Qual o trabalho que deverá ser realizado sobre um corpo de massa igual a 6 kg?

Um objeto de massa m e dimensões desprezíveis parte do repouso e de uma altura 4 R, deslizando por uma rampa suave até encontrar uma superfície horizontal, por onde segue até encontrar uma rampa circular de raio R, sobre a qual continua seu movimento (veja a figura). Não há atrito em todo o percurso do objeto, que se dá em um mesmo plano vertical (da figura). Expressando suas respostas em termos dos unitários horizontal i ^ e vertical j ^ indicados na figura, determineO vetor velocidade v → , nos pontos A, B e C;O vetor de força normal, N → , nos pontos A, B e C.

Ver solução completa

Show

Um corpo de massa m é abandonado do alto de um plano inclinado (1), que possui altura h em relação ao solo, e percorre seu comprimento S livre de forças de atrito até entrar em um movimento de “loop” (2), conforme mostra a figura. Use g para a aceleração da gravidade.a) Utilizando um eixo de coordenadas com a direção x paralela ao plano inclinado, represente o diagrama de corpo livre para a situação na qual o corpo se encontra na posição (1) e descreva, a partir da segunda lei de Newton, as componentes das forças que atuam no corpo para cada eixo.b) Escreva a expressão para a velocidade V 2 em função da altura de lanamento h com que o corpo chega à posição (2) indicada na figura.c) Escreva a segunda lei de Newton por componentes para a situação na qual o corpo se encontra na posição (4) com velocidade V 4 e obtenha uma expressão para a altura mínima h m í n , em função do raio R, de onde o corpo deve ser lançado para que consiga completar a volta no loop.d) Considerando que o corpo abandonado de uma altura h = 5   m e o loop tem um raio R = 2   m, sua velocidade V 3 no ponto (3) é 7,67   m / s. Calcule os módulos e direções da força normal e da força resultante que atuam no corpo ao passar naquele ponto. Use g = 10   m / s 2 .

Ver solução completa

No sistema mostrado na figura abaixo, dois blocos de massas M=3,00kg e m=1,00kg estão conectados por um cabo inextensível de massa desprezível que passa por uma polia fixa ao teto. O bloco de massa M é solto a partir do repouso desde uma altura inicial h=2,00m, fazendo a polia de massa desprezível girar sem atrito até que o bloco toque o solo. A energia cinética k M do bloco de massa M imediatamente antes de tocar o solo é: (A) K M =39,2 J (B) K M =58,8 J (C) K M =29,4 J (D) K M =19,6 J (E) K M = 9,80 J

Ver solução completa

Uma mola, de comprimento natural L 0 e constante elástica k, é montada no interior de um aro circular vertical de raio R. Uma das extremidades da mola está fixa no ponto O e a outra está livre no ponto mais baixo do aro. Um bloco de massa m é empurrado contra a mola, que se desloca ao longo da curva em um arco de ângulo π 3 , até o ponto A, como mostrado na figura. O bloco é então liberado, a partir do repouso. O atrito entre o bloco e o aro é desprezível. Adote o referencial da figura, com origem em B. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); a ) Obtenha uma expressão para a energia mecânica do bloco no ponto A em termos de m, R, k, g e π. b ) Determine o valor mínimo de k para que o bloco consiga executar a curva completa, passando pelo ponto C sem cair. c ) Sabendo-se que a partícula possui energia mecânica E no ponto A, obtenha uma expressão para a velocidade do bloco no trecho B C em função do ângulo θ, R, m, E e g.Dado: sen ⁡ π 3 = 3 2 , cos ⁡ π 3 = 1 2 .

