Qual a diferença entre senso e censo

Qual a diferença entre senso e censo

Censo ou senso: qual a diferença?

Na língua portuguesa, muitas palavras apresentam sonoridade semelhante ou mesmo idêntica quando, na verdade, são grafadas de maneira diferente e têm significados completamente distintos. Esse é o caso de censo ou senso. Você sabe o que cada termo significa? Continue lendo este post para descobrir!

Censo: significado

O termo censo faz referência a um recenseamento de determinada população. Um recenseamento nada mais é do que o levantamento de dados estatísticos por meio de entrevistas de uma amostra da população.

No Brasil, o Censo é realizado de dez em dez anos, sempre sob a responsabilidade do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com o Censo, é possível conhecer melhor as características principais da população brasileira, traçando um perfil de evolução quando comparamos os resultados com censos anteriores.

Exemplos

Abaixo, você confere a aplicação do termo censo:

  • No último censo realizado, é possível perceber que a idade média da população aumentou bastante.
  • Com base nos dados do censo de 2010, podemos entender melhor o padrão de qualidade de vida da população brasileira.

Senso: significado

Por sua vez, a palavra senso é sinônima de juízo, entendimento, discernimento ou raciocínio. Também pode fazer referência a prudência e sensatez.

Exemplos

A seguir, exemplos do uso de senso:

  • Todos adoramos o seu senso de humor aguçado!
  • Você não possui nenhum senso crítico quando faz comentários sobre política!
  • É muito pedir um pouco de bom senso?

Censo e senso: homófonos

Como são pronunciadas da mesma maneira, censo e senso são considerados termos homófonos. Ou seja, têm a mesma sonoridade, mas são escritos de maneira diferente e têm significados completamente distintos.

Na língua portuguesa, podemos identificar outros termos homófonos, como:

  • concelho e conselho;
  • cozer e coser;
  • cinto e sinto.

E aí, aprendeu as diferenças entre senso e censo? Não deixe de conferir o nosso plano de estudos para aprender, entre outras coisas, sobre os Censos Demográficos do Brasil!

Qual a diferença entre senso ou censo?

Censo = recenseamento (censo demográfico). Senso = juízo, capacidade de julgar, avaliar, sentir: bom senso, senso moral, senso de humor, senso artístico, senso do ridículo.

O que significa um censo?

O que é o Censo? - A palavra censo vem do latim census e quer dizer "conjunto dos dados estatísticos dos habitantes de uma cidade, província, estado, nação".

Qual a diferença de senso com s com C?

Saiba mais sobre o significado de Censo. Já o termo senso (com a letra "s") significa o ato de raciocinar, julgar ou apreciar algo, alguém ou alguma coisa. Quando se diz que alguém "tem senso", quer dizer que essa pessoa possui entendimento, prudência, discernimento ou um juízo claro sobre alguma situação.

Quando tem censo?

A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos de 1910 e 1930, em que o levantamento foi suspenso, o ano de 1990, quando a operação foi adiada para 1991, e o ano de 2020, em que a coleta foi adiada por conta da pandemia de COVID-19.