Qual a importância do Google para o marketing digital?

Quem não conhece o Google? Quem nunca fez pesquisas por ele? Pois é, não tem como viver sem! É por isso que as empresas têm investido em anúncios na rede de busca que concentra mais de 90% das pesquisas feitas no Brasil pela internet. Se o objetivo é aumentar o tráfego e as vendas em seu site, chegou a hora de investir no Google Ads. Vamos explicar melhor o porquê.

O primeiro motivo é que o Google é a principal ferramenta para a captação de clientes no mundo todo. Se você precisa divulgar o seu negócio ou seus produtos na internet, vai precisar ficar visível para os potenciais clientes.

A média de taxa de cliques em anúncios no Google é de 3,16%. A média de taxa de cliques para quem está na primeira posição da pesquisa é de mais de 7%. Existe hoje mais de 1,2 milhão de empresas que utilizam o Google Ads para se promover. E você, já utilizou ou pretende investir em anúncios no Google?

Como fazer anúncios no Google?

Para que o seu site esteja entre os primeiros resultados a aparecer nas buscas, você vai precisar usar o Google Ads (antigo Google Adwords). Por esta plataforma de anúncios do Google são feitas as promoções de sites, utilizando o posicionamento de anúncios gráficos, de texto ou vídeo na página de resultados de pesquisa do próprio Google ou do YouTube, bem como em sites parceiros do Google. Os anúncios são divulgados em formato de links patrocinados e, por meio de palavras-chave da pesquisa do usuário, podem ser localizados.

O Google Ads atende empresas de todos os portes, pois é possível investir valores diversos, por meio do sistema chamado de Custo por Clique (CPC) e Custo por Mil Impressões (CPM), quando o anúncio é visualizado por mil pessoas.

Qual a importância do Google para o marketing digital?

Por que investir no Ads?

Porque é uma forma de publicidade para que a sua empresa se destaque nas páginas de busca, trazendo assim mais visibilidade e retorno financeiro. Porém, para investir, é importante conhecer bem a ferramenta para que a eficiência do seu anúncio aumente.

Se você trabalha com e-commerce precisará do Google Ads para otimizar os seus resultados de marketing, trazendo mais Retorno por Investimento (ROI). Portanto, a ferramenta possibilita um aumento de conversão de vendas, trazendo o que é chamado de tráfego qualificado para o seu negócio digital. Quanto mais a sua estratégia estiver alinhada ao seu público-alvo, mais conversões você terá.

Para entender se o seu resultado está adequado, é importante realizar testes A/B e monitorar as campanhas. O Google Ads oferece as informações detalhadas de suas campanhas, desde os cliquem em anúncios até as palavras-chave utilizadas pelos visitantes da página.

O Ads consegue trazer um tráfego altamente qualificado graças aos algoritmos, que estão sempre evoluindo, possibilitando assim uma excelente segmentação por campanha, baseada nos hábitos dos consumidores.

Quer investir em anúncios no Google, mas não sabe por onde começar e o que fazer? Consulte uma empresa especializada para desenvolver a sua estratégia. Fale com a ClickMidia, que planeja, seleciona as melhores palavras-chave, cria os anúncios e otimiza suas campanhas com foco no melhor resultado.

Atuamos há mais de 10 anos desenvolvendo com excelência e criatividade soluções nas áreas de Marketing Digital, Design Estratégico, Produções de Vídeo, Planejamento e Projetos Gráficos. Conte com a nossa equipe de perfil inovador.

Descobrir como usar o Google Meu Negócio é uma maneira de destacar a sua empresa dentre tantas outras. Afinal de contas, garantir que sua empresa seja encontrada com mais facilidade no maior buscador da internet ajuda a impulsionar qualquer negócio, não é mesmo?

Se você tem o seu próprio negócio, imagine a seguinte situação: um cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com a sua equipe. 

Se ele digitar o nome de sua empresa no Google, ele rapidamente encontrará as informações principais – como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?

Com o Google My Business – Google Meu Negócio sim! 

Segundo os dados do próprio Google, quando as empresas se cadastram de maneira correta na plataforma, a chance de um lead se interessar pela empresa e entrar em contato simplesmente dobra! Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.

É inegável que estar no topo das pesquisas do google com as informações corretas pode ajudar nas suas estratégias de marketing

Pensando nisso, hoje iremos te explicar sobre a importância do Google Meu Negócio para sua estratégia de marketing. Continue com a gente e saiba mais!

Qual a importância do Google para o marketing digital?

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio (GMN) é uma ferramenta gratuita do Google. A partir dela, é possível inserir de forma organizada e prática para os usuários, informações essenciais sobre a sua empresa, como falamos anteriormente. 

Por exemplo:

  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • horário de pico;
  • telefone;
  • perguntas e respostas;
  • eventos que podem ocorrer;
  • notas sobre o produto/serviço;

Em outras palavras, ocorre a unificação de informações sobre a funcionalidade de uma empresa. 

Com certeza você já usou o Google para pesquisar por um consultório médico no seu bairro, por exemplo. 