Ver solução completa

Um bloco de massa m é empurrado contra uma mola de constante elástica k, e comprimento natural l 0 , por uma distância x, sendo mantido preso por um pequeno trinco. Quando o trinco é liberado, a mola expande-se empurrando o bloco. Ao passar pela posição de equilíbrio da mola, a mola perde contato com o bloco. O bloco segue adiante deslizando ao longo de uma superfície lisa e sem atrito, até passar a deslizar pelo interior de um aro circular de raio R. Sabendo que no ponto mais alto da trajetória dentro do aro o módulo da força do aro feita sobre o bloco (força normal) é igual a duas vezes o módulo da força peso do bloco. Suas respostas devem ser dadas em termos de m, l 0 , k, R e g: a) Indique quais as forças que atuam sobre o bloco quando ele passa pelo ponto mais alto do aro.b) Determine a velocidade do bloco no ponto mais alto da trajetória dentro do aro.c) Determine a compressão inicial, x, da mola. Justifique claramente as Leis de Conservação utilizadas. (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Ver solução completa

Um bloco começa deslizar a partir do repouso no topo de um plano inclinado de 30,0° e encontra uma mola de constante 3,40kN/m, fixada rigidamente ao plano. Se a massa do bloco é de 34,0 kg e comprime a mola de 37,0 cm até parar, encontre a distância percorrida pelo bloco antes de encontrar a mola. (Considere g = 10,0 m/s2).a) 1,00m b) 1,37m c) 0,740m d) 0,820m e) 0,440m

Ver solução completa

Um bloco de massa m = 4 k g encontra-se em um plano inclinado de um ângulo θ, com s e n θ = 0,6 e c o s θ = 0,8. Uma mola de constante elástica k = 100 N / m tem uma extremidade presa à parte superior do plano e a outra presa ao bloco. Inicialmente o bloco está parado e a mola está relaxada. Não há atrito no problema e g = 10 m / s 2 . O bloco desce ao ser liberado. Quando o bloco está a uma distância da posição inicial x = 0,3 m (medida ao longo do plano inclinado), qual é a sua energia cinética? 1,9 J 2,7 J 4,7 J 7,2 J 7,5 J 12 J 16,5 J 18,2 J 19,6 J

Ver solução completa

Dois blocos, de massas M = 3,0 kg e m = 1,0 kg, são inicialmente mantidos em repouso sobre uma superfície horizontal, comprimindo uma mola ideal. Ao serem simultaneamente liberados da mola, cada bloco viaja para um lado e sobe uma rampa inclinada. Considere que a velocidade do bloco de massa M logo após ser liberado é V = 3,0 m/s. Despreze todos os atritos e use g   =   10   m / s 2 Qual é a altura máxima vertical (em metros), em relação â superfície horizontal, alcançada pelo bloco de massa M ao subir a rampa?a) 0,20 b) 0,25 c) 0,30 d) 0,35e) 0,40 f) 0,45 g) 0,50 h) 0,55

Ver solução completa

Qual o trabalho que deverá ser realizado sobre um corpo de massa igual a 6 kg para que sua velocidade passe de 4 m s para 20 m s?

Exemplo. Qual o trabalho que deverá ser realizado sobre um corpo de massa igual a 6 kg, para que sua velocidade passe de 4 m/s para 20 m/s? Portanto, o trabalho necessário para mudar a velocidade do corpo, será igual a 1152 J.

Qual a energia cinética de uma bola de massa 0 6 kg?

Questão 1. Calcule a energia cinética de uma bola de massa 0,6 kg ao ser arremessada e atingir uma velocidade de 5 m/s. Resposta correta: 7,5 J.

Qual o trabalho que deveria ser realizado sobre um corpo?

O teorema do trabalho e energia cinética é muito importante para a área da mecânica. De acordo com esse teorema, o trabalho que é realizado sobre um corpo é numericamente igual à variação da energia cinética desse corpo.

Como calcular a força de trabalho?

Como se calcula o trabalho de uma força? Para calcularmos o trabalho exercido por uma força constante, é necessário que se multiplique o módulo dessa força pela distância percorrida e pelo cosseno do ângulo que é formado entre a força (F) e a distância (d).