Qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo

Nacionalismo: Substantivo

O que � Nacionalismo:
Prefer�ncia determinada por tudo o que � pr�prio a na��o
a que se pertence; patriotismo

Exemplo de uso da palavra Nacionalismo:

O povo brasileiro precisa mostrar mais o seu nacionalismo.

Clique aqui para mais defini��es de Nacionalismo

Qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo

Qual é a diferença entre patriota e nacionalista?

Ser patriota é sentir-se vinculado à comunidade cultural, linguística, histórica e territorial identificada como Pátria. Já o nacionalista se entende como portador de um destino não realizado, seja ele qual for, independência, desenvolvimento, poder ou autonomia.

Por que ser patriota?

O patriota (do grego patriotes – patrício), não apenas respeita; ele ama os símbolos da pátria, a bandeira, o hino, o brasão. Nutre identidade com os vultos históricos e as riquezas naturais. Ele serve ao seu país e é solidário aos que devotam o mesmo sentimento de patriotismo.

Qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo Brainly?

O nacionalismo refere-se a tudo o que pertence a uma nação. ... O patriotismo refere-se ao amor que pode ser transformado em defender, à custa da propria vida, a nação e o que a ela pertence.

Qual a diferença entre patriotismo e nacionalismo?

  • “Embora as duas ideias se confundam no discurso político contemporâneo, de um ponto de vista histórico é possível dissociarmos os conceitos de patriotismo e nacionalismo”, afirmou em entrevista ao site Nexo o doutor em História Social pela USP Daniel Gomes de Carvalho.

Qual seria a ideia do nacionalismo?

  • Seria, segundo ele, uma complementação do cosmopolitismo — pensamento filosófico que discorda de fronteiras geográficas e pensa o mundo ideal como uma única nação. Uma ideia bem diferente do nacionalismo começaria a ganhar força nos anos seguintes, com a Revolução Francesa.

Como o patriotismo é espontâneo?

  • O patriotismo é espontâneo, inspirando medidas e decisões em prol do bem comum. O nacionalismo, supostamente aplicado em prol da nação, termina sempre beneficiando uns em detrimento de outros. O patriotismo é uma continuidade, o nacionalismo uma reação, com todos os riscos de exagero e desequilíbrio que esse impulso traz consigo.

Quem é o verdadeiro patriota?

  • Em Teoria dos Sentimentos Morais, publicado em 1759, Adam Smith defendia que o verdadeiro patriota é aquele que, apesar do amor e da defesa da sua pátria, também fica contente em ver o desenvolvimento de outras.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo
 Nota: "Patriota" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Patriota (desambiguação).

Qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo

Foram assinalados vários problemas nesta página ou se(c)ção:

  • As fontes não cobrem todo o texto.
  • Texto necessita de revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa.

Símbolos como a bandeira e o hino nacional são usados para expressar o patriotismo.

Patriotismo é o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria,[1] aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, riquezas naturais e patrimônios material e imaterial, dentre outros) e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.[2]

Definição[editar | editar código-fonte]

O termo português patriotismo tem suas origens no latim patriota, por sua vez derivado do grego πατριώτης (patriōtēs), "do mesmo país". Este, tem como radical πατρίς (patris), cujo significado é "terra natal" ou "terra paterna". Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego ao solo.[3]Tal noção mudou no século XVIII, que passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar.[4]

O historiador Lord Acton, afirmou que patriotismo prende-se com os deveres morais que temos para com a comunidade política.[4][5] Como quase todos os conceitos políticos e filosóficos, também o patriotismo é alvo de inúmeras conceptualizações conflituantes que, segundo Alasdair MacIntyre, ocorrem num espectro que tem num extremo a ideia de que o patriotismo é uma virtude e, noutro, que é um vício. Resumidamente, pode-se definir o patriotismo como o amor pelo próprio país, identificação com este e preocupação com os nossos compatriotas. Não é despiciendo referir a comum sobreposição e confusão com o nacionalismo, pelo que importa salientar a distinção que Lord Acton opera, afirmando que o nacionalismo está ligado à raça, algo que é meramente natural e físico, enquanto o patriotismo se prende com os deveres morais que temos para com a comunidade política.

Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:

  • Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;
  • Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.
  • Desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas do seu país em competição.

O patriotismo é objeto de profundas críticas desde pelo menos o século XVIII, sobretudo pela manipulação desta e daqueles que a professam em nome de interesses e ideologias específicos. Sobre isso, é famosa a frase de Samuel Johnson de que "o patriotismo é o último refúgio do canalha".[6]

Diferença entre nacionalismo e patriotismo[editar | editar código-fonte]

Muitas vezes, o nacionalismo é confundido com patriotismo. O nacionalismo tem várias acepções, entre elas:

  • Salvaguarda dos interesses e exaltação dos valores nacionais;
  • Sentimento de pertencer a um grupo por vínculos raciais, linguísticos e históricos, que reivindica o direito de formar uma nação autônoma;[7]
  • Ideologia que enaltece o estado nacional como forma ideal de organização política, com suas exigências absolutas de lealdade por parte dos cidadãos.

O nacionalismo considera as outras nações e povos inferiores ao do nacionalista.[7] Agora, ser um patriota implica em amar a sua nação.[8] O patriotismo surgiu 2000 anos antes do nacionalismo.[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Nacionalismo

Referências

  1. Patriotismo, Infopédia (Em linha), Porto Editora, Porto, 2003-2013 (Consult. 2013-07-30)
  2. Patriotismo, Academia Militar
  3. Jan Tinbergen, RIO: Reshaping the International Order: A Report to the Club of Rome (1976). ISBN 0-525-04340-3
  4. a b Samuel de Paiva Pires, «Do patriotismo e da nação portuguesa», Diário Digital
  5. Patriotism, Stanford Encyclopedia of Philosophy, (Acton 1972, 163)
  6. Boswell, James (1986). The Life of Samuel Johnson. New York: Penguin Classics. ISBN 0-14-043116-0
  7. a b «Nationalism». Britannica
  8. a b «Patriotism». Britannica

Qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo

Qual a diferença do nacionalismo para patriotismo?

O nacionalismo considera as outras nações e povos inferiores ao do nacionalista. Agora, ser um patriota implica em amar a sua nação. O patriotismo surgiu 2000 anos antes do nacionalismo.

Qual é a diferença entre nacionalismo e patriotismo Brainly?

O patriotismo é basicamente a devoção de um indivíduo, grupo ou população à sua pátria, isto é, à sua nação, país; enquanto que o nacionalismo é um movimento ideológico e político de exaltação dos valores nacionais.

Qual a diferença entre nacionalismo patriotismo e ufanismo?

Ao contrário do patriotismo e nacionalismo, que podem ser interpretados como conceitos positivos até certo nível, o ufanismo é visto como um exagero desmedido do “amor pela pátria”. Neste caso, o ufanismo é comparado a ideias pejorativas, como de vaidade, jactância e arrogância.

O que é ser um nacionalista?

O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação. Uma das formas pelas quais o nacionalismo se expressa é por meio do patriotismo, que envolve a utilização dos símbolos nacionais, da bandeira, de cantar o hino nacional, etc.