Qual a importância da prática de atividade física para prevenção de algumas doenças?

O corpo humano necessita de movimento. E não é só para ter um corpo bonito ou bem definido. É fundamental para a saúde praticar atividades, tanto para tratar, quanto para prevenir. Isso mesmo! Existem doenças que podem ser evitadas pela realização regular  de exercícios físicos. Vale lembrar que não é o único fator que deve ser levado em conta e que a prática deve ser feita acompanhada de profissionais, sem exageros e respeitando os limites de cada um.

É característica da sociedade moderna a falta de tempo dedicado para a realização de exercícios físicos, fator primordial para obtenção de qualidade de vida. O sedentarismo tem forte relação com doenças cardiovasculares, além de outras doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.

Praticar musculação ou realizar atividades como caminhar, correr, pular, pedalar e nadar não ocupam o dia todo e trazem inúmeros ganhos para a saúde tanto de quem é saudável quanto para quem é portador de doenças, ou seja, vale a pena abrir aquele espaço no meio da rotina, ainda que poucas vezes por semana. O importante é não ficar parado.

Doenças comuns que podem ser evitadas e/ou tratadas por meio da prática regular e moderada de exercícios físicos.

  • Diabetes: O risco de desenvolver diabetes em casos de sedentarismo é maior, sobretudo, por haver relação direta com a obesidade e histórico familiar. Praticar exercícios melhora os níveis de glicemia (açúcar no sangue) e auxilia na redução do peso corporal.
  • Hipertensão: Ocorre quando a pressão arterial está cronicamente elevada e é porta de entrada de outras doenças. A hipertensão pode ser tanto prevenida quanto controlada com o exercício pois este ajuda a manter a boa circulação nos vasos sanguíneos, diminuindo o surgimento de doenças.
  • Colesterol alto: Exercícios físicos ajudam a aumentar o HDL, ou seja, o ‘colesterol bom’, além de reduzir os níveis de triglicerídeos.
  • Osteoporose: Exercícios contribuem para a formação de massa óssea e favorece a fixação do cálcio, fatores importantes para evitar a doença. Além disso, pode ajudar a evitar a perda óssea causada pelo envelhecimento.
  • Obesidade: Não é de hoje que todos sabem que a prática de atividades físicas, associada a alimentação, é fator relevante para a diminuição da gordura corporal e aumento da massa muscular. A obesidade é caminho para surgimentos de outras doenças, por isso deve ser combatida.
  • Insônia: A maioria das pessoas sofre com esse problema. O exercício vai cansar seu corpo, que naturalmente vai pedir repouso para se recuperar. Com isso, a qualidade do sono melhora consideravelmente.

É importante destacar que para gozar dos benefícios da atividade física, é necessário o acompanhamento de um profissional, do contrário, há riscos de lesões e outras consequências negativas para a saúde.

Introdu��o

    Nos dias de hoje, o n�vel de atividade f�sica est� cada vez mais reduzido, devido ao progresso da tecnologia, a qual traz comodismo e substitui��o das atividades de lazer por programas sedent�rios, tais como televis�o, cinema, v�deo games, etc. Isto se torna preocupante, visto que o estilo de vida sedent�rio � respons�vel por cerca de 250.000 mortes anualmente 32. Associando-se o sedentarismo � alimenta��o inadequada, ao excesso de gordura corporal e a outros comportamentos de risco, como o tabagismo, o consumo de �lcool, o estresse e ao uso indiscriminado de medicamentos, este n�mero � ainda maior.

    O excesso de peso corporal e a inatividade f�sica est�o associados a v�rios problemas de sa�de, como a hipertens�o arterial, doen�as cardiovasculares, metab�licas, respirat�rias e articulares, al�m de dist�rbios psicol�gicos e sociais.

    Assim, a atividade f�sica e o controle do peso corporal s�o essenciais na qualidade de vida, tendo na primeira um aumento da capacidade pulmonar, da for�a muscular e da mobilidade das articula��es, redu��o dos n�veis de colesterol e de press�o arterial, fazendo com que caiam consideravelmente os riscos de doen�as card�acas, mant�m o diabetes sob controle, e, ainda, melhora o humor. Al�m da obten��o de qualidades morais, como for�a de vontade, autodom�nio, confian�a em si mesmo e tenacidade 18.

    Destaca-se a import�ncia da atividade f�sica, a qual pode trazer benef�cios a popula��o obesa independentemente � perda de peso 2; 12; 16. Assim, atividade f�sica tem um importante papel na preven��o, no desenvolvimento e na manuten��o da obesidade e nos diversos dist�rbios da sa�de.

