Qual a importância da leitura para a construção do conhecimento científico?

A importância da leitura na construção do conhecimento científico

408 palavras 2 páginas

É inegável que a leitura é essencial para todas as pessoas que trabalham nos mais diversos ramos da ciência. Praticamente tudo, atualmente, exige um conhecimento mínimo da mesma. A leitura é, com certeza, a forma mais eficiente de aumentar os conhecimentos e a cultura de uma pessoa. Para um cientista, em especial, essa é necessária em quase todas as etapas do método científico que deve ser seguido por todos os pesquisadores. Existem vários tipos de leitura desde uma mais despreocupada até uma que busca absorver grandes quantidades de conhecimento, no caso da leitura científica esta só tem valor se o leitor é capaz de: entender o que se está lendo, avaliar, fixar, explicar, discutir e, principalmente, aplicar quando se fala de alguém que trabalha com ciência. Para se realizar uma leitura eficiente deve-se seguir o seguinte roteiro: primeiramente realiza-se uma leitura de reconhecimento, posteriormente uma leitura seletiva, uma leitura crítica e então uma leitura interpretativa, seguindo-se esses passos de forma eficaz. Com um bom domínio da leitura quase que consequentemente se tem um bom domínio da escrita, esta é também de fundamental importância para qualquer pesquisador visto que ele terá que escrever durante praticamente toda a sua carreira científica desde relatórios na iniciação científica até artigos científicos que devem ser escritos de uma forma correta visto que vai ser publicados para a utilização em todo o mundo. Com isso se percebe que a leitura e a escrita se faz presente durante toda a carreira de um cientista, por isso ela deve ser constantemente treinada e adaptada para que se adeque as normas estabelecidas. A leitura e a escrita permitem a evolução do conhecimento, esse último pode ser dividido nos seguintes tipos: filosófico, religioso, artístico, popular, técnico, mítico e o mais importante para os pesquisadores o conhecimento científico cujas características principais são a: racionalidade, objetividade, precisão, clareza entre outras

Relacionados

  • Metodo cientifico

    772 palavras | 4 páginas

    Escolha do Tema e a Delimitação do Tema. Nesta atividade é para construir uma reflexão de acordo com a leitura realizada em aula. (mínimo de linhas – 10) RS: Para a escolha de um tema é necessário interesse pelo mesmo, conhecimento do assunto escolhido, devendo ser elaborado com base num estudo cientifico retrospectivo e bem delimitado em sua extensão, evidenciando o conhecimento de literatura existente, devendo o tema sempre conter e permitir novas indagações e questionamentos. Já….

  • Metodologia do trabalho científico

    1195 palavras | 5 páginas

    METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO. O objetivo deste texto, é apresentar aos universitários, alguns subsídios teóricos e práticos para o enfrentamento das várias tarefas que lhes serão solicitadas ao longo do desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem de sua formação acadêmica.É uma iniciação teórica, metodológica e prática ao trabalho científico a ser desencadeado desde o início da freqüentação universitária, sendo de grande importância ao trabalho docente em sua interface com….

  • Portugues

    2994 palavras | 12 páginas

    Piauí – UESPI Campus Dom José Vasquez Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Curso: Licenciatura Plena em Letras Português Aluna: Caroline da Silva Cavalcante Siqueira Resenha Crítica Bom Jesus, 03 de fevereiro de 2012. RESENHA COUTINHO, Regina Maria Teles. Metodologia Científica: 1. Metodologia científica - Teorias. 2. Conhecimento – Tipologia. I. II. Título. Teresina: UAB/FUESPI/NEAD, 2011. CREDENCIAIS….

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA, PESQUISA PARTICIPANTE - SABER PENSAR E INTERVIR.

    3882 palavras | 16 páginas

    nível de conhecimento dos estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior de Maceió-AL acerca dos objetivos, métodos, regras e ferramentas inerentes a disciplina de Metodologia Científica, antes e durante seu ingresso na IES. A metodologia é um estudo bibliográfico que fundamenta os objetivos da pesquisa com autores de referência no contexto da disciplina de metodologia cientifica. Essas reflexões levam as afirmações quanto ao conceito e construção desse conhecimento e, no decorrer….

  • Importancia da metodlogia nos trabalhos academicos

    2026 palavras | 9 páginas

    A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA NOS TRABALHOS ACADÊMICOS Ana Cristina Corrêa Figueiredo Professor tutor externo: Rosa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Curso Serviço Social (seso132) – Prática do Módulo I 15-11-2012 Obs: Olhar os espaçamentos no cabeçalho, no resumo observar as margens, na introdução observar os parágrafos, as letras, as fontes, observar também os espaçamentos das referencias. Fazer correção textual.….

