Qual a importância estratégica do petróleo em relação entre os países?

Olá, futuros diplomatas!

Desde o segundo semestre do ano passado até os primeiros meses de 2020 a tensão entre o Irã e os Estados Unidos sofreu grande escalada. Chamaram à atenção os ataques feitos pelo Irã a cargueiros comerciais britânicos e petroleiros sauditas. Nesse contexto, os Estados Unidos se colocam como responsáveis pela proteção da região e instalam uma base marítima no Bahrein. 

Não é de hoje que a região é disputada. Na coleção “O Brasil Colonial”, as historiadoras Carla Maria Carvalho de Almeida e Mônica Ribeiro de Oliveira explicam que o estreito fez parte do império português até o início do século XVII (período em que as outras nações começaram a contestar as possessões ultramarinas ibéricas), mas com apoio da Inglaterra, os persas conquistaram o território.

Em relação à atualidade, a região não deixou de ser palco de tensões e conflitos. Na guerra entre o Irã e o Iraque, em 1980, os dois Estados continuamente ameaçavam os petroleiros um do outro. Em 2010, um petroleiro japonês foi atacado no estreito por um grupo ligado à Al-Qaeda. No início de 2012, o Irã ameaçou interferir nos navios que viajavam pelo estreito em retaliação às sanções dos EUA e dos países europeus que visavam diminuir a exportação de petróleo iraniano no esforço ocidental para impedir Teerã de desenvolver armas nucleares. 

Não é de se surpreender que, como forma de evitar os conflitos na hidrovia problemática, a Arábia Saudita, em parceria com os Emirados Árabes, iniciaram o projeto para construir um novo oleoduto na região.

Por que o estreito de Ormuz está envolvido em tantos conflitos?

Localizado entre o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã, o Estreito de Ormuz é a única porta de saída para o Oceano Índico da Arábia Saudita, Emirados Árabes, Iraque, entre outros países. A maior parte da produção de petróleo dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) passa pelo estreito, já que por lá é escoada a produção de quatro dos maiores exportadores de petróleo: Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos e Kuwait. Sem falar no Catar, o maior exportador de gás natural liquefeito (GNL) do mundo, que também envia a maior parte do GNL pelo estreito. 

Segundo os dados do Fórum Econômico Global (WEF), 20,3 milhões de barris de petróleo por dia atravessaram o estreito em 2017, contabilizando cerca de um terço do comércio marítimo global de petróleo naquele ano. Enquanto que em 2018, 1,4 milhões de barris por dia passaram pelo estreito a caminho somente dos Estados Unidos, sem contar que mais de um quarto de todo o comércio global de gás natural liquefeito teve início no estreito naquele mesmo ano.

Com esses dados fica claro a importância estratégica do estreito de Ormuz para a economia global, não é mesmo? 

E como eu me preparo para o CACD 2020?

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

Qual a importância estratégica do petróleo em relação entre os países?

Os recursos naturais estratégicos são elementos da natureza vitais para a sociedade e, por isso, muito disputados mundialmente, com destaque para a água e o petróleo.

Existem, na atualidade, uma série de recursos naturais estratégicos para o funcionamento das sociedades, de modo que a posse ou o domínio deles pode representar uma série de vantagens econômicas e até geopolíticas. Muitas guerras travadas ao longo da história visavam à disputa por territórios para que se pudesse ter o domínio dos recursos neles disponíveis.

A importância de um dado recurso natural pode variar ao longo do tempo, pois as transformações tecnológicas alteram em maior ou menor grau a necessidade que se tem de consumir um determinado produto. Atualmente, no entanto, dois recursos naturais preponderam sobre os demais em termos de relevância política e de estratégia: a água e o petróleo.

A água é um recurso natural estratégico por motivos óbvios: é a principal substância que propicia a origem e manutenção da vida. Além disso, a sua relevância só aumenta ao longo do tempo, principalmente em razão da escassez de água potável – própria consumo – em algumas regiões do planeta.

