Qual a diferença entre fonética e fonêmica?

Quando falamos uma palavra, codificamos aquela escrita em um determinado som.

Este som presente na fala com seus aspectos acústicos e fisiológicos são chamados de fonética. Já o padrão sonoro que é utilizado na linguagem é chamado de fonologia.

A fonética estuda a acústica e a fisiologia e produção da fala.

Sua função é analisar os sons na junção das vogais e consoantes quanto a sua pronúncia. Já a fonologia estuda os padrões fonéticos do som em uma linguagem.

Veja também: Fonemas - Exercícios com Gabarito - Português.

Qual é a diferença entre Fonética e Fonologia?

A sonoridade é dividida em fonética e fonologia. Como dito ambas estudam aspectos do som.  Vamos entender agora as diferenças:

Fonética

Seu campo de estudo são os aspectos que envolvem a produção de som.

Estuda a parte fisiológica do corpo responsável pela produção fonética como lábios, língua, cordas vocais e a articulação da boca.

Tem a função de descrever o som da fala assim como a sua recepção auditiva, baseada nas percepções acústicas.

Além de utilizar as letras do alfabeto internacional e dar a ele diferentes transcrições fonéticas de acordo com o idioma em questão.

A fonética usa medidas acústicas como espectogramas e métodos de articulação que caracterizam os sons emitidos por meio da fala humana

Por exemplo, quando alguém pronuncia a palavra “casa”, a fonética analisa a forma como as letras /c/, /a/, /s/, /a/ serão pronunciadas.

A transcrição fonética é a forma utilizada para transcrever o som em diferentes idiomas.

Por exemplo, o fonema da consoante /j/ em português é ( jota), no espanhol sua transcrição é ( rota), mas já no inglês sua transcrição fonética é ( djay).

Fonologia

A fonologia busca formalizar os padrões de sons de maneira gramatical.

Seu estudo baseia-se como os sons se organizam dentro da linguagem desde sua estrutura silábica até aos acentos e entonações.

Seu campo de estudo é a organização dos sistemas sonoros e decifrar o seu papel linguístico e suas funções em um determinado idioma.

Explora a combinação fones em unidades sonoras que fazem diferenciar os fonemas em seus diferentes significados. 

Tem a função de estudar a construção silábica, acentuação e entonação em sua estrutura.

Além de analisar as variações dos sons que podem comprometer o entendimento da mensagem.

A fonética e a fonologia se complementam a partir do ponto em que investigam e formulam a estruturação da fala em todos os seus aspectos gramaticais e sonoros.

A Gramática registra e descreve todos os aspectos das línguas. Como sabemos, esses aspectos são diversos e seu estudo é organizados em partes: Fonética e Fonologia, Morfologia e Sintaxe (morfossintaxe), Semântica e Estilística.

Neste texto vamos refletir a respeito da primeira parte dos estudos da Gramática Descritiva, a Fonética e Fonologia, que tratam dos aspectos fônicos, físicos e fisiológicos da nossa língua.

  • Fonética

A Fonética é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produção, articulação e variedades. Em outras palavras, a Fonética preocupa-se com os sons da fala em sua realização concreta. Quando um falante pronuncia a palavra 'dia', à Fonética interessa de que forma a consoante /d/ é pronunciada: /d/ /i/ /a/ ou /dj/ /i/ /a/.

  • Fonologia

A Fonologia é o estudo dos Fonemas (os sons) de uma língua. Para a Fonologia, o fonema é uma unidade acústica que não é dotada de significado. Isso significa que os fonemas são os diferentes sons que produzimos para exprimir nossas ideias, sentimentos e emoções a partir da junção de unidades distintas. Essas unidades, juntas, formam as sílabas e as palavras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A palavra 'Fonema' tem origem grega (fono = som + emas = unidades distintas) e representa as menores unidades sonoras que formam as palavras. As palavras são a unidade básica da interação verbal e são criadas pela junção de unidades menores: as sílabas e os sons, na fala, ou as sílabas e letras, na escrita.

Os fonemas são classificados em vogais, semivogais e consoantes. Essa classificação existe em virtude dos diferentes tipos de sons produzidos pela corrente de ar que sai dos nossos pulmões e é liberada, com ou sem obstáculos, pela boca e/ou pelo nariz.


Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

Qual a diferença entre fonética e fonológica?

Fonética e fonologia são ramos complementares da linguística. O objetivo é investigar e estudar os sons das palavras. Enquanto a fonética se preocupa em estudar os sons das palavras em sua realização concreta, a fonologia, por sua vez, estuda os fonemas das palavras.

O que significa fonêmica?

Área da linguística que busca estabelecer as relações entre fonemas e alofones, sua ideia de formulação principal era propor um método para converter a fala em sistemas de escrita.

O que é uma análise fonêmica?

A análise fonética é a análise de um fonema no que diz respeito à suas classificações em número de sílabas e acento tônico, à sua decomposição em sílabas (divisão silábica) e à classificação dos fonemas que o constrói.

O que é fonética e exemplos?

Fonética é a ciência que estuda os sons da fala a partir de diferentes perspectivas: a articulatória, a acústica e a perceptual ou auditiva. A fonética articulatória descreve o modo como os sons, consoantes e vogais, são universalmente produzidos pelo aparelho fonador humano.