Qual a diferença de sujeito oculto e indeterminado

O que diferencia o sujeito oculto do sujeito indeterminado é o fato de eles poderem ser ou não identificados. O sujeito oculto é determinado, porque ele pode ser identificado. Mas, o mesmo não acontece com o sujeito indeterminado, como o seu próprio nome indica.

O que é o sujeito oculto?

O sujeito oculto ou elíptico ocorre quando não está presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto. Também pode ser chamado de sujeito subentendido, desinencial ou implícito. … Assim, o sujeito, que não está expresso é “ele”, ou seja, a 3ª pessoa do singular.

Quando o sujeito é indeterminado?

O sujeito indeterminado é aquele que não é possível identificar porque ele não está expresso na oração ou porque a desinência verbal não possibilita essa identificação.

Como diferenciar o sujeito oculto?

Sujeito oculto ou elíptico é aquele que não está visível na frase, mas que pode ser identificado pelo contexto. Dessa forma, o sujeito existe, consegue ser identificado, mas não está expresso na oração. Comi um lanche ontem. -> Sujeito: Eu.

Quais os tipos de sujeito indeterminado?

TIPOS DE SUJEITO INDETERMINADO

  1. INTRODUÇÃO. …
  2. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO PLURAL. …
  3. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR + SE. …
  4. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA 3ª PESSOA DO SINGULAR. …
  5. SUJEITO INDETERMINADO EXPRESSO PELA FORMA DO VERBO.

Qual das frases abaixo o sujeito é oculto?

Alternativa correta: c) Gostamos de pular Carnaval. O sujeito oculto, também chamado de elíptico, desinencial ou implícito, é aquele que não está declarado na oração.

O que é sujeito e exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

Quais os tipos de sujeito e exemplos?

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. …
  2. Sujeito composto. …
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. …
  4. Sujeito determinado. …
  5. Sujeito indeterminado. …
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quais são os 5 tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

O que é sujeito determinado exemplos?

Sujeito determinado simples Como o próprio nome já indica, o sujeito determinado é classificado como simples quando possui apenas um núcleo, ou seja, quando o verbo se refere apenas a uma palavra. Veja os exemplos: “Ana comeu todo o bolo sozinha.” “Eles estudaram muito para a prova.”

Qual o sujeito da frase Já amanheceu?

Sujeito indeterminado e sujeito inexistente Sujeito indeterminado é também facilmente confundível com sujeito inexistente. … Sujeito inexistente ocorre em orações formadas com verbos impessoais, sempre conjugados na 3. ª pessoa do singular. Já amanheceu!

Quais tipos de sujeitos?

Tipos de sujeito

  • Sujeito simples e composto. Dependendo do núcleo, o sujeito pode ser simples ou composto. …
  • Sujeito elíptico, oculto, subentendido ou desinencial. …
  • Sujeito determinado e indeterminado. …
  • Oração sem sujeito.

Quais são os tipos de sujeito explique cada um?

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações. Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado. …

Para uma boa análise sintática, é imprescindível que você conheça bem todos os elementos que compõem a oração. O sujeito é um desses elementos e está entre os mais importantes da oração, já que é responsável por realizar ou sofrer uma ação verbal, designando o ser a respeito do qual se declara alguma coisa. Pode ser classificado como sujeito determinado simples, sujeito determinado composto, sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial) e sujeito indeterminado. Antes de partirmos para a explicação sobre cada um deles, vamos falar um pouco sobre o núcleo do sujeito.

O núcleo do sujeito é a palavra principal que forma o sujeito, isso porque ele pode ser composto por vários termos, entretanto, sempre haverá um mais importante. Observe o exemplo:

Os alunos da Escola Mario Quintana ganharam a medalha de ouro da olimpíada de matemática.

Para identificarmos o sujeito, devemos fazer uma pergunta ao verbo: Quem ganhou a medalha de ouro na olimpíada de matemática? Para essa pergunta, a resposta é clara: os alunos da Escola Mario Quintana. Identificamos, pois, o sujeito, mas qual é o núcleo desse sujeito? Quem venceu a competição: a Escola Mario Quintana ou os alunos? Sabemos que os vencedores foram os alunos, portanto, os alunos são o núcleo do sujeito.

Agora que você já sabe identificar o sujeito e o seu núcleo, ou seja, sua parte central, fique atento à explicação sobre os tipos de sujeito e bons estudos!

Qual a diferença de sujeito oculto e indeterminado

Saber a classificação do sujeito é importante para uma correta análise sintática

► Sujeito determinado simples:

O sujeito será determinado simples quando apresentar um único núcleo, ou seja, quando o sujeito for formado por uma única palavra principal. Observe o exemplo:

As crianças estão brincando na pracinha.
          ↑                                                  
núcleo do sujeito determinado simples                                       

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

►Sujeito determinado composto:

O sujeito será classificado como sujeito determinado composto quando apresentar dois ou mais núcleos. Observe o exemplo:

Pais, professores e alunos reuniram-se na escola no início do ano letivo.
↑              ↑             ↑                                                                       
núcleo          núcleo           núcleo                                                                       

Pais, professores e alunos = Sujeito determinado composto

►Sujeito determinado elíptico (oculto ou desinencial):

O sujeito será classificado como determinado elíptico (existem outras nomenclaturas, sujeito oculto ou sujeito desinencial) quando ele não for apresentando de maneira explícita na oração. Ele poderá ser reconhecido por meio da desinência verbal ou do contexto em que a oração é empregada. Observe os exemplos:

Como estudaremos para a prova sem os livros?

Sujeito: nós (elíptico, identificável pela desinência verbal -emos)

►Sujeito indeterminado:

Nesse caso, o sujeito de quem se fala não está determinado porque não se sabe quem praticou a ação ou porque a intenção é não revelá-lo. É possível indeterminar o sujeito por meio de duas estruturas sintáticas. Observe:

1) Oração com verbo na 3ª pessoa do plural:

Roubaram meu carro ontem.

2) Oração com verbo na 3ª pessoa do singular acrescido do pronome se:

Discutiu-se sobre o aumento do preço da gasolina.

3) Com o verbo no infinitivo impessoal:

Fumar faz mal à saúde.

É importante beber dois litros de água por dia.​


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Qual a diferença do sujeito indeterminado e oculto?

Enquanto o sujeito oculto é aquele que existe e pode ser determinado pelo contexto, o indeterminado também existe, porém, não consegue ser determinado.

O que é um sujeito indeterminado?

Tradicionalmente, o estudo do sujeito indeterminado no português é tratado de maneira muito superficial pelas gramáticas, as quais limitam-se a dizer que o sujeito indeterminado é aquele que não se conhece ou não se quer identificar, podendo ser expresso ou pela 3ª pessoa do plural dos verbos, ou pela 3ª pessoa do ...

Como identificar o sujeito oculto na oração?

O sujeito se classificará como oculto em três ocasiões:.
Quando o sujeito for um destes pronomes: eu, tu, ele, ela, você, nós ou vós, não surgindo na oração. ... .
Quando o sujeito não aparecer escrito na oração do verbo em questão, mas surgir claramente em oração anterior..