Qual a diferença entre auxiliar administrativo e agente administrativo

Entenda a resposta de uma das dúvidas mais frequentes do mercado de trabalho para administradores: qual a diferença entre Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo?

Área Administrativa

A área administrativa se tornou promissora por promover, de forma eficiente, a organização em todas as empresas.

Mas como toda área profissional, ela traz consigo inúmeras dúvidas frequentes que surgem não só para os profissionais que já atuam, mas também para aqueles que têm o desejo de iniciar uma nova jornada profissional nela. 

Por conta disso, viemos com este texto ajudar a responder uma grande pergunta que permeia todos os interessados pelo universo da administração: qual a diferença entre esses cargos?

Então, o que faz um Auxiliar Administrativo?

O Auxiliar Administrativo presta auxílio e apoio aos profissionais superiores na hierarquia, responsabilizando-se por tarefas de baixa priorização e complexidade, mas que são essenciais para o funcionamento das atividades das empresas.

Quanto ganha um auxiliar administrativo?

A média salarial de um auxiliar administrativo no Brasil é de R$1.366,14.

O que significa Auxiliar Administrativo?

Auxiliar administrativo é uma profissão cuja ocupação se baseia em rotinas administrativas que prestam auxílio à algum departamento da empresa.

Já o Assistente Administrativo é o nome atribuído ao profissional cujo objetivo da sua função é prestar assistência aos departamentos da empresa com tarefas administrativas.

O que faz um assistente administrativo?

O assistente administrativo presta assistência às demais áreas da empresa nos processos administrativos da empresa, realizando atividades administrativas de apoio.

Qual o salário de um assistente administrativo?

Atualmente, a média salarial de um assistente administrativo é de R$1.658,79.

Mas qual a diferença entre Auxiliar e Assistente administrativo?

A resposta para esta pergunta é simples, mas exige que entendamos primeiramente os papéis que cada um desses profissionais tem na empresa. 

Vamos lá: resumidamente, tanto o auxiliar quanto o assistente administrativo têm - como os seus próprios nomes já sugerem - a função de auxílio e assistência, respectivamente, aos profissionais que estão numa posição mais alta da hierarquia. 

Podemos notar que os profissionais que se ocupam das tarefas administrativas são inseridos em departamentos de diversos segmentos (recursos humanos, logística, financeiro, compras, atendimento…), e existem até casos em que o profissional irá desempenhar atividades que prestem assistência a um ou mais departamentos da empresa. 

Portanto, podemos definir o papel destas profissões, mas não podemos definir com exatidão as tarefas de um assistente e de um auxiliar administrativo, pois suas responsabilidades irão variar de acordo com o segmento da empresa em que estarão atuando e o departamento em que estarão inseridos. 

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

Agora que sabemos que o papel de ambos é praticamente igual e que suas tarefas dependem de inúmeras variáveis, podemos finalmente partir para as poucas diferenças que existem entre estas profissões.

A diferença entre esses dois cargos se resume basicamente a dois aspectos: salário e formação. Sim, é apenas isto!

O auxiliar administrativo presta auxílio desenvolvendo tarefas administrativas consideradas de baixa complexidade e que não exigem muitos conhecimentos técnicos, e consequentemente, tem um piso salarial inferior ao do assistente administrativo.

O que as vagas de Assistente e Auxiliar administrativo exigem?

Geralmente, as vagas de auxiliar administrativo exigem o ensino médio completo e conhecimentos no pacote Office, enquanto que as vagas de assistente administrativo exigem ensino superior completo ou cursando, ou algum curso da área administrativa (cursos técnicos ou profissionalizantes).

E como bem conhecemos a regra do mercado de trabalho: quanto maior for o conhecimento exigido na vaga, maior será o salário oferecido pela empresa!

E é isso o que demarca a diferença entre auxiliar e assistente administrativo, por mais que muitos acreditem que estes cargos são totalmente iguais. 

Portanto, se você é um profissional que já atua ou pretende começar, busque por vagas da área administrativa. Não deixe de investir em cursos para se destacar em vagas de auxiliar ou assistente administrativo!

Qual o perfil buscado pelo mercado para ambos os profissionais da área administrativa?

Uma vez que as funções e tarefas rotineiras de um auxiliar ou assistente administrativo variam de acordo com a vaga, não podemos traçar um perfil único que se aplicaria ao perfil esperado por todas as vagas que existem de auxiliar ou assistente administrativo. 

 Mas, podemos citar características gerais que um profissional de administração deve possuir.

  • saber administrar bem o tempo;
  • gerenciar as pressões do dia a dia;
  • ótimo senso de organização;
  • boa comunicação oral e escrita;
  • conhecimento em outros idiomas (diferencial).

Em relação aos conhecimentos técnicos, independente da área em que está inserido, conhecimentos de informática e habilidades com cálculos matemáticos serão fundamentais. 

Caso esteja com dificuldades de elaborar um bom currículo, não deixe de ver o nosso Modelo de currículo para Administração e aumentar as suas chances para entrevistas de emprego.

E aí, gostou das explicações? Comente e compartilhe nas redes sociais para aquele seu amigo administrador também ficar sabendo do conteúdo. Isso nos ajuda muito!

Qual a diferença entre auxiliar administrativo para agente administrativo?

Em geral, o auxiliar administrativo está subordinado ao agente administrativo. O assistente administrativo dá suporte e executa tarefas menos complexas e que exigem menor conhecimento técnico e teórico. Já o agente administrativo tem um escopo de atividades mais complexas, mas sua remuneração é maior.

Qual e o trabalho de um agente administrativo?

O agente administrativo tem a incumbência de organizar e de gerenciar metodologias de trabalho. As competências atravessam a comunicação, o suporte às esquipes, a articulação de recursos e a fiscalização de registros.

O que faz um auxiliar de agente administrativo?

O auxiliar administrativo é o profissional que presta suporte na gestão das empresas, auxiliando principalmente gestores de finanças, de logística, de pessoal e da área operacional na realização de atividades de controle e emissão de documentos.

O que precisa para ser agente administrativo?

Para se tornar um agente administrativo não é necessário realizar nenhum curso superior. Na verdade, muitos que atuam na área possuem apenas o ensino médio completo. Está é uma das exigências para trabalhar no ramo. Entretanto, especializações e cursos são sempre bem vindos.