Quais transformaçoes na natureza e na paisagem os antigos egípcios?

Na história da humanidade, variadas civilizações e culturas, com suas respectivas singularidades, enriqueceram o manancial de toda a nossa experiência existencial. Uma das civilizações mais importantes que irromperam na Antiguidade, há cerca de 4.000 anos antes de Cristo, foi a civilização egípcia. O Egito Antigo desenvolveu-se às marges do rio Nilo, no Nordeste da África, nas regiões chamadas de Vales Férteis, em virtude dos compostos orgânicos presentes nas terras próximas ao rio citado.

A antiga civilização egípcia fez-se presente no seio das grandes civilizações que se desenvolveram na Europa, no Médio Oriente e na Península Arábica. São vários os relatos de povos antigos sobre o Egito, desde hebreus e fenícios até gregos e romanos. As grandes pirâmides do Vale de Gizé (localizadas perto da cidade do Cairo) e os hieróglifos, ou a escrita hieroglífica, são, até os dias de hoje, exaustivamente estudados por especialistas. As pirâmides perpassaram por muitos momentos históricos, como a batalha de Napoleão Bonaparte travada próximo a elas nos fins do século XVIII.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tradicionalmente, a história do Egito Antigo é estudada em seis fases principais.

  • Período Pré-Dinástico: começou por volta de 4000 a.C., quando os nomos (pequenos estados) foram estabelecidos em torno da econômica agrícola, artesanato e uso de metais.

  • Período do Antigo Império: teve início em 2780 a.Ce ficou marcado pela unificação política do império sob a égide dos faraós.

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Período intermediário: quando houve a recuperação do poder pelos nomos.

  • Médio Império: estendeu-se até 1.785 a.C.

  • Novo período intermediário: caracterizou-se pela invasão dos hicsos, que se estabeleceram no delta do Nilo até por volta de 1580 a.C.

  • Alto Império: de 1580 a 1200 a.C., foi marcado tanto pela expulsão dos hicsos quanto pela guerra intensa com diversos povos.

Todas essas fases foram marcadas por personalidades específicas e eventos singulares, como o cativeiro dos hebreus. Depois, houve o Período Helenístico, marcado pela expansão e domínio da civilização grega comandada por Alexandre, o Grande.

Após o domínio Helenístico, o Egito não teve mais um desenvolvimento autônomo, sendo subordinado por outras civilizações, como ocorreu na época de Cleópatra, em que o Egito tornou-se uma província dos romanos.

  • Levi Figueiredo
  • há 3 meses
  • História
  • 19

Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egípcios realizaram as margens do rio Nilo?​

Veja o que outros estudantes também perguntam »

RESPONDER

0 Respostas

Levi Figueiredo  está aguardando sua ajuda.


Ajude outras pessoas com sua resposta!


Mais perguntas de História

Dê dois exemplos de reis que vivenciaram o absolutismo​

há 2 hrs


que etnias estão presentes em maior quantidade na américa

há 3 hrs


por que a Pré-história foi dividida em três partes?​

há 3 hrs


04-Qual era o papel desempenhado pela Companhia Holandesa das indias Orientais no contexto das navegações pelos oceanos indico e Pacifico?​

há 3 hrs


explique o qui você entende por colonialismo​

há 3 hrs


Indentifique os motivos que contribuíram para o crescimento das indústrias durante a primeira República​

há 3 hrs


Explique o sistema denominado absolutista​

há 3 hrs


Compare os dois relatos que impressoes cada um deles provocou em voce ? Eles apresentam pontos em comum? Se sim quais ?​

há 3 hrs


ME AJUDA PRF Quais foram os grupos sociais que se engaram no projeto da Expansão Marítima Europeia? Que interesses tinham?​

há 3 hrs


Quando Getúlio Vargas assumiu a presidência, os estados brasileiros passaram a ser governados por ?

há 4 hrs


Quais transformações na natureza e na paisagem os antigos egípcios?

Resposta. Resposta: Na natureza os egípcios adaptaram o curso do Nilo, criando barragens e diques que concentravam o fluxo de água em algumas regiões e a tornavam menor em outras. Faziam isto para poder praticar, de forma mais confiável, a agricultura e garantir o seu acesso a este recurso fundamental.

Como os antigos egípcios transformaram sua paisagem?

Diques e reservatórios no rio Nilo Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo de escassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.

Quais transformações na natureza e na paisagem?

Transformação das paisagens Nesse processo de transformação, podemos citar como ação da natureza: a ocorrência de um tornado em uma cidade, a ação modeladora das águas do mar ao esculpir as rochas no litoral, do rio ao escavar um vale, a erupção de um vulcão, ocorrência de um terremoto ou de um tsunami, etc.

Que fatores naturais tornaram possível a agricultura no Egito Antigo?

Civilização egípcia que cresceu às margens do Nilo Durante a cheia do Nilo sua margem era regada pela água do rio, que ao voltar ao seu estado normal deixava o solo coberto com um limo muito fértil. Isso favorecia a agricultura na região.