Qual a importância do conhecimento de custos?

Qual a importância do conhecimento de custos?

Você acha difícil gerenciar suas despesas? Para administrar uma empresa com sucesso, é importante saber controlar seus custos, e é aí que a gestão empresarial surge com ainda mais importância. 

A gestão de custos é um método em que todos os gastos da empresa são registrados de maneira sistemática. Isso permite manter um controle orçamentário e evitar que o negócio tenha prejuízo. Afinal de contas, mesmo que sua empresa venda ou preste muitos serviços, isso não significa que ela esteja dando lucro.

Se você está se perguntando como a gestão empresarial é benéfica para os seus negócios, você precisa continuar lendo este artigo.

A diferença entre custo e preço

O custo é igual ao preço? Não. Temos a tendência de confundir esses dois termos. A receita que uma empresa cobra dos clientes por unidade do produto ou serviço que vende é chamada preço. O valor necessário para uma empresa produzir o produto ou serviço que vende é chamado de custo. 

A diferença entre o preço, o valor cobrado ao cliente e o custo, a despesa para produzir o item, é denominada lucro ou lucro líquido ou margem. É muito importante entender a diferença entre preço e custo.

A gestão de custos

A gestão empresarial tem muitas vantagens. Ela é importante para muitas partes diferentes dos negócios, como gerência, investidores, funcionários, e até os próprios consumidores se beneficiam da contabilidade de custos.

Veja como a gestão empresarial auxilia uma empresa no gerenciamento dos custos:

1. Classificação de custos

Custo é um termo muito genérico, e que precisa ser classificado para ser mais útil. A contabilidade de custos envolve o registro e a classificação de tais gastos.

Alguns deles são custo principal, custo direto, custo de fábrica, custo de venda, entre outros. Essa classificação permite que a administração controle os custos e verifique a lucratividade de tais processos e atividades. Também ajuda no cálculo da eficiência da empresa.

2. Controle de custos

Um negócio eficiente se concentra no gerenciamento empresarial do controle do custo de estoque, mão de obra e vários outros custos indiretos. A gestão financeira permite que isso seja possível.

Por exemplo, para obter a máxima eficiência em seu gerenciamento de estoque, é possível adotar as técnicas de custeio. Da mesma forma, analisando os custos de mão-de-obra e a capacidade das máquinas, sua eficiência também pode ser melhorada. 

A gestão empresarial também classifica os custos indiretos em fixos, variáveis ​​ou controláveis, incontroláveis ​​para alcançar o controle de custos.

3. Determinação de preço

A gestão empresarial faz a distinção básica entre custos fixos e variáveis. Isso é usado pelo gestor para fixar os preços dos produtos, de acordo com os custos do produto.

Isso permite ainda que o empresário encontre o preço mais ideal para o produto ou serviço, nem muito alto nem muito baixo. Tomemos, por exemplo, um caso em que a economia sofra uma crise.

O empresário tem que baixar os preços de seus produtos para sobreviver a essas circunstâncias. Porém, ele também pode controlar seus custos variáveis, contribuindo para superar mais rapidamente a crise.

4. Fixação de padrões

As empresas costumam usar padrões para fazer estimativas e orçamentos para o futuro. Eles os usam como base para medir a eficiência real do processo ou departamento. Por meio de uma gestão empresarial estratégica, é possível ter maior assertividade nos dados e com isso obter melhores resultados.

Além disso, uma gestão empresarial eficiente baseada nos custos contribui ainda para analisar melhorias nas seguintes áreas:

Trabalhadores

Um dos maiores usos da gestão empresarial de custos é que ela nos ajuda a calcular a eficiência. Isso ajudará a empresa a criar um esquema de incentivos para os trabalhadores que demonstrarem eficiência em seu trabalho e, portanto, serão premiados em conformidade. É também um incentivo para os trabalhadores com menor eficiência fazerem melhor.

Governo

O custo ajuda o governo na avaliação do imposto de renda ou de qualquer outro passivo do governo. Também ajuda a definir padrões da indústria e ajuda na fixação de preços, planos tarifários, controle de custos, entre outros.

Clientes

Os principais objetivos da gestão financeira são o controle de custos e a melhoria da eficiência. Ambos são muito benéficos para a empresa. E, finalmente, esse benefício é repassado aos clientes dos produtos ou serviços.

Tenha apoio profissional

Esses são apenas alguns dos custos que você encontrará na sua empresa. Portanto, reserve um tempo para descobrir outros que não são facilmente aparentes. Depois de ter a lista completa, você poderá orçar seus negócios com mais precisão. Isso ajudará a criar uma previsão adequada de receita, o que, por sua vez, tornará mais fácil atrair clientes.

Porém, é natural que nem todos os empresários tenham experiência ou tempo na área financeira. Por isso, terceirizar a gestão empresarial com um escritório de contabilidade que tenha amplo conhecimento em gestão financeira e custos pode ser a melhor alternativa.

Aqui na Exatus Contabilidade temos uma equipe de profissionais prontas para te ajudar na gestão empresarial e na análise de custos do seu negócio. Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

Qual a importância de conhecer os custos?

Os custos de uma companhia representam todos os seus gastos. Portanto, ao analisá-los, o gestor pode identificar excessos e oportunidades de melhorar a aplicação de recursos. Essa gestão dos custos permite também entender como está a situação da empresa e se o negócio está lucrativo.

Qual a importância do conhecimento dos custos para uma empresa?

O controle de custos permite que a formação do preço de venda seja feito com mais exatidão, garantindo a lucratividade, também auxilia na tomada de decisão de manter ou não uma linha de produção, evitando assim, que a empresa mantenha a produção de um produto ou serviço, operando com prejuízo.

Qual a importância de conhecer controlar e gerenciar os custos?

Conhecer os custos fixos e variáveis é de grande importância para uma gestão eficiente da sua empresa. Como pôde ser percebido, por meio dessa prática você conhecerá o comportamento e condições da sua empresa e, assim, saber em quais setores é possível investir em melhorias e criar estratégias.

Qual o principal objetivo dos custos?

É como ajudar a empresa a tomar as decisões certas, fornecendo todos os dados que suportam o processo de tomada de decisão.