Atividade f�sica e qualidade de vida

    O exerc�cio f�sico ocasiona uma gama de benef�cios para o perfil de sa�de de um indiv�duo, como a redu��o do peso corporal, redu��o significativa da gordura corporal, aumento da taxa metab�lica basal, mobiliza��o acelerada das reservas lip�dicas, aumento da capacidade aer�bica e de trabalho, regula��o do apetite, altera��es ben�ficas nos padr�es alimentares, melhor imagem e express�o corporal e maior integra��o social (21). Al�m de ter efeitos positivos sobre a press�o sang��nea, n�veis de colesterol s�rico e glic�mico e fun��o cardiorrespirat�ria 2; 24; 27. Destacando a import�ncia da melhora da fun��o cardiorrespirat�ria, esta tem uma rela��o inversa com o risco de ocorr�ncia de doen�as metab�licas. Desta forma, o exerc�cio f�sico induz altera��es transit�rias no sistema biol�gico, onde o exerc�cio moderado (menor que 60% do VO2m�x) parece aumentar os mecanismos de defesa org�nica 20.

    A atividade f�sica promove tamb�m o autoconceito, a autoconfian�a, a auto-estima, e diminui os estados de ansiedade e depress�o 2; 8; 16; 22; 25. Al�m de aumentar o disp�ndio energ�tico di�rio permitindo medidas diet�ticas menos r�gidas para o controle do peso corporal 27.

    A inatividade f�sica � uma das principais causas da obesidade 12. Isto se torna verdadeiro, visto que o exerc�cio f�sico � respons�vel por um maior disp�ndio energ�tico di�rio. Um indiv�duo ativo pode demonstrar gasto energ�tico de 20 a 40% maior que os sedent�rios, e estes �ltimos ainda t�m maior probabilidade de sofrer de doen�as cardiovasculares 16. Dito isto, conclui-se que interven��es ambientais e pol�ticas 4 que promovam um estilo de vida mais saud�vel, como a ado��o de uma dieta equilibrada e a pr�tica de atividade f�sica, podem reduzir a preval�ncia do sobrepeso e da obesidade 4; 24.

    Apr�tica de atividade f�sica, mesmo sem a redu��o ponderal, traz in�meros benef�cios em rela��o � sa�de do indiv�duo obeso 2; 12; 16. Assim, a inatividade f�sica e a obesidade s�o os maiores problemas de sa�de p�blica 28. Portanto, desde crian�as deve-se dar aten��o especial aos h�bitos alimentares a � pr�tica de atividade f�sica, dado aos riscos de desenvolvimento de doen�as degenerativas quando adultos 3.

    O exerc�cio � a �nica interven��o que mostra invariavelmente efeito nos campos fisiol�gico, m�dico, psicol�gico e comportamental23. Nos pr�ximos itens ser�o expostas estas adapta��es relacionadas � preven��o e ao tratamento de algumas doen�as cr�nicas e degenerativas, que podem ser desencadeadas com a obesidade e a inatividade f�sica.

Hipertens�o

    A press�o arterial (PA) � composta pela press�o sist�lica, a qual mede a tens�o do sangue contra as paredes arteriais durante a contra��o ventricular e a diast�lica, que indica a facilidade com que o sangue flui das arter�olas para os capilares. Uma press�o dita normal � de 120x80 mmHg, sendo uma press�o de 140x90 mmHg caracterizada como hipertens�o 22. No entanto, a PA � a fun��o mais inst�vel em nosso organismo, demonstrando consider�veis varia��es durante determinadas horas do dia e com est�mulos mental e f�sico, al�m da influ�ncia da idade, g�nero e ra�a 33.

    A hipertens�o arterial � uma doen�a cr�nica e seu desenvolvimento depende de fatores como a hereditariedade, h�bitos alimentares, estresse, sedentarismo e obesidade. Sendo que a preval�ncia de hipertens�o em pessoas obesas � 2,9 vezes maior que em n�o obesas 16. Isto se justifica, parcialmente, pelo fato de indiv�duos obesos apresentarem hiperinsulinemia perif�rica, a qual aumenta a absor��o de s�dio e conseq�ente volume sang��neo, maior resist�ncia perif�rica e maior trabalho card�aco, com aumento da contratilidade card�aca, proporcionando sua hipertrofia. Este aumento no trabalho card�aco ocorre justamente para vencer a resist�ncia perif�rica aumentada e para conseguir sustentar e movimentar (atividade f�sica qualquer) uma maior massa �morta�.

    N�o obstante, deve-se ter muito cuidado com a hipertens�o, pois � assintom�tica e pode resultar em insufici�ncia card�aca, infarto do mioc�rdio, danos na parede arterial, processo ateroscler�tico, apoplexia (acidente vascular cerebral), trombose cerebral, doen�a renal e retinopatia 22; 33. Assim, a hipertens�o, quando n�o tratada, aumenta o risco de morbidade cardiovascular e morte prematura 6.

