Qual a diferença da margarina para a manteiga compare o processo de produção destes dois produtos?

Um dos hábitos alimentares mais típicos dos brasileiros é o café com leite acompanhado de pão na chapa pela manhã. Impossível não gostar daquele pão quentinho, com manteiga ou margarina derretendo.

Mas, afinal, qual a diferença entre manteiga e margarina? Servem ou não servem para os mesmos fins? A gente conta para você. Confira a seguir!

Manteiga e margarina: como são feitas

A diferença entre as duas começa no modo como são feitas. Enquanto a manteiga é de origem animal, feita a partir da nata (ou creme) do leite, a margarina tem origem vegetal, sendo produzida a partir de óleo vegetal em um processo chamado hidrogenação, que é capaz de transformar o óleo líquido em sólido. Depois desse processo, são adicionados outros produtos para ajudar em sua composição final, como aditivos nutricionais.

A margarina foi inventada pela indústria como alternativa à manteiga, que precisa de grandes quantidade de leite para ser fabricada.

Qual usar em receitas?

Entre as duas, a maior parte das receitas pedirá a manteiga. Isso porque ela traz mais riqueza de sabor e uma textura melhor. A manteiga traz mais crocância para biscoitos e bolachas, por exemplo, o que não acontece se for usada a margarina.

Por outro lado, muitas pessoas acabam substituindo a manteiga pela margarina em diversas receitas, pois ela tem um preço mais acessível. Se esse for o seu caso, uma dica é optar pela margarina de uso culinário, que trará melhores resultados em seus pratos.

Porém, o ideal é sempre que possível seguir a risca as receitas, pois o tipo de gordura indicado faz toda diferença no resultado final, ok?

Se você ainda tiver dúvidas sobre qual das duas usar em seus pratos, consulte nosso banco de receitas e veja nossas indicações para cada tipo de preparo!

Você usa manteiga ou margarina na hora de fazer seu lanche?

Esses dois alimentos são consumidos diariamente na casa da grande maioria das pessoas. Porém, por serem alimentos semelhantes, muita gente não sabe diferenciar as qualidades e os defeitos de cada um deles.

Portanto, mesmo sendo dois alimentos bastante comuns em cardápios, lanches e receitas, a margarina e a manteiga possuem benefícios e malefícios específicos.

Com isso, é importante você conhecer todos os compostos que são utilizados nos dois produtos, como por exemplo o ácido sórbico.

A compreensão de todos os componentes usados na composição desses alimentos, vai ajudar você na hora de escolher um ou outro.

Dessa forma, separamos esse artigo com toda informação necessária sobre esses dois alimentos que estão presentes na sua rotina.

Se você quiser entender qual a diferença entre manteiga e margarina, continue sua leitura e confira o conteúdo a seguir!

Afinal, qual a principal diferença entre manteigas e margarina?

Primeiramente, você deve saber que a manteiga e a margarina são dois alimentos ricos em gorduras. Quando você quiser consumir um deles, é preciso estar atento ao valor calórico, gordura saturada, monoinsaturada e poliinsaturada.

A manteiga é um alimento derivado do leite, ou seja, é adquirido a partir do batimento da nata, pode ser feita a partir do leite de qualquer mamífero lactante. É um produto rico em gorduras saturadas, sal e lactose.

A margarina é um produto não lácteo, é um alimento de origem vegetal, que é feita do processo de hidrogenação de óleos vegetais como por exemplo o girassol.

Portanto, você precisa compreender que a principal diferença entre margarina e manteiga é a origem. A manteiga é um alimento de origem animal e a margarina é de origem vegetal.

O processo de produção da manteiga

Como mencionado anteriormente, a manteiga é um produto derivado do leite. No procedimento de agitação, a gordura da manteiga (parte sólida) é separada do leite coalhado (parte líquida).

Normalmente, a manteiga possui a cor amarela pálida, mas, como ela pode ser feita a partir de qualquer mamífero lactante, sua cor pode variar de amarelo escuro a branco.

A manteiga é pasteurizada, a nata é usada na produção é aquecida para eliminar a possibilidade de haver micróbios, com isso é possível aumentar sua vida útil e evitar que o alimento se deteriore.

É importante você ficar atento que o teor de gordura tem efeito sobre a textura e o sabor do produto. Como é de origem animal, a manteiga possui uma boa quantidade de gordura saturada.

O processo de produção da margarina

Lembre-se que a margarina é um alimento de origem vegetal. Ela é composta por óleo de soja e gorduras vegetais interesterificadas.

O teor de gordura desse alimento pode variar, portanto, antes de consumir é essencial olhar os rótulos da embalagem do produto.