Confira o mapa a seguir:

Qual a importância estratégica do petróleo em relação entre os países?

Mapa da disponibilidade de água pelo mundo *

Podemos notar com a leitura do mapa que existem áreas onde a escassez de água é notória, o que acontece não tão somente pela ausência desses recursos, mas pelo seu uso acentuado e indevido, além da poluição dos principais cursos d'água, que se tornam inutilizáveis.

Não são poucos, então, os especialistas que apontam a água como o principal motivo de disputa das próximas guerras ao longo do século XXI. E mesmo alguns países como o Brasil não estão livres da escassez de água, pois, embora o nosso território apresente grandes reservas hídricas, elas encontram-se má distribuídas, havendo regiões em que secas periódicas e ações sem planejamento comprometem a disponibilidade desse recurso.

Além da água, o petróleo também é considerado vital para o mundo atual. Sua importância se dá desde a Segunda Revolução Industrial, quando passou a ser utilizado como matéria-prima de combustíveis, lubrificantes, solventes e também do plástico, um dos materiais mais utilizados na atualidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, com o crescimento da atividade industrial em todo o planeta, com o consequente aumento do consumo de mercadorias, o petróleo vem se tornando cada vez mais imprescindível para o funcionamento da sociedade. A Guera do Golfo, em 1991, foi emblemática nesse sentido, afinal, os Estados Unidos e o Iraque entraram em choque em razão da disputa pelas reservas petrolíferas de um pequeno país do Oriente Médio, o Kuwait.

A propósito, os Estados Unidos são os maiores consumidores mundiais do recurso e, mesmo possuindo muitas reservas e uma grande produtividade, precisam importar em grande quantidade, de forma que o controle sobre o seu preço é algo altamente necessário para os seus interesses. Observe a seguir a tabela com os principais países produtores, consumidores e as maiores reservas de petróleo:

Qual a importância estratégica do petróleo em relação entre os países?

Petróleo: maiores produtores, consumidores e reservas

Podemos notar que alguns dos maiores produtores não são grandes consumidores, o que significa que a maior parte de sua produção de petróleo é destinada à exportação. Ressalta-se também o papel crescente das economias emergentes nesse contexto, tais como o Brasil, a Rússia, a China e a Índia.

Diante desses apontamentos, podemos perceber o caráter estratégico da água e do petróleo no contexto internacional. O Brasil, por sorte, dispõe de ambos os recursos em uma boa quantidade, embora isso não signifique que devamos utilizá-los de maneira indiscriminada. Quanto ao petróleo, é preciso adotar fontes alternativas de combustíveis e energia. Já em relação à água, é preciso reduzir o consumo e combater a poluição ou degradação dos rios e demais reservas.

Créditos do mapa: BBC Brasil

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Qual a importância estratégica do petróleo entre os países?

O petróleo é a fonte de energia mais consumida no mundo e suas reservas não se distribuem de maneira homogênea pela crosta terrestre. Por isso, seu controle é essencial para a manutenção da riqueza dos países dominantes.

Que país é a superpotência da atualidade porque explique a importância estratégica do petróleo na relação entre os países?

Um gigante no setor de hidrocarbonetos, a Rússia é o principal exportador e segundo maior produtor de gás natural do mundo, bem como o segundo maior exportador e terceiro maior produtor de petróleo.

Qual é a importância do petróleo para a economia brasileira?

Devido à sua importância, essa substância é considerada o recurso básico da sociedade industrial contemporânea, sendo responsável por 37% da produção energética. Atualmente, é o líder nesse aspecto, se comparado a outras fontes de energia. O setor de transporte é o que mais utiliza o petróleo.

Qual a importância do petróleo para nós Brainly?

O petróleo é um dos materiais mais importantes do mundo, sendo usado para a produção de combustíveis fosseis como a gasolina e o óleo diesel, também usado para produzir polímeros como os diferentes tipos de plastico, componentes para veículos, construção civil computadores, entre outros.