    A pr�tica de exerc�cio f�sico reduz o estresse fisiol�gico, diminuindo a freq��ncia card�aca e a press�o arterial de repouso. Pessoas com hipertens�o arterial que se exercitam regularmente reduzem � metade sua taxa de mortalidade 22. Indiv�duos com um n�vel maior de aptid�o f�sica que demonstrem �ndices mais elevados de for�a/resist�ncia muscular apresentam menor fadiga localizada e menor aumento da PA quando submetidos a esfor�os f�sicos de moderada intensidade 16. E, ainda, indiv�duos mais ativos fisicamente apresentam uma menor preval�ncia de hipertens�o 2, da onde se conclui que a atividade f�sica atua como preven��o para esta enfermidade.

    Se o obeso j� diagnosticou a hipertens�o, ap�s 6 a 8 semanas de treinamento aer�bico j� ocorre uma diminui��o na PA para a hipertens�o leve. Esta redu��o na press�o arterial acontece por uma redu��o na resist�ncia vascular sist�mica e nos n�veis de norepinefrina plasm�tica 2. No entanto, ap�s 3 a 6 semanas de descondicionamento a press�o arterial retorna ao estado hipertensivo.

    Apesar desta melhora que o exerc�cio f�sico promove em rela��o � PA deve-se cuidar com o tipo de exerc�cio a ser executado. Os exerc�cios din�micos que envolvam for�a m�xima e os est�ticos elevam consideravelmente a PA, aumentando o trabalho card�aco e a demanda de oxig�nio por parte do mioc�rdio. Isto se torna indesej�vel em pacientes hipertensos, elevando o risco de acidentes cardiovasculares. Quando estes exerc�cios s�o ainda realizados em valsalva dificultam o retorno venoso, reduzindo o fluxo sang��neo ao cora��o e ao c�rebro 2; 16; 22. Mas este aumento de press�o durante os exerc�cios est�ticos de curta dura��o ocorre somente durante a realiza��o do exerc�cio, com a press�o arterial retornando ao seu valor inicial de repouso ap�s a cessa��o do exerc�cio em mais ou menos 15 a 30 segundos 33. Isto � demonstrado em um estudo realizado por Farinatti e Assis, com o intuito de prognosticar o trabalho do mioc�rdio durante exerc�cio f�sico para se obter um par�metro de risco cardiovascular no mesmo 11. Este estudo demonstrou que, em uma sess�o de exerc�cios contra-resist�ncia, h� menores solicita��es card�acas quando comparados ao exerc�cio aer�bio cont�nuo 11. Contudo, exerc�cios resistivos de alta intensidade devem ser evitados em pessoas obesas que possuem hipertens�o, pois o duplo-produto considerado neste estudo foi a m�dia da PA e FC durante toda a sess�o, e, para um indiv�duo hipertenso, deve-se considerar o aumento da PA durante a realiza��o do exerc�cio.

    Para estas pessoas, o planejamento de exerc�cios para controle ponderal deve incluir exerc�cios din�micos subm�ximos que permitam um maior n�mero de repeti��es com uma sobrecarga mais baixa, sendo os programas tipo circuito e o aer�bico os mais indicados 8; 16; 22. Isto porque durante a pr�tica de exerc�cios aer�bicos a press�o sist�lica aumenta num primeiro momento e depois se estabiliza, enquanto a diast�lica se mant�m, podendo at� mesmo reduzir, conseq��ncia esta da vasodilata��o induzida pelo exerc�cio. Na recupera��o ocorre um quadro de hipotens�o, onde a press�o sist�lica � reduzida a n�veis abaixo do valor pr�-exerc�cio 2; 22.

    O treinamento com exerc�cios f�sicos devem ser trabalhados em uma intensidade entre 40 e 70% do VO2m�x, que t�m maior efeito na redu��o da press�o arterial que exerc�cios com intensidades mais altas 6; 22. No entanto, os indiv�duos com hipertens�o muito elevada (acima de 180x105 mmHg) somente poder�o participar de um programa de exerc�cios com orienta��o m�dica e ap�s iniciada a terapia farmacol�gica.

Hipercolesterolemia

    Um n�vel elevado de lip�dios na corrente sang��nea est� relacionado a um maior risco de doen�a card�aca coronariana. O risco relativo associado � hipercolesterolemia nos obesos � 1,5 vezes maior, sendo que os n�veis de colesterol de baixa e muito baixa densidade (LDL e VLDL, respectivamente) s�o maiores e os de alta densidade (HDL) s�o menores16. Indicadores morfol�gicos como o IMC e medidas de dobras cut�neas podem expressar varia��es no perfil lip�dico/lipoproteico em adolescentes, identificando-os como portadores de fatores de risco a doen�as cardiovasculares 17.

    Um n�vel de colesterol desej�vel � de 200 mg/dL ou pode-se dividir o colesterol total pelo HDL, sendo que o resultado desta rela��o deve estar abaixo de 3,5 22. Deve-se ter cuidado com a hipercolesterolemia, pois cada aumento de 1% no n�vel de colesterol h� um aumento de 2% no risco de um ataque card�aco 2.