No processo de produção da margarina são utilizadas temperaturas altas, e com isso, as estruturas moleculares se modificam, transformando toda a gordura insaturada em parcialmente hidrogenadas e saturadas.

Dessa forma, você também precisa ficar atento porque o consumo de margarina também pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol.

A melhor opção para a saúde

Como falamos, a manteiga é um alimento de origem animal, que é feito a partir do leite. Portanto, mesmo que ela possua um alto teor de gordura saturada, ela é um produto natural. Com isso, é só você consumir com moderação, sem exageros.

Já a margarina é um alimento feito a base de óleo vegetal hidrogenado, e ainda possui alguns componentes que podem aumentar o risco de você adquirir doenças.

A gordura trans formada no processo de hidrogenação da margarina é um dos maiores riscos para sua saúde.

Se você consumir excessivamente esse tipo de gordura, vai aumentar os níveis de LDL, diminuir os níveis de HDL e ainda vai estar correndo o risco de adquirir doenças cardiovasculares.

E tem mais! Como a margarina é um produto feito artificialmente, ela possui um número grande de corantes, conservantes e aromatizantes em sua composição.

Para você entender, o risco que esses componentes causam na saúde dos consumidores é tão alto que diversas indústrias começaram a desenvolver margarinas livres de gordura trans.

Porém, você precisa ficar em alerta porque mesmo que muitos fabricantes estejam lançando margarinas “zero gordura”, mesmo assim elas possuem gordura interesterificada.

Portanto, a melhor opção para consumo é a manteiga. Ela não possui todos esses componentes artificiais que podem afetar sua saúde, como é encontrado na margarina.

Entretanto, lembre que a manteiga é um alimento rico em gorduras, por isso, você deve consumir esse alimento moderadamente. O consumo excessivo desse produto também vai gerar riscos para sua saúde.

O que é gordura saturada?

Gorduras saturadas são alimentos que possuem gordura animal. Existem alguns alimentos que possuem “gorduras boas”, que desempenham um papel importante para o corpo humano e  contribuem para a saúde geral.

Porém, você deve compreender que dentro da categoria de algumas dessas gorduras também geram riscos para saúde.

Como a gordura trans, que você pode encontrar ao consumir margarina. Essas gorduras, como falamos anteriormente, podem contribuir para problemas cardiovasculares, como infarto e entupimento de artérias.

Entretanto, existem alguns exemplos de gordura trans que geram benefícios, como por exemplo o ômega-3, que é encontrado em peixes e em outros alimentos de origem vegetal.

Qual a função do ácido sórbico na produção de manteigas e margarinas?

Atualmente, o ácido sórbico é um dos aditivos químicos mais utilizados para a preservação de produtos alimentícios e alguns não alimentícios.

O ácido sórbico é um aditivo químico que ajuda a conservar os dois alimentos, ou seja, ele tem a função de preservar e garantir a vida útil da manteiga e também da margarina.

Portanto, ele serve como conservante antimicrobiano alimentício.

Conclusão

Como você pôde acompanhar durante a leitura deste conteúdo, a manteiga é um produto derivado do leite, por tanto é um alimento de origem animal.

A margarina é um produto não lácteo, ou seja, possui origem vegetal. E mesmo que a margarina tenha alguns benefícios gerados pela gordura trans, como o ômega-3, seus riscos para a saúde são bem maiores do que a manteiga.

Portanto, o melhor produto para consumo é a manteiga. Porém, como falamos durante o conteúdo, mesmo a manteiga sendo um alimento de origem animal e possuir menos riscos que a margarina, você precisa consumir moderadamente.

Agora você tem todas as informações necessárias para fazer o uso adequado desse produto nos seus lanches.

Qual é a diferença entre a manteiga e a margarina?

A manteiga é de origem animal, derivada da nata do leite, rica em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais, como de milho ou girassol. No processo as gorduras insaturadas se transformam em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas).

Qual a diferença da manteiga e margarina explique as diferenças físicas e químicas para sua resposta ficar completa?

A manteiga é feita a partir da nata (creme) do leite, que é batida até que se forme um creme homogêneo. Portanto, é um produto de origem animal, produzido a partir do leite batido. Já a margarina é produzida a partir do óleo vegetal de milho ou girassol, por meio de um processo chamado hidrogenação.

Qual é o processo da margarina?

A margarina é um produto industrializado, feito a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais, um processo químico em que o hidrogênio é adicionado aos óleos vegetais, tornando-se gordura, a chamada gordura hidrogenada. Seu sabor e textura são muito similares aos da manteiga, mas são produtos distintos.

Qual diferença entre manteiga e margarina Yahoo?

Elas apresentam quantidades semelhantes de gordura total, porém, há diferenças no tipo de gordura. A manteiga é rica em gorduras saturadas, enquanto a margarina em gordura trans.