Qual a importância da atividade física para o sistema muscular e ósseo?

Muito se fala sobre os benefícios da atividade física para a saúde do corpo e da mente. Além de combater transtornos psicológico, como a depressão e ansiedade, eliminar gorduras ruins presentes no organismo, prevenindo acidentes cardiovasculares; a prática de exercício físico regularmente fortalece (e muito) os ossos e músculos.

Muitas atividades, inclusive, são indicadas para pacientes que portam algum tipo de doença que afeta os ossos. Vale ressaltar, no entanto, que se você possui alguma dor ou desconforto, é preciso se consultar com um ortopedista para avaliar o caso e indicar o tratamento correto (clique aqui para agendar uma consulta).

Benefícios da atividade física para os ossos

Como todos sabem, conforme ficamos mais velhos vamos tendo um desgaste da massa óssea. É um processo natural do envelhecimento, mas que pode ser adiado com uma alimentação adequada (clique aqui e veja os 5 alimentos que protegem os ossos) e prática de exercícios físicos, uma vez que o sedentarismo acelera o processo de desgaste da massa óssea.

E, certamente você já sabe, a falta de massa óssea é uma das principais causas da osteoporose. Por isso, se você quiser prevenir essa doença, envelhecer com saúde sem precisar se preocupar com remédios para os ossos, comece a praticar atividades físicas! (Clique aqui e veja com prevenir a osteoporose).

Como a prática de exercício combate problemas nos ossos e músculos?

Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.

Mas lembre-se: antes e depois dos exercícios é obrigatório alongar o corpo.

Pessoas que apresentam problemas graves nas articulações devem optar por praticar exercícios na água, pois ela ameniza o impacto dos movimentos.

Agora que você sabe que a atividade física vai além do emagrecimento, comece a praticar agora! Mas antes disso, procure a orientação de um dos nossos ortopedistas e faça uma avaliação completa!

Por que e importante praticar atividade física para os músculos e ossos?

Com a prática de exercícios como a musculação, por exemplo, ocorre o fortalecimento da musculatura e consequentemente a maior sustentação dos ossos. Além disso, aumenta a lubrificação das cartilagens, melhora o desempenho das articulações e reduz dores em geral.

Quais as vantagens a atividades físicas podem trazer para o sistema ósseo e muscular?

Então, a prática regular de atividades físicas, além de deixar os ossos mais fortes e resistentes, ajuda a manter a musculatura forte e flexível, mantendo músculos e articulações saudáveis, melhorando a flexibilidade, o equilíbrio, a postura e o tônus muscular.

Quais os efeitos do exercício físico sobre o tecido osseo?

A atividade física promove alterações no metabolismo ósseo por efeito direto, via força mecânica, ou indireto, promovido por fatores hormonais(30,37). A força mecânica, quando aplicada sobre o tecido ósseo, forma sinais endógenos que interferem nos processos de remodelação óssea.

Quais benefícios da atividade física para os músculos?

Exercitar-se traz como um dos benefícios para os músculos e ossos o fortalecimento da musculatura, que resulta em maior sustentação dos ossos e podem aumentar a lubrificação das cartilagens, melhorando o desempenho das articulações e, consequentemente, reduzindo esse tipo de dor.