Qual idade bebê pode tomar leite de vaca?

Depois do leite materno, as crianças em geral recebem as fórmulas lácteas infantis. Há aquelas destinadas aos bebês com menos de 6 meses e aquelas para os que estão entre 6 meses e 1 ano de idade. Depois de 1 ano, há outras fórmulas específicas; como também há  para depois dos 3 anos, depois dos 6 anos…e por ai vai.

Por isso os pais sempre perguntam: a partir de quando as crianças podem receber  o leite de vaca integral; aquele que toda a família toma?

Importante saber que a maioria  das fórmulas infantis tem como base o leite de vaca. Só que é bastante modificado para melhor atender às necessidades nutricionais e fisiológicas do bebê.

Depois de 1 ano de idade, o organismo das crianças já está pronto para receber o leite de vaca integral, como o que toda a família toma todos os dias. Portanto, depois de 1 ano é que o leite da família pode ser oferecido às crianças.

Então, por que existem fórmulas especiais para crianças com mais de 1 ano?

Porque a indústria se esmera em tentar produzir o melhor para quem está em fase de crescimento. Assim, “incrementam” o leite de vaca integral, que é a base dos leites, com nutrientes como vitaminas e gorduras específicas para favorecer o crescimento.

Qual leite dar, então? A fórmula ou o leite de vaca integral?

Isso vai depender de cada um. Algumas crianças necessitam de uma fórmula mais “incrementada”. Outras nem tanto. Por isso, uma conversa com seu pediatra é essencial para tomar a melhor decisão!

Quer saber mais sobre cuidados para bebês de 0 a 2 anos?
A Dra Ana Escobar criou um guia prático, informativo e educativo, para acalmar as angústias e descomplicar o dia a dia de quem tem filho de até 2 anos de idade.
Conteúdo em vídeo, podcast e também uma live mensal exclusiva de bate-papo com a Dra Ana.
Clique aqui e saiba mais!

NUNCA SE AUTOMEDIQUE. PROCURE SEMPRE SEU MÉDICO.

SOF atualizada: https://aps.bvs.br/aps/qual-a-forma-de-diluicao-do-leite-de-vaca-para-criancas-menores-de-6-meses-de-idade-ja-desmamadas-2/

De acordo com especialistas focais (Grau D de recomendação) não devem ser utilizados leite de vaca integral, líquido ou em pó, na alimentação durante o 1º ano de vida, nem mesmo em suas preparações diluídas.
Se uma criança, por qualquer motivo, estiver impossibilitada de receber leite materno, deve ser alimentada preferencialmente com leite artificial nesses casos, as fórmulas lácteas (leites modificados) são a primeira opção. Além das fórmulas, as outras opções são o leite integral em pó e o leite integral líquido, pasteurizado (‘de saquinho’) ou longa vida (UHT).
Na ausência das opções acima citadas, os especialistas indicam que durante o primeiro mês o leite de vaca seja diluído ao meio (metade água e metade leite). Devendo-se adicionar 1 colher de café de açúcar, pois com a diluição a densidade calórica cai bastante. Iniciar com 50 ml a cada 2 horas e aumentar gradativamente, conforme aceitação.
No segundo e no terceiro mês de vida orienta-se a diluição a 2/3 (duas partes de leite de vaca para uma de água). Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo. Além disso, a diluição facilita a digestão. Em contato com o Ácido Clorídrico do estômago, o leite coagula. O precipitado, ou coalho, contém a maior parte da Caseína e do Cálcio, enquanto a parte líquida, ou soro, contém a proteína do soro e quase toda a Lactose. O leite humano, por possuir pequena quantidade de Caseína, forma coalhos moles e floculosos. O leite de vaca fresco, não modificado, pelo maior conteúdo de Caseína, produz coalhos maiores, duros, de consistência de borracha, com grande resistência à agitação. A diluição do leite de vaca produz diminuição do volume e da resistência dos coalhos, aumentando a digestibilidade pelo lactente. Deve-se também, orientar a introdução de forma gradual dos sucos de fruta.
No quarto e no quinto mês de vida a orientação é de manter a diluição a 2/3 para o leite de vaca e introduzir frutas raspadas ou amassadas. A seguir, introduzir a primeira papa de legumes no almoço.
A partir do 6º mês, o leite deve ser dado sem a diluição, mantendo-se o açúcar e a farinha. Orientar a introdução de papa de sal no jantar.
Ressalta-se que quando a alimentação é feita exclusivamente pelo aleitamento materno, a introdução do alimento sólido não é necessária antes dos 6 meses. Quando ela é parcial ou totalmente substituída pelo leite de vaca deve-se introduzir a “papinha” (salgada ou frutas) por volta do 4º ou 5º mês, para garantir aporte de vitaminas e sais minerais, como o Ferro

A partir dos 12 meses pode começar a dar leite de vaca ao seu filho, uma vez que o seu organismo está preparado para aceitar este tipo de leite. 

Até aos 6 meses, é recomendável dar exclusivamente leite materno aos bebés. A partir desta idade, pode continuar com o leite materno ou com o leite artificial. Neste último caso, deve beber leite de continuação, ou leite número 2, uma vez que é o mais adaptado às necessidades dos bebés a partir desta idade.

A partir dos 12 meses, pode dar-lhe leite de crescimento em pó ou leite de vaca gordo. Até esta idade, não é recomendável dar leite de vaca normal ao bebé, pois não tem ainda os rins preparados para assimilarem o elevado nível de proteínas contido neste tipo de leite, podendo sobrecarregá-los.

Além disso, este leite contém um teor reduzido de ferro, o que poderia provocar uma anemia ferropriva no bebé caso ingerido antes dos 12 meses, altura em que a sua alimentação passa a ser mais variada e em que começa a ingerir outros elementos que com ferro, como a carne, os legumes ou as leguminosas.

Por fim, o leite de vaca é o elemento que mais alergias provoca nas crianças, razão pela qual deve esperar até aos 12 meses para que o seu sistema digestivo esteja suficientemente amadurecido e não deixe passar alguma molécula através do intestino que, entrando no organismo, poderia provocar alergias.

Quando posso começar a dar leite de vaca para o bebê?

O leite de vaca só deve ser dado para o bebê após ele completar 1 ano de vida, pois antes disso o seu intestino ainda é muito imaturo para digerir esse leite, que pode acabar causando problemas como diarreia, alergias e baixo peso.

Porque não dar leite de vaca antes de 1 ano?

Entenda: o leite de vaca tem uma composição perfeita para o bezerrinho que acabou de nascer, e não para o bebê. Por várias razões: a proteína do leite de vaca tem uma estrutura muito grande e complexa e pode provocar alergia, sangramento na mucosa intestinal e, portanto, sangue nas fezes.

Como começar a dar leite de vaca para o bebê?

Misture em fórmula ou leite materno – Fazer uma mistura do leite de vaca com fórmula ou leite materno, adicionando cada vez mais leite de vaca, fará com que o bebê acostume com o sabor e faça a transição completa. Eventualmente, o bebê vai se acostumar com todos os tipos de leite.

Qual leite a partir de 1 ano?

O leite ideal para a criança até 2 ano de idade é o leite materno. Na impossibilidade de amamentar ao seio o leite a ser escolhido após completar 1 ano poderá ser de fórmula ou os compostos lácteos.