Qual a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira?

O Dia do Índio é celebrado, nos países americanos, em 19 de abril, por isso, resolvemos relembrar a importância dos índios, principalmente no período da Colonização do Brasil, e conhecer um pouco mais sobre essa cultura que habitavam nossas terras.

Colonização e os índios

Os indígenas sofreram uma espécie de opressão quando os portugueses chegaram ao Brasil e impuseram novos costumes. Como exemplo, podemos citar as missões jesuítas que impunham um novo tipo de religião (cristianismo) para os índios que eram forçados a abandonar os traços de sua cultura. A colonização foi considerada uma espécie de dominação de território, uma vez que os indígenas perderam total autoridade de suas terras.

Qual a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira?
imagem: reprodução/internet
Índios no Brasil

Os índios brasileiros tinham suas tribos denominadas através da língua que falavam. São eles: tupi guarani (litoral), macro-jê ou tapuias (região do planalto Central), aruak ou aruaques (Amazônia) e karib (Amazônia).

Tupis guaranis foram os que receberam os portugueses em terras brasileiras. Eram bons na

Qual a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira?
caça, pesca e colheita.

Os tapuias tiveram seu primeiro contato com os europeus no século XVII, após a exploração da região central do país e viviam próximos de rios e córregos. Também sobreviviam através da caça e da coleta de frutos e raízes.

Os aruaques tinham o artesanato cerâmico como a atividade principal da tribo. Viviam na região amazônica e próximo da Ilha de Marajó, no Pará.

Os karib tinham como uma de suas principais tribos os vaimiri, que eram antropofágicos (vem do grego anthropos, “homem” e phagein, “comer”). Eles acreditavam que ganhavam força, inteligência e viralidade se alimentando da carne (humana) de seus inimigos. 

Os períodos históricos citados acima, como: Descobrimento do Brasil e Colonização, estão entre os assuntos que mais caem no ENEM na prova de Ciências Humanas, você sabia?

O QG preparou o Planner Enem 2021 para te ajudar a organizar a rotina de estudos. Preencha o formulário abaixo e garanta o seu agora mesmo!

Qual a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira?
O estudo da cultura e da literatura indígena é fundamental para a formação das turmas de estudantes de todas as idades. Imagem: Acervo Singularidades/Freepik

​Mesmo depois da Lei 11.465/08 de 2008, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena na escola, o estudo da cultura e da literatura produzida por autores indígenas ainda caminha a passos lentos no Brasil. Da mesma forma, o conteúdo sobre os povos tradicionais estudado nas escolas sempre foi insuficiente – segundo estudos, os indígenas habitavam a América do Sul há mais de mil anos antes da chegada dos conquistadores, dado que pouca gente conhece.

A celebração das culturas originárias seguem relegadas a uma espécie de festa à fantasia no mês de abril, com crianças com o rosto pintado e cocares confeccionados em cartolina e penas imitando o que, dentro do imaginário coletivo, é o índio brasileiro.

De acordo com Marcelo Ganzela Martins de Castro, isso se deve ao fato de o currículo escolar nunca haver valorizado a herança cultural indígena da maneira devida. Conversamos com Marcelo sobre a cultura indígena remanescente no Brasil e também sobre a disciplina Literaturas e Culturas Indígenas, que faz parte do currículo da licenciatura em Letras do Singularidades, coordenada por ele.

Por que há tão pouco interesse de grande parte das escolas nestes grupos e em sua cultura?

​Nós viemos de um histórico escolar e cultural que via os povos indígenas como inferiores, como pessoas com menor autonomia e, consequentemente, menos capazes que o restante da sociedade brasileira. Tanto é que apenas a partir da Constituição de 1988 que o indígena adquire direitos mais próximos aos de um cidadão brasileiro de outras etnias. Nossa dívida cultural com os povos indígenas é longa. Infelizmente, muitos de nós ainda não reconhecem esse fato.

Quantas destas nações indígenas ainda existem e mantêm línguas próprias?

​Hoje ainda existem 305 etnias, com 274 línguas indígenas sendo faladas no Brasil, de acordo com o censo de 2010. Diferente da ideia comumente difundida, esses povos não estão somente no Norte do país: há povos indígenas nas cinco regiões, em todos os estados brasileiros.

