Qual a diferença entre alimento natural e alimentos industrializados?

Qual a diferença entre alimento natural e alimentos industrializados?

Sempre ouvimos que devemos evitar os alimentos processados, mas você conhece o motivo?

Entender a diferença entre esses grupos alimentares é fundamental para que possamos escolher de maneira consciente a comida que vai no nosso prato.

Os alimentos naturais são aqueles que não receberam tratamento industrial e, portanto, não têm ingredientes adicionados.

Como por exemplo: frutas, vegetais, legumes, sementes, ovos, carnes não processadas, cereais integrais, ervas e especiarias.

Alimentos minimamente processados

Eles são considerados saudáveis e receberam um processamento mínimo para mantê-los por mais tempo. São pasteurizados, congelados, esterilizados e embalados.

Exemplos: Azeite de oliva, iogurtes naturais, café, tofu, chocolate negro sem açúcar, cacau em pó e outros.

Qual a diferença entre alimento natural e alimentos industrializados?

Alimentos ultraprocessados

Os alimentos ultraprocessados são alimentos que recebem processamento industrial, onde a natureza dos alimentos é alterada pela adição de gordura, sal, açúcar e outros aditivos.

Geralmente são totalmente industrializados e as características dos alimentos naturais foram totalmente modificadas.

Como exemplo podemos citar: refrigerantes, sorvetes, biscoitos, doces, lasanhas congeladas, sorvetes, pizzas congeladas e etc.

Uma dieta baseada em alimentos ultraprocessados pode causar inflamação celular, desequilibrios hormonais e em casos mais graves, diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e outros.

Na maioria da vezes são altamente calóricos e pobres em fibras, vitaminas e minerais. Seus valores nutricionais são baixos e geram muito pouca saciedade.

Uma dieta saudável se baseia em alimentos naturais e minimamente processados.

Por isso leve em consideração essa classificação ao montar o seu prato.

Não comece uma dieta que terminará em alguns dias, busque um estilo de vida saudável e duradouro, dessa forma estará mais equilibrado e com muito mais energia.

Definitivamente a mudança começa em você!

Nunca é tarde para recomeçar!

E você não precisa fazer isso sozinha!

Um Health Coach é alguém que, dependendo das características e necessidades individuais de cada paciente / cliente, o orienta a introduzir gradativamente mudanças em sua vida em termos de saúde, alimentação e bem-estar.

Se você deseja: melhorar sua saúde, perder peso para ter uma aparência e se sentir muito melhor, tem problemas de saúde ligados ao sedentarismo e má alimentação ou quer cuidar melhor da saúde de sua família, saiba que o coaching é perfeito para você.

Agende uma avaliação gratuita de 30 minutos

Os benefícios de ingerir orgânicos são muitos, mas você sabia que existe diferença entre os alimentos orgânicos, naturais e industrializados? Nos últimos tempos, os alimentos orgânicos estão sendo altamente procurados por quem deseja manter uma alimentação saudável e regrada e, além disso, são grandes aliados na prevenção de doenças cardíacas. Quer saber mais? Vem com a gente!

Alimentos processados e ultraprocessados

Para entender melhor como funcionam os processos agrícolas dos alimentos, começaremos pelos ultraprocessados (industrializados), pois estes possuem uma porcentagem maior de interferência em sua produção. 

Os alimentos ultraprocessados são, definitiv amente, aqueles que você deve passar longe. Isso por que, eles são feitos em sua totalidade com substâncias extraídas de alimentos e reações químicas aditivas que modificam as propriedades sensoriais do alimento como gorduras hidrogenadas, substâncias sintetizadas em laboratórios e realçadores de sabor.

Alguns exemplos de alimentos ultraprocessados: refrigerantes, biscoitos, temperos, pão de forma, sorvetes etc. 

No geral, eles devem ser evitados pela quantidade de gordura e aditivos que podem dificultar a pas sagem de sangue pelas artérias, causando um entupimento ou obstrução. Além disso, todas essas substâncias utilizadas na produção desses alimentos não possuem sequer algum nutriente para mantê-lo saudável durante o dia, atrapalhando o desenvolvimento físico das atividades de rotina.

Já os alimentos (somente) processados são fabricados com adição de sal ou açúcar, porém em alimentos in natura. As substâncias utilizadas geralmente são conservantes, com o propósito de tornar os alimentos duradouros, além de realçar o sabor e o aroma.

Alguns exemplos de alimentos processados são produtos enlatados (como sardinha, frutas em calda, milho etc), alimentos defumados, frutas cristalizadas, queijos e pães.

Qual a diferença entre alimento natural e alimentos industrializados?
Siga a leitura no Blog PFzinho e saiba mais sobre alimentos orgânicos e não-industrializados.

Alimentos in natura

Os alimentos in natura, como o nome já sugere, são alimentos retirados da natureza porém sem sofrer alteração após sua colheita. Eles podem ser retirados de plantas ou animais como verduras, legumes, carne bovina, suínos, peixes frescos, aves, frutas etc.