    A hipercolesterolemia algumas vezes � um dist�rbio de origem gen�tica. No entanto, indiv�duos com estes genes letais podem reduzir o risco de doen�as coronarianas com mudan�as no estilo de vida. Al�m da proced�ncia familiar e, em sua grande maioria, os altos n�veis de colesterol s�rico na popula��o s�o ocasionados pela dieta adotada, com grande ingest�o de gordura saturada e colesterol2.

    O colesterol LDL quando oxidado colabora com o processo de entupimento das art�rias, desencadeando a aterosclerose. A ado��o de uma dieta mais saud�vel com ingest�o de gordura n�o superior a 30% do total de calorias ingeridas, sendo apenas 10% procedente de gordura saturada e o restante de gordura insaturada, pode amenizar esta situa��o reduzindo os n�veis de colesterol LDL e VLDL na corrente sang��nea (2). O consumo de antioxidantes, como as vitaminas C, E e B-caroteno tamb�m reduzem a oxida��o do LDL 22.

    O exerc�cio f�sico induz adapta��es no metabolismo lip�dico que incluem lip�lises mais intensas com maior mobiliza��o de �cidos graxos livres do tecido adiposo e diminui��o do LDL plasm�tico, podendo ocorrer tamb�m um aumento no HDL, que � respons�vel pela retirada de gordura das art�rias sang��neas e diminui��o no colesterol total e triglicer�deos 16.

    � importante ressaltar que essas altera��es lip�dicas favor�veis com o exerc�cio aer�bico ocorrem independentemente das mudan�as no peso corporal22. Mesmo com um volume pequeno de treinamento j� � poss�vel notar mudan�as no perfil lip�dico9. Com um gasto cal�rico de 1200 a 2200 kcal/semana, em exerc�cios, pode-se elevar os n�veis de HDL em 2 a 3 mg/dl e reduzir os triglicer�deos em 8 a 20 mg/dl, al�m de alterar o colesterol total e os n�veis de LDL 9. Com isto, pode-se dizer que o exerc�cio f�sico tem importante atua��o tanto na preven��o como no tratamento da hipercolesterolemia, devendo ser incentivado a popula��o em geral, especialmente a popula��o obesa e com excesso de peso corporal, que est� mais suscet�vel a esta disfun��o.

Diabetes

    O diabetes relacionado com a obesidade � do tipo II, n�o insulino-dependente (DMNID) e � respons�vel por cerca de 80 a 90% dos casos totais de diabetes22. Esta � uma doen�a cr�nica, resultante de uma grande resist�ncia perif�rica � insulina. Como a capta��o de glicose pelas c�lulas est� prejudicada, o organismo passa a depender do metabolismo de gordura como fonte energ�tica. Assim, o diab�tico tem enorme tend�ncia para a acidose e, consequentemente, ao coma diab�tico.

    A DMNID tamb�m est� associada � aterosclerose, coronariopatias, acidente vascular cerebral e suscetibilidade a infec��es. O diabetes mellitus pode ainda ocasionar cegueira e falha renal33. O risco de doen�as cardiovasculares para homens com diabetes � duas vezes maior e para mulheres tr�s vezes maior que para indiv�duos livres do diabetes2.

    Os valores do a��car sang��neo em jejum acima de 120mg/dl torna-se preocupante. Os sinais e sintomas mais comuns do diabetes s�o a fadiga, fraqueza, fome, sede, urina��o freq�ente, elevado n�vel de glicose sang��nea, a��car na urina e cetose 33.

    O risco do surgimento de diabetes � 2,9 vezes maior nos indiv�duos com obesidade leve, 5 vezes maior no caso de obesidade moderada e 10 vezes maior no caso de obesidade elevada16. Isto ocorre porque os obesos apresentam resist�ncia � insulina e, consequentemente, intoler�ncia � glicose, provocando assim o diabetes. O risco � maior quando o excesso de gordura est� acumulada na regi�o abdominal.

    Indiv�duos com um estilo de vida sedent�rio t�m uma diminui��o da sensibilidade insul�nica pelos m�sculos e, em conseq��ncia, uma maior quantidade de insulina no organismo para regular a glicemia. A pr�tica de atividade f�sica reduz o n�vel de glicose plasm�tica, aumenta sua toler�ncia e amplia a sensibilidade insul�nica pelos m�sculos ativos. �ndices adequados de for�a/resist�ncia muscular desempenham importante papel na regula��o hormonal e no metabolismo de alguns substratos, principalmente na sensibilidade insul�nica dos tecidos musculares em esfor�o f�sico16. Entretanto, a melhora prolongada no controle glic�mico � devida aos efeitos agudos de cada sess�o de exerc�cio, muito mais que �s modifica��es cr�nicas na fun��o tecidual22. Estas mudan�as na toler�ncia � glicose e na sensibilidade insul�nica se deterioram em 72 horas da �ltima sess�o de exerc�cios, ficando claro assim a import�ncia da pr�tica regular da atividade f�sica1.