A literatura produzida nestas línguas é, em sua maior parte, oral, mas existem também registros gráficos consistentes?

​A Lei 11.465/08 (de 2008), ao tornar obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena na escola, acabou impulsionando imensamente a oportunidade de publicação de autores literários indígenas.

Hoje, é muito mais fácil encontrar obras literárias indígenas escritas em português ou em edições bilíngues (em português e em um idioma indígena). Diversos autores têm ganhado destaque no mercado editorial: Daniel Munduruku, Eliane Potiguar, Yguarê Yamã, Olívio Jekupé, Carlos Tiago Haki’y, entre outros.

Dos registros existentes, que livros você destacaria como fundamentais para se conhecer um pouco do conhecimento produzido por estas culturas ancestrais?

Qual a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira?
Meu Vô Apolinário, de Daniel Mundukuru, um dos autores indígenas mais importantes da atualidade. Imagem: Divulgação

Talvez uma das obras mais conhecidas, praticamente um cânone hoje, é o livro de memórias “Meu Vô Apolinário”, de Daniel Munduruku. É uma obra potente, poética e emocionante sobre a trajetória do autor em seu reconhecimento enquanto indígena.

Do ponto de vista teórico, é imprescindível se ler Graça Graúna, uma das principais pensadoras e organizadoras das teorias sobre as literaturas indígenas no Brasil.

Durante o curso os alunos também conhecem o sistema educativo e a educação escolar indígenas. Como esse aprendizado se dá: em sala de aula e também em visitas de campo, a aldeias e outros lugares de interesse?

A ideia da disciplina Literaturas e Culturas Indígenas é romper com preconceitos e apresentar esse campo de investigação e prática para nossos futuros professores de língua portuguesa. Eles conversam com autores e educadores indígenas, visitam aldeias, conhecem um pouco de como se pensa a educação indígena e leem muita literatura indígena.

O percurso é o do conhecimento que promove reconhecimento: queremos formar professores de português que reconheçam os povos e culturas indígenas como genuinamente brasileiros!

O quanto você (enquanto professor e cidadão) considera importante que os futuros docentes (seja de língua portuguesa, história ou geografia) saibam das culturas originárias?

Qual a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira?
Criaturas de Ñanderu, conto de Graça Graúna. Imagem: Divulgação

​Primeiro, é importante que percebamos que, além de serem nossos antepassados, os indígenas também fazem parte do presente. Eles continuam aqui, fazem parte da sociedade brasileira, devem ser respeitados e valorizados assim como toda a sociedade.

Conhecer é o primeiro passo para respeitar, para valorizar e para se permitir aprender com visões de mundo, de tempo e espaço bastante distintas do pensamento ocidental tradicional.

O multiculturalismo representa uma demanda urgente da contemporaneidade. Eu não consigo enxergar um cidadão consciente e engajado em um futuro melhor para o planeta e para a própria sociedade que não considere a inclusão de todos que ficaram, por muito tempo, marginalizados dos privilégios e do currículo escolar. O mundo é todos.

Qual a importância da cultura indígena para a formação da cultura brasileira?

Marcelo Ganzela Martins de Castro é coordenador do curso de Licenciatura em Letras do Instituto Singularidades.

Para saber mais: http://institutosingularidades.edu.br/novoportal/produto/letras-graduacao/
Entre em contato: [email protected]

Qual a importância da cultura indígena na formação da cultura brasileira?

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

Qual a importância dos indígenas na história do Brasil?

Entre importantes tradições deixadas pelos índios está a culinária. O alimento de origem indígena mais utilizado em todo o Brasil é a mandioca e suas variações. O caju e o guaraná são outros bem conhecidos na mesa do brasileiro.

Qual a importância da cultura indígena para a educação?

Associar a cultura indígena ao conteúdo que está sendo vivenciado pelos alunos, resulta em um rico processo de aprendizagem para eles, proporcionando o contato com as tradições do país e conseqüentemente o saber da história do seu país.

Qual o legado cultural indígena a sociedade brasileira?

Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.