Qual a diferença entre o Mi Band 4 e 5?

A Xiaomi Mi Band 5 não é o salto que os utilizadores mais exigentes esperavam da smartband da Xiaomi. Esta não mede os níveis de oxigénio do sangue, não tem NFC e não traz integração com a Amazon Alexa (como indicavam vários rumores).

No entanto, não deixa de proporcionar aos potenciais compradores um significativo salto de qualidade. Os seus sensores estão geralmente mais precisos, e há pequenos pormenores que podem fazer a diferença. Ganha-se tempo na usabilidade, e há pequenas funcionalidades que certamente podes vir a dar uso.

Estas são que aquelas que penso serem seis razões exequíveis para trocares a tua Mi Band 4 pelo novo modelo. No entanto, trata-se de uma opinião, e estas podem não ser suficientes para outros utilizadores.

1. Carregamento magnético

Esta é uma das grandes novidades da Mi Band 5. Com a chegada do carregamento magnético, acaba-se a necessidade de ter de retirar a pulseira para carregamento. Isto agiliza não só todo o processo, como aumenta a durabilidade das próprias braceletes. Além disso, sinto-me mais confortável a colocar a pulseira em todo o seu potencial, pois sei que carregar será algo muito mais simples.

Qual a diferença entre o Mi Band 4 e 5?

2. Monitorização do sono melhorada

Esta é uma das características que sempre me seduziu neste género de produtos. Mas posso dizer que, até agora, sempre achei a funcionalidade pouco efetiva. Na Mi Band 5 nota-se que estes valores estão bem mais precisos que no modelo anterior. Esta percebe melhor quando te deitas e quando acordas. Além disso, se acordares a meio da noite, esta está mais precisa nas horas, e agora é capaz de registar as tuas sestas (ou sonecas).

Qual a diferença entre o Mi Band 4 e 5?
Monitorização de sono está mais precisa na Xiaomi Mi Band 5

3. Monitorização cardíaca melhorada

Outra melhoria importante na Mi Band 5 é a monitorização cardíaca. A Xiaomi afirmou que esta ficou 50% mais efetiva no novo modelo, e posso dizer-te que se nota. Comparando com outros produtos destinados para o efeito, nota-se uma boa melhoria dos resultados face a, por exemplo, a Mi Band 4.

4. Tirar fotografias à distância

Este é um pormenor para muitos, mas pode ser um "pormaior" para outros. Com a Mi Band 5 tens a possibilidade de facilmente tirar uma fotografia sem estar a segurar o telefone. Isto é perfeito principalmente se estás num sítio em que te queres fotografar a ti próprio e ao espaço, e não podes pedir a outra pessoa. E a funcionalidade trabalha impecavelmente em Android e iOS.

5. Ecrã maior e mais brilhante

O ecrã é ligeiramente maior e também mais brilhante. Passamos de 0.96 para 1.1 polegadas no tamanho, que serão mais ou menos notáveis dependendo da watchface que vais usar. Quanto ao brilho, é notória a melhoria face à Mi Band 4 (450 vs. 400 nits). Contudo, quando expostas a luz solar, as ambas se portam bem.

Qual a diferença entre o Mi Band 4 e 5?
Xiaomi Mi Band 4 vs. Xiaomi Mi Band 5

6. Watchfaces dinâmicas

Este é outro ponto a favor da Mi Band 5. Por muito que pudéssemos personalizar a Mi Band 4, agora temos watchfaces dinâmicas nativas. Isso faz com que, como é o meu caso, possa ter a meteorologia sempre visível no ecrã principal, e possa escolher os dados de exercício que quero ver.

Qual a diferença entre o Mi Band 4 e 5?
Xiaomi Mi Band 5 permite colocar o ecrã principal a teu gosto. Exemplo: Nascer do sol e pôr do sol em cima, horas ao meio, e eventos futuros em baixo

Ainda assim, vale a pena trocar a Mi Band 4 pela Mi Band 5?