    Todavia, deve-se ter muito cuidado na aplica��o de exerc�cios para indiv�duos diab�ticos, para que n�o desenvolvam um quadro de hipoglicemia, que tem como sintomas fome, fraqueza, tremor, suadeira, confus�o mental e dor de cabe�a. Se n�o for tratada a tempo, o indiv�duo pode desmaiar ou at� mesmo ficar inconsciente33. As sess�es de exerc�cios devem ser programadas com as administra��es da insulina, reduzindo-as e n�o aplic�-las no grupo muscular que ser� trabalhado. Geralmente, os diab�ticos devem fazer uma refei��o leve antes de exerc�cios extenuantes e monitorar o n�vel de glicose plasm�tica freq�entemente.

    O programa de treinamento deve conter exerc�cios de moderada intensidade, 50 a 60% do VO2m�x ou 70% da freq��ncia card�aca m�xima de reserva, com sess�es de 30 a 60 minutos e uma freq��ncia de 3 a 7 dias por semana33. Atesta-se ainda que indiv�duos com diabetes do tipo 2 devem ter um disp�ndio cal�rico de, no m�nimo, 1000 kcal semanais1. A pr�tica de atividade f�sica promove um melhor controle glic�mico e maior sensibilidade � insulina e toler�ncia � glicose, reduz os n�veis plasm�ticos de triglicer�deos e diminui a hipercoagubilidade do sangue associada ao diabetes. Estas respostas positivas ao exerc�cio persistem at� sete dias ap�s cessar o treinamento.

    � importante destacar que estes benef�cios podem ser alcan�ados tanto com exerc�cios aer�bios como de resist�ncia. Quanto a isto, os programas que combinam v�rios tipos de exerc�cios, como o aer�bico e o treinamento de resist�ncia tipo circuito, s�o os que trazem melhores benef�cios para o diab�tico10.

C�ncer

    O c�ncer � uma das doen�as que vem aumentando espantosamente a incid�ncia em todas as faixas et�rias. Isto se torna alarmante, visto que s�o poucos os tratamentos eficazes dispon�veis e a solu��o deste problema est� justamente na preven��o dos fatores de risco aos quais o indiv�duo tem controle, como a alimenta��o, o tabagismo, a atividade f�sica e a obesidade.

    Existem v�rios tipos de c�ncer, originados pelo crescimento descontrolado e dissemina��o de c�lulas anormais. Estas c�lulas anormais crescem sob a forma de tumor, podendo ser maligno ou benigno. O perigo est� nas c�lulas cancerosas malignas que invadem os �rg�os ou tecidos vizinhos ou at� mesmo mais distantes, quando sem tratamento 22, 26.

    Indiv�duos obesos apresentam propens�o para o c�ncer em 1,3 e 1,6 vezes maior entre homens e mulheres, respectivamente16, tendo na adiposidade central o maior risco13. Para mulheres, h� incid�ncias de c�ncer de mama, endom�trio e ov�rios e para homens, c�lon e pr�stata. Somando-se a inatividade f�sica a que os obesos est�o sujeitos e presumindo-se que a alimenta��o seja inadequada, esta popula��o tem grandes probabilidades ao desenvolvimento desta enfermidade.

    No entanto, v�rios estudos demonstram que a atividade f�sica regular diminui os riscos de c�nceres da mama, do c�lon, do pulm�o e da pr�stata 13, 22. Confirmando esta informa��o, a American C�ncer Society e a American Heart Association estabelecem que a pr�tica regular de atividade f�sica � uma medida preventiva na guerra contra o c�ncer 13, 26.

    Em rela��o ao c�ncer de c�lon, os homens obesos e fisicamente inativos apresentam riscos cincos vezes maior do que seus cong�neres magros e ativos26. Os principais fatores de risco para este tipo de c�ncer s�o o hist�rico familiar, uma dieta rica em gordura e pobre em fibras e o sedentarismo. Assim como o c�ncer de c�lon, os fatores ambientais e o estilo de vida tamb�m tem importante papel no desenvolvimento do c�ncer de pr�stata. O risco de desenvolvimento desta doen�a cresce com o aumento do IMC do indiv�duo31. Quanto maior a aptid�o cardiorrespirat�ria menor o risco de c�ncer de pr�stata e quanto maior o n�vel da atividade f�sica diminui-se tamb�m o risco de c�ncer de c�lon26. Assim sendo, a atividade f�sica reduz enormemente o risco de desenvolvimento destes dois tipos de c�nceres. Outra medida preventiva s�o os exames de toque retal a partir dos 40 anos e a pesquisa de sangue oculto e proctosigmoidoscopia a partir dos 50 anos.