Assim, em questões de segundos todos os principais dados que você precisava ter acesso para decidir se vale a pena marcar uma consulta e como isso deve ser efetuado, ficam a sua disposição. Caso contrário, seus clientes dificilmente encontrarão sua empresa, focando sempre por outras que apresentam informações completas na plataforma. 

Isso acontece pois, para o cliente, será necessário dedicar mais tempo e cliques para descobrir o telefone de contato, horário de funcionamento entre outras coisas. Logo, essa dificuldade facilmente afastam o consumidor. 

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Além de ajudar seu produto ou serviço a ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode te ajudar a:

Cadastrar e destacar sua empresa no Google

Imagine um potencial cliente procurando por sua empresa no Google. Certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados.

Qual a importância do Google para o marketing digital?

Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.

Depoimentos e interação com os clientes

Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.

De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

Afinal, vai me dizer que você nunca procurou pelos depoimentos de outros clientes antes de contratar um produto ou serviço?

Aposto que a resposta foi sim. Isso faz com que o seu produto seja mais bem visto pelo público, assim despertando mais desejo de compra. Seja através comentários completos ou apenas as estrelinhas, o fato é que o depoimento alavanca o seu produto para o público.

Insights

Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como e o que os clientes estão pesquisando uma empresa e de onde eles são.

Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são.

Além disso, você recebe mensalmente um relatório por email com alguns dados relevantes. Saberá, inclusive, quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.

Qual a importância do Google para o marketing digital?

Como fazer o cadastro da minha empresa no Google Meu Negócio?

Se você se interessou pelas vantagens dessa plataforma, talvez esteja curioso para saber como cadastrar a sua empresa na ferramenta, não é mesmo?

Para facilitar um pouco a sua vida, elaboramos um breve passo a passo com as 5 etapas de cadastro nesse serviço.

Faça o login na página oficial 

O primeiro passo é acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Gerenciar Agora”.

Na sequência, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

Adicione o seu negócio

Na próxima etapa, no mapa você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda, conforme o print.

No formulário, você deve inserir o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria do seu negócio.

Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Por fim, clique em “Continuar”.

Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem nestes campos sinalizados em azul.

Você deve verificar se todas as informações estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

Confirme o local físico do seu negócio

Após finalizar a etapa 3, você já será redirecionado para o seu painel de controle.

Mas, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.

Em média, demora em torno de 7 a 15 dias úteis para chegar essa carta via Correios no seu endereço.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.

No painel, irá aparecer um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

Adicione mais informações da empresa

Já na etapa final, após confirmar sua localização, você terá toda a liberdade para atualizar e editar as informações no seu perfil do Google Meu Negócio.

Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados que sejam relevantes.

Qual a importância do Google para o marketing digital?

Lembre-se de gerenciar a sua página no Google Meu Negócio frequentemente

Conseguiu entender como usar a ferramenta? Lembre-se também que é possível, e preciso, gerenciar sua página de maneira constante. Não se esqueça de:

  • atualizar o seu perfil constantemente;
  • estimular interações na sua página;
  • habilitar a troca de mensagens;
  • permitir agendamentos;
  • informar se o seu negócio estará aberto ou fechado em datas comemorativas.

Agora que você descobriu como usar o Google Meu Negócio e os benefícios que isso proporciona, aproveite essa plataforma gratuita para potencializar os resultados da sua empresa!

Especialistas para gerenciar seu Google👩‍🚀

Se você procura por um especialista em marketing 360 que vai alavancar o seu negócio usando as estratégias adequadas para sua empresa, você está procurando pela Nave Migre!
Entre em contato e descubra como nós podemos te ajudar a ter os melhores resultados fazendo simplesmente o simples.

Qual a importância do Google para o marketing digital?

Queremos que cada empresa seja única no mundo!

Com nosso trabalho já ajudamos a criar valor e autenticidade para diversos negócios tornando-os mais lucrativos e duradouros.

Qual a importância do Google Ads no Marketing Digital?

O Google Ads em uma empresa consegue produzir informações sobre os hábitos e necessidades que os consumidores têm, isso em outros tempos não era possível ter. Pode-se usar essas informações para a melhora de produtos e serviços, ao mesmo passo que você também poderá melhorar as suas estratégias de marketing.

Qual é a importância do Google?

O mais famoso site de buscas se tornou uma internet dentro da internet, assim como o Facebook. É impossível você navegar sem utilizar o buscador. É por isso que ele é tão importante para os negócios. O Google rastreia a internet buscando páginas e as indexa em um grande catálogo.

Quais as principais ferramentas do Google para o Marketing Digital?

Ferramentas do Google para Marketing: entenda como os recursos do maior buscador do mundo podem ajudar sua rotina!.
Google Search Console. ... .
Google Trends. ... .
Planejador de palavras-chave. ... .
Google Meu Negócio. ... .
Alertas do Google. ... .
Think with Google. ... .
Google Analytics. ... .
8 técnicas de SEO para Amazon que vão aumentar suas vendas..