  • 4 ANO RELATORIOS

    6773 palavras | 28 páginas

    2013 1º SEMESTRE FREDERICO PEREIRA CALOS Área de Conhecimento: Conceito: PPAP 22 - LINGUAGEM, CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA, CIÊNCIAS HUMANAS COM BASE NOS OBJETIVOS PROPOSTOS NO SEMESTRE O ALUNO CONTEÚDOS PROPOSTOS NÃO APRESENTANDO AUTONOMIA EM DEMONSTROU RESOLVÊ-LOS DIFICULDADE SOZINHO. NA ASSIMILAÇÃO RELACIONA-SE DE MANEIRA TÍMIDA COM O GRUPO APRESENTANDO. AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA SÃO EM GRANDE MAIORIA EMPREGADAS ÊXITO. NA LEITURA APRESENTA TIMIDEZ RECUSANDO LER EM VOZ ALTA, DEMONSTRANDO….

  • Fichamento Analítico

    2003 palavras | 9 páginas

    tratar a discussão sobre a construção do conhecimento e dos trabalhos acadêmicos que passamos a elaborar e apresentar quando enveredamos no meio acadêmico/universitário.” É necessário métodos para que a busca do conhecimento ocorra de maneira concisa e ordeira, buscando o saber através de métodos científicos onde o acadêmico passa a produzir trabalhos com metodologia cientifica. 17 “É preciso compreender os diversos caminhos para a construção do conhecimento para podermos compreender….

  • Artigo

    1347 palavras | 6 páginas

    PEREIRA ELIANE GOMES DE LIMA LEITURA E CIÊNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL CAJAZEIRAS-PB 2012 DILAILDA VIRGULINO PEREIRA ELIANE GOMES DE LIMA LEITURA E CIÊNCIA: UMA RELAÇÃO POSÍVEL Artigo apresentado a disciplina Língua Portuguesa do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do CFP/UFCG. Orientadora:Professora mestre Adriana Sidralle Rolim de Moura LIMA CAJAZEIRAS-PB 2012I LEITURA E CIÊNCIA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL 1 ADIANA….

  • alfabetização

    6551 palavras | 27 páginas

    UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A IMPORTANCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SERIES INICIAIS ANDREIA CRISTINE DA SILVA - 312810 MARLENE BERA - 315813 SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR 2013 ANDREIA CRISTINE DA SILVA – RGM :312810 MARLENE BERA - RGM: 315813 PROCESSO….

  • Portifólio 2 semestre

    8397 palavras | 34 páginas

    5 2.1. Unidade Temática - Usos Sociais da Leitura e da Escrita 5 2.1.1. Aula 1 - O que é leitura? 5 2.1.2. Aula 2 - Como ler e entender textos técnico-científicos 6 2.1.3. Aula 3 - Considerações sobre o texto 7 2.1.4. Aula 4 - Gêneros e tipos textuais 7 2.1.5. Aula 5 - Elementos de textualidade 8 2.1.6. Aula 6 - Produção de texto dissertativo 8 2.1.6.1. Atividades 9 2.1.7. Aula 7 - As características linguísticas do texto dissertativo de caráter científico 12 2.1.8. Aula 8 - A norma linguística do….

Outros Trabalhos Populares

Qual a importância da leitura para a pesquisa científica?

A assimilação de conhecimentos através de leituras possibilita uma melhor compreensão dos novos paradigmas que se apresentam, pois consegue ver com novos olhares as situações problemas que a cada dia vão se apresentando. A leitura promove o desenvolvimento do raciocínio.

Qual a importância da leitura na construção do conhecimento?

Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler.

Qual o papel da leitura na composição do trabalho científico?

A leitura na composição do trabalho científico faz parte de alguns dos posicionamentos do emissor frente ao trabalho realizado. Tendo em vista que o conhecimento se concebe como algo que não se mensura, uma das formas de ampliá-lo é desenvolver constantemente o hábito da leitura.

Qual a importância da leitura e da escrita acadêmica para o desenvolvimento do pensamento científico na graduação?

O domínio da leitura e da escrita acadêmica, especialmente de texto expositivo-argumentativo, constitui elemento essencial para o desenvolvimento de profissionais competentes para o ambiente de trabalho do mundo globalizado, além de implicar um fator importante na formação de críticos para identificar problemas em seu ...