    J� os c�nceres de �tero, ov�rio e de mama est�o mais relacionados com os horm�nios femininos, embora os fatores ambientais, diet�ticos e estilo de vida possuam um papel extremamente importante em seu desenvolvimento. O risco do c�ncer de mama aumenta com a idade, assim � fundamental o exame cl�nico peri�dico das mamas, recomendando-se a mamografia a partir dos 40 anos de idade. Outros fatores de risco para o c�ncer de mama s�o a menarca precoce, a menopausa tardia, a obesidade, principalmente do tipo andr�ide e o sedentarismo. Mulheres magras e ativas reduzem o risco de c�ncer de mama em 72%, sendo que a freq��ncia semanal da atividade f�sica � muito importante na preven��o deste tipo de c�ncer 26.

    Para mulheres que j� diagnosticaram o c�ncer de mama, recomenda-se o controle do peso corporal, enfatizando exerc�cios f�sicos que preservem ou aumentem a massa muscular e uma dieta com vegetais ricos em nutrientes 30. Como no c�ncer de mama, os fatores de risco para o c�ncer uterino s�o a obesidade e a menopausa. Para o c�ncer ovariano, o risco � elevado para as mulheres que nunca tiveram filhos e com hist�rico familiar deste tipo de c�ncer. A atividade f�sica � uma importante medida preventiva para estes dois tipos de c�nceres tamb�m. Mulheres fisicamente inativas apresentam um risco elevado de c�ncer endometrial pela maior tend�ncia � obesidade26.

    Enfim, o exerc�cio f�sico regular reduz o surgimento de c�ncer por desencadear modifica��es gen�ticas nas fun��es antioxidantes do organismo, nos perfis end�crinos, no metabolismo das prostaglandinas, na composi��o corporal, um aumento no tr�nsito intestinal, eleva os n�veis de citosinas antiinflamat�rias e da express�o dos receptores de insulina nas c�lulas que combatem o c�ncer. Al�m de aumentar a produ��o de interferon, estimular a enzima glicog�nio sintetase, aprimorar a fun��o dos leuc�citos e acelerar o metabolismo de �cido asc�rbico, todos os quais reduzem a forma��o de tumores cancerosos22. A atividade f�sica auxilia na detec��o do c�ncer, na reabilita��o e sobreviv�ncia ap�s o diagn�stico13. Recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade f�sica, com intensidade de moderada a vigorosa, cinco ou mais vezes por semana 13.

Depress�o e ansiedade

    Os problemas psicol�gicos mais comuns que acompanham a obesidade s�o a depress�o e a ansiedade, como a anorexia e bulimia nervosa. Entretanto, � dif�cil dizer se a depress�o e a ansiedade s�o causadoras ou conseq��ncias da obesidade. Mas pode-se dizer que a obesidade aumenta o risco de depress�o (29). Isto porque a est�tica, nos dias de hoje, est� muito valorizada. A sociedade imp�e como padr�o de beleza o corpo magro e esbelto, tendo a m�dia como grande difusora. Esta supervaloriza��o do corpo pode agravar o perfil psicol�gico e social do obeso, estimulando-o ao uso de produtos diet�ticos, medicamentos e programas de resultados imediatos, al�m do surgimento de dist�rbios como a anorexia e bulimia nervosa, elevando-se os riscos de car�ncias nutricionais.

    A depress�o pode ser diagnosticada pela altera��o do apetite e do peso; altera��es do sono; fadiga ou perda de energia; perda de interesse ou de prazer nas atividades usuais; sensa��o de inutilidade, remorso, culpa excessiva; id�ias ou tentativas de suic�dios e dificuldades de pensamento e concentra��o. O risco de indiv�duos sedent�rios apresentarem depress�o � tr�s vezes maior do que para os ativos26.

    Dentre os dist�rbios de ansiedade est�o os comportamentos obsessivos-compulsivos (anorexia e bulimia nervosa e compuls�o alimentar) e as fobias. Estes dist�rbios podem ser desencadeados por tens�o, nervosismo, indecis�o, confus�o, preocupa��o, problemas com a autoconfian�a, auto-estima, seguran�a.

    O exerc�cio f�sico pode contribuir na preven��o e no tratamento destes dois dist�rbios por aumentar a disposi��o e o �nimo e diminuir a tens�o provocada por situa��es estressantes. Assim como promover a auto-estima, o autoconceito e a autoconfian�a, controlando os n�veis de ansiedade e depress�o2; 8; 16; 25.

    Os benef�cios psicol�gicos desencadeados pela pr�tica de exerc�cio f�sico regular s�o: redu��o da ansiedade; redu��o na depress�o de ligeira a moderada; redu��o do neuroticismo; coadjuvante no tratamento profissional da depress�o grave; melhora no humor, auto-estima, auto-imagem e percep��o geral de valor pessoal; e redu��o nos v�rios �ndices de estresse22.