Se apenas usas a Mi Band 4 para as funções mais básicas, a verdade é que não vale a pena a troca. O ecrã do modelo anterior já é de muita qualidade para o preço, e os sensores funcionam bem se não fores muito exigente ao e batimentos cardíacos e sono. No entanto, caso dês valor a funcionalidades como as que enumerei em cima, e ainda ao sistema PAI, a exercícios de respiração e medidor de stress (que não funciona assim tão bem), esta pode ser a smartband para ti.

Antes de ires, vê os melhores telemóveis Xiaomi à venda em Portugal. Além disso, vê a lista das melhores trotinetes elétricas se quiseres apostar na mobilidade elétrica.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Band 5: as respostas para todas as tuas dúvidas
  • Xiaomi: já sabemos onde será a próxima Mi Store em Portugal
  • Xiaomi Amazfit Bip S Lite é oficial: smartwatch barato que deves considerar

A Mi Band 5 trouxe algumas mudanças na popular pulseira inteligente da Xiaomi, como tela maior, monitoramento de mais esportes e algumas novas funções. Mas o que, afinal, muda da Mi Band 4?

Nos próximos parágrafos, Canaltech explica todas as diferenças entre as duas gerações da smartband para lhe ajudar a entender se vale a pena trocar a sua. Entenda todas as vantagens e novidades da Mi Band 5 frente à Mi Band 4.

Mi Band 5 vs Mi Band 4: design e tela

Mi Band 5 (Imagem: Matheus Argentoni/Canaltech)

Pouca coisa mudou na nova geração da smartband, e não é muito fácil identificar qual é qual ao olhar para as duas. Mas há diferenças consideráveis ao observar mais de perto, e em praticamente todos os aspectos, começando pela tela e dimensões da caixa, que aumentaram um pouco.

A Xiaomi manteve o painel AMOLED com cores vivas e energeticamente eficiente, mas passou de 0,95 polegada para 1,1 polegada. A resolução também teve um acréscimo na quantidade de pixels, que era de 120 x 240 pixels e agora chega a 126 x 294 pixels, ou seja, ficou um pouco mais alto, com mais pixels no geral, para compensar o tamanho maior. O brilho também alcança intensidade um pouco maior, de 400 nits para cerca de 450 nits.

As dimensões da caixa na Mi Band 4 são de 46,8 x 17,8 x 12,6 mm, e a Mi Band 5 tem 47,2 x 18,5 x 12,4 mm, uma diferença bem pequena, mas fundamental para abrigar o display um pouco maior. O peso foi reduzido de 22,1 g para 11,9 g, ou seja, a nova pulseira pesa pouco mais da metade da antecessora.

Qual a diferença entre o Mi Band 4 e 5?

Mi Band 4 (Imagem: Felipe Junqueira/Canaltech)

O visual em si mudou pouca coisa, mas agora a caixa não sai mais tão fácil da pulseira, e nem precisa, já que o carregamento agora é feito com um conector magnético. Na Mi Band 4, era necessário remover a caixa para inseri-la no carregador. O bracelete em si não muda nada, é um silicone com fecho igual — mas é bom notar que pulseiras da quarta geração não cabem na quinta.

De resto, a Xiaomi não mudou nada da Mi Band 4 para a 5, mantendo a mesma proteção contra água, de até 5 ATM, ou seja, pode ser mergulhada em até 50 metros, e a tela ainda é sensível ao toque com um único botão capacitivo na parte de baixo para auxiliar a navegação.

Mi Band 5 vs Mi Band 4: funções e conectividade

Em conectividade, nada muda: Bluetooth 5.0, uma das versões mais novas, estável e de baixa latência da conexão sem fios, já estava presente na Mi Band 4 e também está disponível na Mi Band 5. O aguardado NFC não chegou à versão global da smartband da Xiaomi, que também não possui Wi-Fi nem rede móvel.