Os alimentos in natura ainda podem ser minimamente processados, pois alguns deles ainda precisam passar por processos de trituração, refrigeração, congelamento, lavagem, moagem, secagem, separação de resíduos ou pasteurização (leite) para chegar a mesa dos consumidores. Alguns exemplos de alimentos in natura minimamente processados são: arroz, feijão, sucos sem adição de açúcar, farinha de mandioca, lentilhas etc.
Apesar de consumir alimentos in natura já ser um enorme passo para uma alimentação saudável sendo tão rodeados de industrializados, ainda existem opções mais rentáveis e benéficas, como é o caso dos alimentos orgânicos.

Qual a diferença entre alimento natural e alimentos industrializados?
Alimentos orgânicos trazem diversos benefícios ao seu organismo!

O grande diferencial dos alimentos orgânicos está em sua produção. Isso porque toda a sua agricultura é manejada meticulosamente, impedindo que qualquer aditivo químico faça parte do processo. Para que isso ocorra dessa maneira, a produção desses alimentos é feita de forma extremamente sustentável, beneficiando tanto a qualidade do solo quanto à vida dos agricultores.

Nesse meio de produção não se utiliza insumos químicos como: agrotóxicos, herbicidas, adubos, fertilizantes artificiais, drogas veterinárias, hormônios, antibióticos, transgênicos e pesticidas, com o propósito de respeitar a colheita natural dos alimentos.

E como se não houvesse mais benefícios: eles são extremamente saborosos. Isso mesmo! Todo o processo de industrialização acaba removendo os verdadeiros sabores e aromas dos alimentos, deixando-os artificiais e sem valor nutritivo, por isso, um alimento que possui uma agricultura 100% orgânica preserva todos seus nutrientes e benefícios intactos prontos para satisfazer a sua fome!

Por esse motivo, dentre as três opções que apresentamos (industrializados, in natura e orgânicos), definitivamente a sua melhor aposta para o presente  e, consequentemente, o futuro, serão os alimentos orgânicos.

A opção in natura ainda é saudável em relação aos industrializados, pois estes devem ser imprescindivelmente evitados, visto que além de não beneficiarem de forma alguma a saúde, também possuem uma agricultura agressiva.

Mas como saber quando um alimento é não-industrializado?

Para serem reconhecidos e certificados como orgânicos, os alimentos embasados neste processo devem possuir alguns requisitos como:

  • Certificação Orgânica emitida pelas instituições certificadoras e associações responsáveis pela fiscalização da produção;
  • Respeitar as normas de produção, embalagem, distribuição e rotulagem de produtos orgânicos estabelecidas em lei (nº 10.831 – 23 de dezembro de 2003);
  • Possuir 95% de ingredientes originários da agricultura orgânica em sua composição.

Além disso, existem três processos diferentes para se obter uma certificação de produção orgânica no Brasil, sendo elas: Organização de Controle Social, Sistema Participativo de Garantia e Certificação por auditoria. Cada um desses processos visam atender diferentes classes como a agricultura familiar, o pequeno e o grande agricultor.

Alimentos orgânicos na PFzinho

Que os alimentos orgânicos são muito mais saudáveis, nutritivos e saborosos você já sabe. Mas já experimentou os alimentos orgânicos do PFzinho? Somos suspeitos em falar, mas você nunca provou algo igual! E outra: 100% certificados como orgânicos e naturais. 

As vantagens não acabam por aqui. Os alimentos orgânicos PFzinho são ultracongelados, isso quer dizer que eles estarão SEMPRE preparados para você e para sua família. Só basta descongelar e pronto! Pensamos nisso quando desenvolvemos os pratos feitos, sopas veganas, sobremesas orgânicas e muito mais.

Qual a diferença entre alimento natural e alimentos industrializados?

O PFzinho tem o prazer em oferecer alimentos de qualidade e que definitivamente trarão benefícios à curto e longo prazo para sua saúde.

Invista na sua felicidade e na felicidade de sua família ao escolher alimentos orgânicos!

Veja também:

  • Quais os benefícios dos alimentos orgânicos?
  • Lancheira saudável infantil: seu filho pode comer bem na escola!
  • Alimentos fortificados: o que são?

Qual a diferença entre alimentos industrializados e naturais?

Alimentos naturais, ou in natura, é tudo aquilo que vem da natureza. Não confunda com orgânicos, que são alimentos naturais sem uso de pesticidas ou agrotóxicos. Os alimentos naturais (ou in-natura) são aqueles que não passam pelo processamento da indústria e, por isso, não contêm nenhum tipo de aditivo químico.

O que é um alimento natural?

Já que, sem a adição de pesticidas e agrotóxicos, as substâncias não são anuladas. 3 - São mais saudáveis: Os alimentos naturais, como não possuem adição de outras toxinas, impede qualquer possibilidade de ingerirmos substâncias cancerígenas, trazidas também pelos agrotóxicos.

Qual é a diferença entre alimentos naturais?

Alimentos naturais são aqueles livres de ingredientes sintéticos, artificiais ou aditivos. Já o termo “alimentos saudáveis” pode ser aplicado a alimentos naturais, orgânicos ou para regular alimentos que sofreram menos processamento do que o habitual como os grãos integrais nas farinhas.

O que são os alimentos industrializados?

O alimento industrializado é o alimento processado por meio da atividade industrial. É considerada atividade in- dustrial toda transformação de gêneros alimentícios em produtos para consumo, por processamento que utiliza pessoas contratadas, máquinas, equipamentos e utensí- lios.