    Apesar de todos esses benef�cios advindos da pr�tica da atividade f�sica, um programa de controle do peso corporal deve ser progressivo. Ou seja, no in�cio do programa a dura��o, a freq��ncia e a intensidade dos exerc�cios dever�o ser planejados individualmente, de maneira em que os indiv�duos obesos possam se adaptar sem grandes sacrif�cios e aument�-los de acordo com o seu ritmo e progresso. Caso contr�rio, haver� um grande n�mero de desist�ncia, j� que obesos t�m uma enorme tend�ncia ao sedentarismo e relut�ncia ao exerc�cio f�sico. A principal causa de desist�ncias no in�cio dos programas de controle do peso corporal que envolvam exerc�cios f�sicos est� associado ao desconforto provocado por determinado tipo de exerc�cio 16.

Conclus�o

    O sedentarismo e a obesidade est�o associados a v�rios problemas de sa�de, tais como disfun��es org�nicas e metab�licas, elevando assim o risco de diabetes, doen�as card�acas, hipertens�o, hipercolesterolemia, osteoartrite e alguns tipos de c�ncer, al�m de problemas psicol�gicos e sociais.

    O n�mero de pessoas obesas est� aumentando em n�vel mundial, decorrente dos avan�os tecnol�gicos que reduzem a pr�tica de atividade f�sica tanto no trabalho como em casa e durante o lazer. Paralelamente ao sedentarismo cada vez mais patente, ocorrem modifica��es nos padr�es alimentares, tornando-se inadequado e pouco saud�vel. E s�o estes h�bitos comportamentais imprudentes, respons�veis pelas principais doen�as, estados de morbidade e causas de mortes.

    Os programas que visam o controle do peso corporal devem ser visto como uma interven��o m�ltipla e permanente, priorizando a qualidade de vida do indiv�duo obeso. Devem ser organizados de forma gradual, adaptando-se �s condi��es individuais e propiciando uma gama de benef�cios extremamente interessantes na preven��o e no controle de muitas disfun��es org�nicas e metab�licas. Nestes programas, o exerc�cio f�sico deve estar sempre presente, pois pessoas que se exercitam mais, t�m um melhor perfil de sa�de.

    Apenas a pr�tica de atividade f�sica, mesmo sem a redu��o ponderal, traz in�meros benef�cios em rela��o � sa�de do indiv�duo obeso. O exerc�cio provoca efeitos positivos na press�o arterial, nos n�veis plasm�ticos de lip�dios, no perfil das lipoprote�nas, na fun��o cardiovascular, redu��o significativa da gordura corporal, aumento da taxa metab�lica basal, mobiliza��o acelerada das reservas lip�dicas, aumento da capacidade aer�bica e de trabalho, regula��o do apetite e melhora nos padr�es alimentares, promove o autoconceito, a autoconfian�a, a auto-estima, diminuindo os efeitos psicol�gicos negativos que geralmente acompanham a restri��o diet�tica, tais como a ansiedade e a depress�o. Al�m de aumentar o disp�ndio energ�tico di�rio, permitindo medidas diet�ticas menos r�gidas no processo de emagrecimento. Por todas estas vantagens, a atividade f�sica � uma das interven��es mais eficaz para a preven��o e tratamento de algumas enfermidades que podem ser desencadeadas pela obesidade.

Refer�ncias bibliogr�ficas

  1. ALBRIGHT, A. et al. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and type 2 diabetes. 2000; 32 (7): 1345-1360.

  2. BLAIR, S. N. et al. Prova de Esfor�o e Prescri��o de Exerc�cio. Rio de Janeiro: Revinter, 1994.

  3. CAIUS, N.; BENEFICE, E. Food habits, physical activity and overweight among adolescents. Rev Epidemiol Sante Publique. 2002; 50 (6): 531-542.

  4. CATLIN, T. K.; SIMOES, E. J.; BROWNSON, R. C. Environmental and policy factors associated with overweight among adults in Missouri. American Journal Health Promotion. 2003; 17 (4): 249-258.

  5. CHINN, S. Obesity and asthma: evidence for and against a causal relation. Journal Asthma. 2003; 40 (1): 01-16.

  6. CLEROUX, J.; FELDMAN, R. D.; PETRELLA, R. J. Lifestyle modifications to prevent and control hypertension. Recommendations on physical exercise training. Canadian Hypertension Society, Canadian Coalition for Hight Blood Pressure Prevention and Control, Laboratory Centre for Disease Control at Health Canada, Heart and Stroke Foundation of Canada. CMAJ. 1999; 160 (9 supl.): 21-28.

  7. DIXON, J. B.; SCHACHTER, L. M.; O�BRIEN, P. E. Predicting sleep apnea and excessive day aleepiness in the severely obese: indicators for polysomnography. Chest. 2003; 123 (4): 1134-1141.

