Qual a diferença entre teclado sintetizador e arranjador

Pedro estou aqui de Novo!!hehe Uma pergunta muito importante tanto para mim quanto meus amigos tecladistas, estou querendo trocar de teclado, pesquisei alguns aqui, gostei do korgX50, ao fazer algumas pesquisas de teclados, encontrei um cometário assim."Arranjador não serve para mim", dai pintou aquela duvida qual a diferença entre arranjador e sintetizador? Pelo que pesquisei deste teclado que desejo comprar, ele é sintetizador é isso mesmo? poderia nos explicar qual a diferença entre ambos? Obrigado mais uma vez!

Oi, José! Ótima pergunta!

Um teclado arranjador é aquele que tem por objetivo oferecer a função de acompanhamento automático. São aqueles teclados que você toca um acorde na mão esquerda, ele reconhece e monta uma linha de baixo, guitarra, metais, tudo para fazer o acompanhamento mais cheio possível! Ou seja, é um teclado que tem por objetivo montar um arranjo completo para a sua música. É ideal para aquelas pessoas que querem tocar sozinhas, que não tocam com bandas. Em geral, não são teclados que focam na qualidade dos timbres. O maior objetivo é gerar esse acompanhamento. Claro que existem modelos top de linha, caríssimos, que tem todas as funções, mas não vem ao caso. Os modelos mais comuns de teclados arranjadores são: linha PSR da yamaha, linha E da Roland, e linha PA da Korg.

Um sintetizador é o tipo de teclado que prioriza o timbre. Ele não tem a função de acompanhamento automático, no máximo algumas levadas de bateria para treino, mas ele não cria linhas de guitarra, baixo, etc à partir do que você toca. São teclados ideais para quem quer bons sons, e que toca em banda. Ou seja, para pessoas que não curtem aqueles acompanhamentos prontos e engessados. Esses teclados terão sempre os melhores timbres e funções mais avançadas de edição de timbres (combinar sons diferentes, acrescentar efeitos, etc).

Bom, como você toca na igreja com banda, eu indico mesmo o tipo sintetizador, e o modelo X50 é uma opção pelo valor. Eu toquei poucas vezes nele, mas gosto dos timbres. A única coisa que não gostei muito nele são as teclas, que são um pouco frágeis. Só não encontrei ele novo, parece até que já saiu de linha. Você compraria usado mesmo?

Outras opção nessa faixa de preço são: Roland Juno Di, Casio Xw P1, Yamaha MX 61.

Se puder gastar mais, temos o Roland Juno-Gi, Yamaha MOXF61, Korg Kross 61.

Não toquei em todos esses, então sugiro passar numa boa loja e experimentar. Não há modelo melhor ou pior, mas gostos diferentes mesmo.

Grande abraço!

Pedro tem um amigo meu vendendo um KorgN264 o que desse teclado? Que nível ele é?

Oi, José! O N264 é um teclado antigo, já deve ter saído de linha há uns 6 anos. Mas é um clássico, igual o XP-80 (o teclado mais usado na igreja de todos os tempos. Vida Reluz e todo o pessoal da Canção Nova usava o XP-80 para tocar e gravar). O N264 foi muito usado pelo tecladista do Martin Valverde, sabe? É um excelente teclado! Ele é um workstation, ou seja, um sintetizador com mais várias funções avançadas de gravação, edição, etc. Se o preço estiver valendo à pena e o teclado estiver em boas condições, acho um bom negócio. Só tenha certeza que está bem conservado, porque como saiu de linha há muito tempo, não sei como é reposição de peças caso seja necessário. Abraços!

Pedro to levantando este assunto novamente, pois chegou a hora de pegar um teclado um pouco melhor esperei melhorar um pouco e graças a Deus consegui pegar um aqui, pesquisei aqui e as pessoas falam bem do Roland-GW8, comprei um novinho to parecendo uma criança com brinquedo novo,hehehe..... gostaria da sua opinião mesmo que não seja bom este teclado pode falar ta, vc é meu professor faço questão de ouvi-lo. Obrigado mais uma vez.

Oi, José! Parabéns pela compra, que legal! Sinceramente não conheço essa linha. Sempre ouvi falar, mas já fazem alguns anos que eu não uso teclados arranjadores, apenas sintetizadores, então fiquei meio por fora. Vi uns vídeos aqui e parece ser muito bom, com timbres excelentes, controles legais, etc! Parabéns!

A única indicação que eu te dou é prestar bastante atenção na mão esquerda, para não deixar ela de molho só porque o teclado faz os acompanhamentos. Sempre que possível, desligue a função de acompanhamento e use apenas a bateria, para que você treine montar as linhas de baixo, ritmo nos acordes, etc.

Grande abraço!

Pedro Valew pela dica, pra falar a verdade essas funções eu nem uso o outro que tinha PSR E423 fazia arpejos sozinho tbm nunca usei, só aplicando o que estou aprendendo, Pedro a respeito desse GW8 ele ta mais para Sintetizador do que arranjador, tem apenas uns ritmos Brasileiros que foi a série que lancaram, tem uns timbres muito bom as teclas parece mais pesada do que o que eu tinha é normal isso mesmo?

Sim, esses teclados de uma linha acima costumam vir com um sistema de teclas superior. Fora isso o sistema de teclas da Roland é diferente do Yamaha, é um pouco mais pesado mesmo. Eu acho bem mais gostoso de tocar!