A Mi Band 4 ainda faz monitoramento de passos, sono e batimentos cardíacos, além de permitir que o usuário controle as músicas no celular. Na nova geração, além de todas estas funcionalidades, a Xiaomi incluiu o controle da câmera do celular, para você tirar fotos ou gravar vídeos usando a pulseira como disparador e, para as mulheres, faz o acompanhamento do ciclo menstrual.

Quanto às atividades físicas, foram incluídas as atividades elíptico, remo, bicicleta ergométrica, yoga e pular corda, aumentando para quase o dobro do que já poderia ser monitorado na Mi Band 4. Completam a lista as atividades presentes em ambas as gerações: esteira, exercício, corrida ao ar livre, ciclismo, caminhada e natação.

Carregadores da Mi Band 4 e da Mi Band 5 (Imagem: Felipe Junqueira/Canaltech)

A capacidade da bateria foi reduzida de 135 mAh para 125 mAh, e o tempo total de uso caiu de até 20 dias em standby para até 14 dias nas mesmas condições. Ainda é um tempo muito bom longe da tomada, e a Mi Band 5 tem a vantagem de ser mais fácil colocar para carregar, já que tem o cabo com conector magnético, o que dispensa que a caixa seja removida da pulseira.

O tempo de carregamento é o mesmo, ficando em cerca de 2 horas para ir de 0% até 100%; Nenhuma das duas versões traz adaptador de tomada na caixa, apenas o cabo, que pode ser conectado a qualquer entrada USB, seja no computador, uma tomada ou um adaptador que vem no celular, desde que este último seja certificado pela Anatel.

Qual vale mais a pena?

Considerando as poucas vantagens da Mi Band 5 para a Mi Band 4, você pode avaliar a diferença de preço entre as duas para fazer a sua escolha. A menos, claro, que alguma das novas funcionalidades seja essencial, e aí já aproveita para pegar a geração mais recente e talvez só pensar em fazer uma atualização dentro de dois anos.

Fonte: Canaltech

Trending no Canaltech:

  • Procuradores da República ganham iPhone SE (2020) e chamam aparelho de "esmola"

  • Envie seu nome para Marte com a missão Mars 2020 da NASA

  • Os lançamentos da Netflix em março de 2021

  • Os discos de ouro das sondas Voyager vão durar muito mais que a humanidade

  • Veja a 1ª foto panorâmica em 360º de Marte registrada pelo rover Perseverance

Qual a diferença do Mi Band 4 5 e 6?

Mi Band 5 vs Mi Band 6: preço e custo-benefício As duas smartbands possuem três diferenças principais: tamanho da tela, leitura de oxigênio no sangue e quantidade de atividades físicas monitoradas. Se essas melhorias fazem a diferença para você, vale a pena pagar um pouco mais caro e já levar o modelo mais atualizado.

Quais são todas as funções do Mi Band 5?

Xiaomi Mi Band 5 Global: Um ótimo acessório para esportes.
11 modos esportivos: corrida, caminhada, caminhada, ciclismo, natação, pular corda, remo e ioga, entre outros..
Resistência à água: 5 ATM..
Método de carregar: Carregamento magnético..
Tempo de Carregamento: aproximadamente 2h..
Duração da bateria: mais de 14 dias..

Qual a diferença entre os Mi Band?

No caso da Mi Band 6, a correia é ajustável entre 155 mm e 219 mm. Já a versão mais recente tem um acessório que vai de 160 mm e 224 mm. O peso das duas gerações sem a pulseira é de 12,8 gramas e 13,5 gramas, respectivamente.

Quais são as funções do Mi Band 4?

Funções para melhorar o sono, a saúde e o desempenho esportivo. Quem investe em uma pulseira inteligente espera boas funções para o monitoramento da saúde e isso está presente na Mi Band 4, que conta com um recurso para acompanhamento contínuo de frequência cardíaca e alertas de inatividade.