Qual foi a principal contribuição do Renascimento ao conhecimento científico?

Entre os séculos XIV e XVI, observamos o desenvolvimento de uma série de transformações que atingiram profundamente a forma pela qual o homem europeu encarava o mundo à sua volta. Condensada sob o nome do Renascimento, essa série de mudanças determinaram o reconhecimento de novos modos de pensar e executar as artes, as ciências e as relações político-sociais.

O termo Renascimento, que advém da ideia de se “nascer outra vez”, tem sua origem fixada no expresso interesse que os homens dessa época tinham nas manifestações da cultura greco-romana. Para alguns que vivenciaram tal época, a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média.

Sob tal aspecto, observamos que o renascimento tinha uma expressa tendência humanista. Isso quer dizer que as preocupações, sentimentos e comportamentos humanos passavam a ser extremamente valorizados no campo da literatura, da pintura, da escultura e até nas instituições políticas. Nesse contexto, a Igreja viria a enfraquecer o antigo monopólio de conhecimento que lhe garantia posição central na produção do saber.

Além da tendência antropocêntrica, o renascimento também esteve próximo ao hedonismo, quando o corpo, os prazeres terrenos, a busca pelo belo e perfeição se tornaram vigentes no campo das artes. Paralelamente, o renascimento também teve um traço naturalista ao explorar os mínimos detalhes da natureza, das plantas, animais e da própria anatomia humana.

Do ponto de vista histórico, todas essas inovações tiveram seus primeiros passos desenvolvidos no interior das ricas cidades comerciais italianas. Na condição de porta de entrada para várias mercadorias, essas cidades recebiam pessoas de vários lugares que acabavam possibilitando a circulação de novos conhecimentos e valores. Além disso, o ambiente das cidades italianas também esteve favorecido pela ascensão de uma rica camada de comerciantes interessados em financiar a obra e artistas e intelectuais.

Ocorrido ao longo de vários séculos e em diferentes lugares, os historiadores subdividem especialmente o movimento renascentista italiano em três épocas distintas: Trecento, que abarca os anos de 1300; o Quattrocentro, que envolve as manifestações do século XV; e, finalmente, o Cinquecento, que compreende os anos “quinhentos”, o século XVI. Não sendo previamente organizado, observamos que o renascimento surge em de modo difuso pelas nações da Europa.

Além de modificar a natureza das artes, com a introdução de técnicas mais apuradas e o gosto pela temática humanística, o renascimento também provoca uma mudança no meio científico. Por meio de ações que envolviam a observação e a experimentação do mundo, os cientistas dessa época conquistaram importantes informações que contribuíram no desenvolvimento da medicina, da astronomia e da física.

Observado como um todo, não podemos simplificar o renascimento como uma mera substituição da forma medieval de se enxergar o mundo. Devemos lembrar que muitos artistas e estudiosos dessa época não abandonaram suas crenças e, em muitos casos, também valorizaram trabalhos de temática religiosa. De tal modo, o renascimento coloca-se como uma importante experiência que oferece outra possibilidade do homem europeu lidar com o mundo à sua volta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O termo “Renascimento científico” se refere e uma faceta do movimento cultural conhecido como Renascimento ou Renascença que se desenvolveu no início da Era Moderna. No caso, o Renascimento científico diz respeito a um desenvolvimento específico de métodos e teorias que, eventualmente, dariam origem à ciência moderna.

Qual foi a principal contribuição do Renascimento ao conhecimento científico?

Mesmo tendo a forte oposição da Igreja, muitos cientistas buscaram métodos de produção de conhecimento através da experimentação, observação e comprovação. – Desenvolvimento de instrumentos científicos, principalmente na área de observação astronômica. – Formulação de várias leis da Física e teorias matemáticas.

Em que o renascimento proporcionou as grandes navegações?

Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa.

O que mudou na mentalidade das pessoas na época do renascimento?

A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época. Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento.

Quem foi um dos maiores astrônomos do renascimento?

Nicolau Copérnico (1473–1543) foi um dos maiores astrônomos do Renascimento. Ele mostrou que a Terra gira ao redor do Sol. Essa descoberta revolucionou a ciência, a filosofia e a religião. Antes de Copérnico, por mais de mil anos, as pessoas acreditaram que tudo no Universo girava ao redor da Terra.

O que foi o Renascimento resposta?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

O que é o Renascimento na literatura?

Foi um período de transição entre a Idade Média, em que quase não houve inovações ou cultivo das artes, e a Idade Moderna. A literatura revolucionária do Renascimento foi baseado no conceito de humanismo que gerou respostas positivas e negativas dos leitores, devido às críticas que fez à Igreja Católica.

Quais foram as principais características do Renascimento científico?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Quais são as influências utilizadas durante o Renascimento Cultural?

As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a escultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

O que se altera no ensino da arte no período do Renascimento?

Inovações técnicas e científicas; Expansão da produção artística; O resgate do papel da mulher na renascença. A pintura renascentista nesse contexto é para o professor de História uma espécie de matéria-prima, ou seja, um registro histórico.

Qual a relação entre a arte e o corpo humano?

Arte. Material Humano. Para cada sociedade, o corpo humano é o símbolo da sua própria estrutura; agir sobre o corpo é sempre um meio, de alguma forma, de agir sobre a sociedade. Além disso, o modo de representar o corpo na arte é um reflexo da estrutura social, de uma visão de mundo e de uma definição de pessoa.

Quais as consequências do renascimento para a humanidade?

O Renascimento promoveu uma reviravolta no comportamento do homem europeu. Para alguns que vivenciaram tal época, a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média.

Quais são as principais características da arte do Renascimento?

A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana)

Quem patrocinava a arte no renascimento?

No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. O mecenato é o ato de patrocinar e investir em arte e cultura é conhecido como mecenato.

Quais as contribuições do Renascimento para o mundo científico?

- Grandes avanços nas áreas de Astronomia, Medicina, Matemática, Física, Química e Biologia. - Desenvolvimento de instrumentos científicos, principalmente na área de observação astronômica. - Formulação de várias leis da Física e teorias matemáticas. - Aumento da divulgação dos conhecimentos científicos.

Qual o principal objetivo do Renascimento científico?

O principal objetivo do renascimento era restabelecer a ciência, o comércio e a arte, todos elementos que foram valorizados durante a Antiguidade Clássica e em parte esquecidos durante a Idade Média.

O que representa o Renascimento para a ciência?

O termo “Renascimento científico” se refere e uma faceta do movimento cultural conhecido como Renascimento ou Renascença que se desenvolveu no início da Era Moderna. No caso, o Renascimento científico diz respeito a um desenvolvimento específico de métodos e teorias que, eventualmente, dariam origem à ciência moderna.

Quais as descobertas científicas que foram feitas durante o Renascimento?

Vários cientistas foram igualmente importantes como Galileu Galilei, astrônomo italiano que aprofundou os estudos de Copérnico; Johannes Kepler, discorrendo sobre os eclipses lunar e solar; Francis Bacon, criador do “método científico”; René Descartes, “pai do racionalismo”; Isaac Newton, “pai da física e da mecânica ...