cinco vezes por semana, sendo dois dias de aeróbios e três dias de fortalecimento muscular.

Conheça 7 atividades que são mais indicadas para pessoas da idosos:

Yoga, Pilates e Tai Chi Chuan

As três atividades são excelentes para terceira idade. Isto porque cada uma delas permite que o idoso evolua conforme seu ritmo. O que contribui para saúde psicológica da terceira idade, que se sente estimulada a praticar cada vez mais para adquirir novas capacidades.

As práticas melhoram a flexibilidade e o equilíbrio. Também ajudam a aliviar dores, aumentam a concentração e a resistência. Os exercícios ainda são recomendados por serem relaxantes, reduzindo o estresse e a ansiedade dos idosos.

Quais tipos de atividade física podemos indicar para população idosa no tempo livre?

Créditos: iStock

Musculação

Para fortalecer os músculos e, muitas vezes, recuperar movimentos que foram se perdendo com o passar do tempo, a musculação é uma atividade recomendada nessa fase da vida.

Quem passou dos 65 pode frequentar uma academia ao ar livre e utilizar os equipamentos instalados. Esses espaços a céu aberto e perto de áreas verdes, permitem ao idoso praticar o exercício no seu ritmo.

É preciso somente verificar as instruções para utilização correta dos equipamentos. Os mais recomendados são o supino reto, a remada e o agachamento, capazes de trabalhar membros superiores e inferiores.

Quais tipos de atividade física podemos indicar para população idosa no tempo livre?

Créditos: iStock

Caminhada

A atividade é ideal para acelerar o pacato metabolismo dos idosos e auxiliar na queima calórica. Além disso a caminhada ajuda o sistema circulatório e o respiratório a trabalharem de forma mais eficiente. Ela também fortalece os músculos, principalmente os das pernas, essenciais para que os idosos se locomovam com mais independência. No entanto, se o idoso tiver problemas nas articulações, é melhor evitar essa atividade.

A caminhada pode ser leve num terreno plano. O mais indicado é circular pelo bairro, sempre utilizando o calçado adequado e prestando atenção aos obstáculos pelo caminho.É recomendado ainda aproveitar a atividade para sociabilizar, interagindo com amigos e vizinhos, deixando a solidão para trás.

Quais tipos de atividade física podemos indicar para população idosa no tempo livre?

Créditos: iStock

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade em que o impacto é ainda mais baixo que a caminhada. Ela ajuda a da a fortalecer a musculatura e diminui a perda de massa óssea, sendo assim altamente recomendada para idosos que possuem problemas ósseos e de articulação. Já o contato com a água causa vasodilatação nas vias respiratórias, o que diminui a sensação de falta de ar.

Quais tipos de atividade física podemos indicar para população idosa no tempo livre?

Créditos: iStock

Alongamentos

É muito importante alongar-se antes de praticar qualquer atividade física. O alongamento pode ser feito em casa, na academia ou ao ar livre. Os alongamentos ajudam a  prevenir lesões e mesmo uma sequência simples é capaz de trabalhar todo o corpo.

Colocar um pé na frente do outro e se debruçar até o chão alonga a perna e a parte superior das costas, esticar o braço para a lateral e segurar o cotovelo com a outra mão movimenta ombros, sentar-se no chão com as pernas esticadas e tentar alcançar a ponta dos pés permite alongar coxas, panturrilhas e braços, enquanto que soltar o corpo de um lado para o outro delicadamente alivia a tensão de todo o tronco.

Quais tipos de atividade física podemos indicar para população idosa no tempo livre?

Créditos: iStock

Quais tipo de atividade física podemos indicar para população idosa no tempo livre?

Conheça os benefícios das atividades mais recomendadas para idosos e dicas para começar a praticar:.
Caminhadas. Com caminhadas diárias, o idoso previne ataques e problemas do coração, controla a pressão arterial e reduz os níveis de colesterol. ... .
Atividades na água. ... .
Alongamento. ... .
Dança. ... .
Musculação..

Quais as melhores atividades físicas para os idosos?

As atividades físicas para idosos devem ser de pouco impacto, evitando lesões e desenvolvendo a flexibilidade, força muscular e equilíbrio por meio de exercícios no solo e na água..
Natação. ... .
Hidroginástica. ... .
Caminhada. ... .
Alongamento. ... .
Musculação. ... .
Dança. ... .
Pilates..

Quais são as atividades físicas que podem ser feitas ao ar livre?

Conheça 6 atividades físicas ao ar livre para sair da rotina e garantir os resultados que você almeja:.
Caminhada com assessoria. Fazer caminhada é uma das melhores atividades físicas ao ar livre porque pode ser feita em qualquer lugar. ... .
Treinamento funcional. ... .
Ciclismo. ... .
Mountain Bike. ... .
Beach Tennis. ... .

Quais atividades fazer com idosos?

Isolamento social: 10 dicas de atividades para entreter os idosos.
Exercícios físicos. A atividade física deve ser preservada para manter corpo e mente sãos. ... .
Livro + banho de sol. ... .
Jogo do stop. ... .
Meu primeiro. ... .
Colorir mandalas. ... .
Artesanato. ... .
Massa de modelar. ... .
Jogo das profissões..