Qual a diferença de revestimento e piso

Uma dúvida bastante comum que as pessoas têm no momento de fazer uma obra é referente à que piso usar. Qual será melhor: cerâmica ou porcelanato? Isso dependerá muito do local onde ele será colocado e, claro, do seu orçamento.

Cerâmica vs. Porcelanato

Apesar de serem muito parecidos aos olhos de quem vê, algumas das diferenças básicas entre os dois são:

  • Fabricação: o porcelanato não deixa de ser um produto cerâmico, porém tem um processo de fabricação mais complexo e seu resultado varia de acordo com as proporções de porcelana e minerais contidos nele. A cerâmica, por sua vez, é composta de argila e seu processo de produção é muito mais simples.
  • Resistência: isso depende muito do seu orçamento, pois existem pisos de cerâmica de qualidade ruim, assim como existe piso de porcelanato com baixa qualidade. O porcelanato é, geralmente, mais resistente que a cerâmica e também tem baixa absorção de água. O porcelanato é muito utilizado em locais onde o tráfego de pessoas é bastante intenso devido à sua alta resistência e durabilidade.

Mas então quer dizer que o porcelanato é melhor, certo? Nem sempre…

  • Aparência: diferentemente do porcelanato, que geralmente tem um acabamento mais “simples”, um piso de cerâmica, muitas vezes, é mais charmoso e têm um acabamento mais interessante. Por outro lado, o porcelanato tem um brilho particular e seu acabamento pode ser feito com junta seca, enquanto que a cerâmica só pode ser feita com rejunte convencional.
  • Preço: com tantas qualidades e tecnologia, o porcelanato acaba saindo mais caro do que a cerâmica, embora já existam materiais com preços bem acessíveis. A cerâmica, além de ser mais barata, também tem a mão-de-obra para instalação mais barata. Mas fique atento, não tome sua decisão baseado apenas no preço. Avalie bem o custo/benefício e a durabilidade de cada um.

Em uma comparação final não podemos dizer que um é melhor que o outro. A escolha depende do seu gosto pessoal, do seu orçamento e do seu cuidado com cada um. Lembre-se de que a manutenção e limpeza são muito importantes para aumentar a vida útil deles.

Uma última dica é evitar revestimentos que imitam outras texturas, como a madeira ou pedra, por exemplo, pois eles acabam se tornando enjoativos ao longo do tempo e toda sua preocupação com a qualidade e durabilidade do produto terá sido em vão. Se você prefere madeira ou pedra, utiliza madeira ou pedra.

Para piso ou revestimento: Chatuba!

Pra escolher a melhor opção para sua casa venha até uma de nossas lojas de materiais de construção ou acesse nosso site e veja todos nossos modelos de pisos e revestimentos disponíveis

Links úteis:

materiais de construção; loja de material de construção; chatuba materiais de construção; materiais de construção rj.

Divulgação

Qual a diferença de revestimento e piso

Piso Antique Wood: acompanhar o conceito do projeto

O mercado de pisos e revestimentos oferece uma variedade de estilos, cores, matérias-primas e acabamentos. Diante de tantas opções, não é nada fácil decidir qual a melhor solução para cada ambiente. Exatamente para eliminar essas dúvidas, os arquitetos da Telhanorte Conceito, Sabrina Campos e Anderson Almeida, apresentam dicas para a escolha, levando em consideração as necessidades do ambiente e as características dos modelos.

Antes de escolher o piso para um determinado ambiente ou para a casa toda, eles alertam que devem ser considerados vários aspectos, como o conceito, o estilo da decoração, as medidas do ambiente e também o uso de cada espaço. O primeiro passo é saber o tamanho da área a ser coberta, para especificar a quantidade de piso necessária. “Lembre-se de comprar 10% mais que o necessário, para possível substituição no futuro. Ainda que a peça se mantenha em produção pelo fabricante, a tonalidade pode mudar. Por isso, é sempre bom ter uma reserva”, aconselha Almeida.

Em seguida, é preciso escolher o modelo. Porcelanato ou cerâmica? Vinílico ou laminado? E as pastilhas, quando usar? É preciso conhecer as características de cada um para tomar a melhor decisão. Sabrina explica que o porcelanato é versátil e possui muitos tipos e formatos, ideal para lugares de alto tráfego e áreas molhadas, pois apresenta resistência mecânica e baixíssima absorção de água. Produzido com uma mistura de argila e minerais, garante durabilidade, resistência à abrasão e uniformidade ao ambiente.

Ela acrescenta que as peças cerâmicas são produzidas somente com argila e são altamente resistentes, com possibilidade de aplicação em todos os ambientes da casa. As pastilhas têm multiformatos, diversidade de cores e estão disponíveis em diversos materiais, como vidro, porcelana, pedra natural, aço inox e madeira. Já os laminados, em larguras e comprimentos variados, oferecem praticidade e economia, características também do piso vinílico. “Com relação aos acabamentos, o ideal é sempre acompanhar o conceito do projeto”, ressaltam os profissionais.

Qual a diferença de revestimento e piso
Divulgação

Revestimento com pastilhas: avaliar as características do modelo

Qual a diferença de piso e revestimento?

Pisos x Revestimento A principal diferença entre os dois produtos é a maneira em que são aplicados. Os pisos só podem ser aplicados no chão. Já os revestimentos, podem ser aplicados no chão ou nas paredes, dependendo da resistência de cada um.

O que significa piso e revestimento?

O que diferencia um piso de um revestimento? As principais diferenças estão concentradas no formato, composição e aplicação dos pisos e revestimentos. Dessa forma, os pisos são destinados a aplicações no chão e podem ter formatos variados. Já os revestimentos podem ser usados na parede, mas nem sempre no chão.

O que é considerado revestimento?

Mas o que é revestimento? Em síntese, o revestimento nada mais é do que uma camada externa, formada pela aplicação de um material específico para cobrir a alvenaria. Azulejos, porcelanatos, cerâmicas e pastilhas são alguns dos tipos de revestimento mais conhecidos.

O que vem antes piso ou revestimento?

Isso mesmo, não se assuste! O revestimento virá primeiro mesmo que tenhamos que recortar uma parte para a entrada da bancada engastada, assim você consegue um melhor acabamento do revestimento e evita danificar sua bancada.