Pedro tudo bem? Vamos estou querendo novamente trocar de teclado, então não poderia fazê-lo sem ouvir sua opinião! Tenho um Roland GW-8 2°Versão, apesar de ser um arranjador ele tem os timbres da linha Fanton X, estou pesquisando Muito e apareceu o Yamaha Mox6 me pareceu um ótimo teclado vc conhece?

Muito obrigado.

Oi, Augusto! Fico muito feliz de ver você empenhado dessa forma em melhorar o seu set! Parabéns!

Eu tive um MO6, versão anterior desse teclado e adorava! Só vendi para pegar meu Nord na troca. Eu sei que agora tem uma versão ainda mais nova, o MOXF, vc deu uma olhada? Eu não toquei nele ainda, mas pelos vídeos que já vi está incrível!

Eu adoro a Yamaha, então recomendo fortemente esse modelo.

De qualquer forma, semana que vem tem Expomusic aqui em SP e devo tocar em alguns modelos novos. Se vc puder esperar, te dou uma resposta mais detalhada. Aliás, se vc puder vir para a feira é bem interessante para testar todos os modelos disponíveis. Não existe essa possibilidade em nenhuma outra situação.

Grande abraço!

Pedro não respondi pois estava ausente esses dias! Gostaria muito de ir a Expomusic, até fui convidado por um amigo, mais estarei trabalhando este final Semana, vou deixar para próxima vez mesmo. Pedro antes de comprar este teclado eu vi seu comentário, o Mox6 já está comigo, que teclado maravilhoso timbres excelentes, eu achava o GW-8 bom antes de conhecer está linha da Yamaha, nossa que evolução! Estou maravilhado com esses timbres dele, completão gostei muito das teclas, parece ser maiores em relação ao meu antigo Roland GW-8, agora tenho um tão sonhado Sintetizador, graças a Deus aos poucos estou conseguindo montar meu set. Comecei com um PSR-185, depois o PSR-510, depois o PSR-E423, depois meu Roland GW-8, agora essa máquina.... Agradeço as aulas e incentivos da Musicdot e em especial você Pedro, espero ficar muitos anos ainda sendo seu aluno e aprender ainda mais!

Abraço.

solução!

Oi, Augusto! Que legal! Parabéns pela nova aquisição, então! É uma linha incrível da Yamaha. Aliás a Yamaha nunca faz coisa ruim, a minha questão com eles que acho o preço de alguns teclados um pouco abusivos. Mas os produtos são incríveis! E esse teclado tem um excelente custo x benefício.

Depois manda uns vídeos com ele para eu matar as saudades dos timbres! hehehe

Par não te deixar sozinho, tenho dois vídeos que gravei com meu MO6 antes de vendê-lo. Faz bastante tempo! Mas segue pra você dar uma olhada:

https://www.youtube.com/watch?v=ngFnvD4_aL4

https://www.youtube.com/watch?v=NzPZQIsZG8Q

Abraços!

Professor Pedro, boa tarde! sou um novo aluno e me deparei com este tópico que me chamou atenção e gostaria de tirar uma dúvida. Recentemente troquei meu teclado Yamaha PSR E-343 para o sintetizador YAMAHA MM-6 antecessor do seu antigo teclado MO6. o que você pode me falar sobre este teclado a respeito de características de timbres e funções? acha que vale a pena ou devo procurar conseguir outro modelo? Abraço e sucesso!

Oi, Igor! Eu toquei pouco no MM-6, mas pelo que sei é um ótimo sintetizador de entrada. Ele compete com o XPS-10, Juno Di, Korg Kross, Casio XW-p1, todos sintetizadores de entrada.

Ele vai te dar as primeiras possibilidades de edição, tanto para formar camadas, como para usar os efeitos. O que um sintetizador melhor vai trazer são melhores sons e mais possibilidades. Eu não acho que existe a necessidade de trocá-lo. Use-o ao máximo, tente extrair tudo o que der dele, pois assim você aproveitará muito mais um próximo teclado mais superior.

Grande abraço!

Qual teclado é melhor arranjador ou sintetizador?

A principal diferença entre esses tipos de teclado é que enquanto um arranjador é especialista em ritmos e acompanhamentos, um sintetizador é ideal para timbres. Além disso, se você está iniciando seus estudos com o instrumento, o indicado é optar por um teclado arranjador para iniciantes.

Qual a função de um teclado arranjador?

Os tecladosarranjadores” se destacam pela capacidade de reproduzir os mais variados ritmos e acompanhamentos para “a banda de um homem só”, formato em que, geralmente, os tecladistas tocam sozinhos. Os “sintetizadores” são usados para a criação de sons e timbres.

O que faz um teclado sintetizador?

O sintetizador é o tipo de teclado desenvolvido para produzir, através de diversas técnicas, sons gerados artificialmente, tornando-o um instrumento especialista em timbres. Com isso, além de gerar, este teclado permite a importação de novos timbres pelo usuário, sendo ideal para músicos que tocam em bandas.

Qual a diferença de sintetizador para teclado?

Sintetizador: este modelo foi desenvolvido para produzir sons de maneira artificial. Para entender um pouco a diferença entre esses dois modelos de teclados, pode-se dizer que, enquanto o teclado arranjador é uma espécie de especialista em ritmos e acompanhamentos, um sintetizador é o mesmo em timbres.