Qual a diferença entre américa do sul e américa latina

Muitas pessoas acreditam que América Latina e América do Sul são sinônimos. Não são. Há uma diferença entre os dois conceitos, embora ocorra, muitas vezes, de um país ser sul-americano e latino-americano. E os ibero-americanos? Os hispano-americanos? Você conhece?

Todas estas definições atravessam uma série de questões que envolvem localização geográfica, idioma, passado colonial e laços culturais. E é justamente isso que explica o primeiro episódio do Depois da Fronteira, série do O POVO sobre geopolítica e curiosidades do mundo. Assista e entenda a diferença entre América Latina e América do Sul:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

O que diferencia a América Latina da América?

O continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção é proveniente da língua falada nos países do continente. Desse modo, são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo, espanhol, francês e português.

Por que a América do Sul se chama América Latina?

O continente americano fica então dividido em América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá) e América Latina, que recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês. Por essa razão, o México também está incluído nessa divisão.

Qual a diferença de América do Sul e América do Norte?

Com exceção do México, os países da América do Norte são os mesmos que fazem parte da América Anglo-saxônica, e os da América Central e do Sul são os mesmos da América Latina (colonizados por espanhóis, portugueses e franceses).

Qual e o significado da América Latina?

O conceito de América Latina corresponde na atualidade a uma região que abarca segundo Araújo (2006), mais de 700 milhões de habitantes e envolve ao todo, 12 países da América do sul, 07 América Central e 14 do Caribe, ou seja, os países que estão abaixo do Rio Grande – rio que separa México dos EUA.