  8. DOMINGUES FILHO, L. A. Obesidade e atividade f�sica. Jundia�: Fontoura, 2000.

  9. DURSTINE, J. L. et al. Blood lipid and lipoprotein adaptation to exercise: a quantitative analysis. Sports Medicine. 2001; 31 (15): 1033-1062.

  10. ERIKSSON, J. G. Exercise and treatment of type 2 diabetes mellitus. An update. Sports Medicine. 1999; 27 (6): 381-391.

  11. FARINATTI, P. T. V.; ASSIS, B. F. C. B. Estudo da frequ�ncia card�aca, press�o arterial e duplo-produto em exerc�cios contra-resist�ncia e aer�bio cont�nuo. 2000; 5 (2): 5-16.

  12. FOX, E. L.; BOWERS, R. W.; FOSS, M. L. Bases fisiol�gicas da Educa��o F�sica e dos desportos. 4� ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

  13. FRIEDENREICH, C. M.; ORENSTEIN, M. R. Physical activity and cancer prevention: etiologic evidence and biological mechanisms. Journal Nutrition. 2002; 132 (11 supl.): 3456-3464.

  14. GASSBERG, H.; BALADY, G. J. Exercise and heart disease in women: why, how, and how much? Cardiol Rev. 1999; 7 (5): 301-308.

  15. GORDON, N. F. Arthritis: your complete exercise guide. USA: Human Kinetics, 1993.

  16. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do peso corporal: nutri��o, exerc�cio e composi��o corporal. Londrina: Midiograf, 1998.

  17. GUEDES, D. P. et al. Aptid�o f�sica relacionada � sa�de e fatores de risco predisponentes �s doen�as cardiovasculares em adolescentes. Revista Portuguesa de Ci�ncias do Desporto. 2002; 2 (5): 31-46.

  18. KAMEL, D.; KAMEL, J. G. N. Nutri��o e atividade f�sica. 2� ed., Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

  19. LAITINEN, L. A. et al. Sleep apnea: Finnish National guidelines for prevention and treatment 2002-2012. Respiratory Medicine. 2003; 97 (4): 337-365.

  20. LEANDRO, C. et al. Exerc�cio f�sico e sistema imunol�gico: mecanismos e integra��es. Revista Portuguesa de Ci�ncias do Desporto. 2002; 2 (5): 80-90.

  21. LEITE, P. F. Aptid�o f�sica e sa�de. 3� ed., S�o Paulo: Robe Editorial, 2000.

  22. McARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exerc�cio: energia, nutri��o e desempenho humano. 4� ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

  23. MILLER, W. C. Effective diet and exercise treatments for overweight and recommendations for intervention. Sports Medicine. 2001; 31 (10): 717-724.

  24. NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G.; FRANCALACCI, V. O pent�culo do bem-estar: base conceitual para avalia��o do estilo de vida de indiv�duos ou grupos. Revista Atividade F�sica e Sa�de. 2000; 5 (2): 48-59.

  25. NAHAS, M. V. Obesidade, controle de peso e atividade f�sica. Londrina: Midiograf, 1999.

  26. NIEMAN, D. C. Exerc�cio e sa�de. S�o Paulo: Manole, 1999.

  27. POIRIER, P.; DESPR�S, J. P. Exercise in weight management of obesity. Cardiol Clin. 2001; 19 (3): 459-470.

  28. PROPER, K. I. et al. Effect of individual counseling on physical activity fitness and health. A randomized controlled trial in a workplace setting. American Journal Preventive Medicine. 2003; 24 (3): 218-226.

  29. ROBERTS, R. E. et al. Prospective association between obesity and depression: evidence from the Alameda County Study. Int. Journal Obesity Relat Metabolism Disorders. 2003; 27 (4): 514-521.

  30. ROCK, C. L.; DEMARK-WAHNEFRIED, W. Nutrition and survival after diagnosis of breast cancer: a review of the evidence. Journal Clinic Oncology. 2002; 20 (15): 3302-3316.

  31. ROHRMANN, S. et al. Family history of prostate cancer and obesity in relation to high-grade disease and extraprostatic extension in young men with prostate cancer. Prostate. 2003; 55 (2): 140-146.

  32. SHARKEY, B. J. Fitness and Health: our complete guide to developing aerobic fitness, muscular fitness, good nutrition, weight control and improved performance. 4a ed., USA: Human Kinetics, 1997.

  33. SKINNER, J. S. Exercise testing and exercise prescription for special cases: theorical basis and clinical application. 2� ed., USA: Lippincott Williams & Wilkins, 1993.

Outros artigos em Portugu�s

 
Qual a importância da prática de atividade física para prevenção de algumas doenças?

Qual a importância da prática de atividade física para prevenção de algumas doenças?

Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital � A�o 16 � N� 155 | Buenos Aires,Abril de 2011
© 1997-2011 Derechos reservados

Qual a importância da atividade física para a prevenção de doenças?

A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea.

Qual a importância da prática de atividade física para a saúde?

A importância da atividade física é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial¹.