Qual a diferença entre crescimento economico e desenvolvimento social

Início Notícias e Blogs Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável? Veja 3 distinções!

Qual a diferença entre crescimento economico e desenvolvimento social

22/07/2021

No século XX, houve uma mudança de mentalidade do crescimento econômico para o desenvolvimento sustentável. Afinal, avaliou-se a necessidade de preservação dos recursos naturais para as próximas gerações, frente à exploração exacerbada e descontrolada do meio ambiente. Mas, qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável?

O artigo de hoje pretende responder à pergunta, mostrando as principais características do crescimento econômico e, atualmente, o desenvolvimento sustentável que impera nas organizações, atividades e produções da sociedade. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável?

O termo desenvolvimento sustentável surgiu em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. O evento é considerado o marco das discussões globais sobre sustentabilidade e, a partir daí, foi possível estabelecer qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.

Depois disso, em 1987, o Relatório “Nosso Futuro Comum” retomou o debate sobre o assunto, lançando oficialmente o conceito de desenvolvimento sustentável.

Em 1992, com a conferência Rio-92, estabeleceram-se estratégias globais, nacionais e locais para a promoção do desenvolvimento sustentável em todo o planeta, com a chamada Agenda 21. Ainda assim, muitas pessoas não compreendem, de fato, qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.

A principal diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o primeiro não leva em consideração a igualdade social, pois não se interessa em nada além da produção de riquezas.

Já o desenvolvimento preocupa-se sim com a geração de riquezas, mas tem como principal objetivo distribuí-la para a população, levando em conta a qualidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. Em termos práticos, significa que o crescimento econômico tem foco na expansão da economia, aumento da produção, consumo, vendas, PIB, PNB e outros indicadores.

Enquanto isso, o desenvolvimento sustentável visa atender às necessidades das populações, sem comprometer as futuras gerações, para um crescimento equilibrado e estável. Além disso, o crescimento econômico depende fundamentalmente das produções, mas o desenvolvimento sustentável requer a participação da população.

Inclusive, para alcançá-lo, é preciso: atender às necessidades básicas da sociedade, preservar os recursos naturais, efetivar os programas envolvidos, elaborar um sistema social de dignidade humana, e ter solidariedade com as gerações futuras.

Ou seja, o desenvolvimento sustentável depende da integração de diversas ações, indo muito além da produção econômica ou meramente da preservação dos recursos.

A SAP Concur apoia o desenvolvimento sustentável nas organizações

Mais do que saber qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento sustentável, é necessário promover iniciativas adequadas para implementar a Agenda 21, ou mesmo melhorar a sustentabilidade em diferentes instituições.

Pensando nisso, a SAP Concur estimula o desenvolvimento sustentável com o uso de tecnologia em nuvem inovadora, com uma solução que permite gerenciar os gastos dos colaboradores e viagens corporativas, contribuindo para mais economia, escolha de fornecedores ecologicamente corretos e viagens sustentáveis.

Por meio disso, as empresas conseguem não apenas otimizar processos, mas também reduzir drasticamente o uso de alguns recursos e se posicionar com responsabilidade socioambiental. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e conheça mais sobre a tecnologia da SAP Concur para organizações ecológicas!

Conteúdo relacionado


Qual a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento social?

Enquanto o crescimento econômico é voltado para produção, consumo e enriquecimento, o desenvolvimento está mais ligado a ideia de qualidade de vida, considerando diversos fatores.

O que é desenvolvimento econômico e social?

O desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, desigualdade, condições de saúde, alimentação, educação e ...

Qual a diferença entre o crescimento e desenvolvimento?

Crescimento refere-se essencialmente às transformações progressivas de cunho quantitativas que ocorrem nas dimensões do corpo humano, enquanto desenvolvimento engloba simultaneamente transformações quantitativas e qualitativas, sendo resultante de aspectos associados ao próprio processo de crescimento físico, à ...

O que é o crescimento econômico?

Crescimento econômico refere-se a um aumento no produto total na economia. Ele é definido por alguns como sendo um aumento do PIB real per capita.