Quais os tipos de comunicação podemos utilizar durante o atendimento diferenciado?

Você sabe o que é e como personalizar o atendimento ao cliente?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O primeiro passo para conseguir realizar um atendimento personalizado é: conhecer seu cliente. Por isso, desde o primeiro contato com o cliente, colha informações sobre quem ele é e do que gosta.
  • É importante que o vendedor construa um relacionamento com o cliente e interaja com ele sempre que possível. Um bom exemplo de atendimento personalizado é parabenizá-lo em seu aniversário, isso com certeza o fará se sentir especial.
  • Fazer pesquisas de satisfação também é uma boa prática que pode ajudar a construir uma relação mais próxima com os clientes.
  • O atendimento personalizado é uma das chaves para encantar e conquistar o cliente.

Em negociações no mercado B2B, um atendimento personalizado faz toda a diferença na conversão e fidelização de clientes. Conseguir identificar as demandas de cada um deles e oferecer soluções sob medida tende a impactar positivamente os resultados da sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você possa entender melhor o que é atendimento personalizado e quais técnicas de atendimento personalizado você pode implementar para que a sua empresa se destaque da concorrência e mantenha seus clientes satisfeitos.

Leia também: Tipos de atendimento ao cliente: qual o melhor?

Confira esta definição:

Podemos definir o que é atendimento personalizado como um conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer com que o cliente se sinta único e especial.

Esse tipo de atendimento diferenciado ao cliente agrega valor à empresa e contribui para que os clientes prefiram sempre fechar negócio com você em vez de irem para concorrência.

Atender de maneira personalizada significa identificar e compreender as necessidades do cliente e adaptar suas soluções às expectativas específicas de cada um deles ou de segmentos de clientes.

Além disso, a linguagem, a forma de tratamento, os canais de comunicação e as ações da empresa também precisam ser adaptadas para cada cliente.

Saiba mais: Como melhorar o atendimento ao cliente e reter sua confiança

Um atendimento personalizado demanda um bom follow-up. Condira este vídeos com dias, de nosso canal no youtube:

Veja mais: O que 48% dos vendedores perdem ao deixar de fazer follow-up

5 técnicas de atendimento personalizado

Bom, agora que você já sabe o que é atendimento personalizado, fica a pergunta: como personalizar o atendimento ao cliente de forma prática e efetiva?

Para responder essa questão, separamos aqui 5 ótimas técnicas de atendimento personalizado ao cliente para você implementar na sua empresa.

1 – Crie um banco de dados para seus clientes

Não há como personalizar o atendimento se você não conhecer bem os seus clientes. Por isso, manter um banco de dados atualizado com informações relevantes de cada cliente é essencial.

Solicitações, reclamações, compras anteriores, frequência do contato, valor médio das compras e histórico de outros atendimentos são exemplos de informações que não podem faltar no seu banco de dados dos clientes.

Um bom software de CRM pode te ajudar a fazer essa gestão. Esse tipo de plataforma é capaz de fazer o cruzamento dos dados mais relevantes sobre os seus clientes e, assim, identificar padrões comportamentais.

Dessa forma, fica mais fácil oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente, baseado em características e necessidades específicas. Assim, você pode definir ações focadas em segmentos de clientes com mais assertividade, oferecendo os produtos certos, pelo preço certo, na hora certa para os clientes certos.

Isso é personalizar o atendimento!

DICA: Como usar um software de cadastro de clientes com sucesso?

2 – Construa um relacionamento com seus clientes

Tão importante quanto oferecer as soluções certas no momento certo é se fazer presente na vida do cliente entre uma compra e outra. Ou seja, não deixe de manter contato com o cliente após ele fechar negócio com você.

Envie e-mails ou kits personalizados para lembrar o cliente de que você não se esqueceu dele; interaja com o cliente nas redes sociais; convide o cliente para eventos, promoções e sorteios da sua empresa, faça pesquisas de satisfação de clientes.

Esses são apenas alguns exemplos de boas práticas que você pode seguir para a construção de relacionamento com seus clientes.

A intenção é se manter presente e não deixar que os clientes esqueçam da sua empresa, lembrando dela de maneira positiva.

Confira estas dicas de como promover um bom relacionamento com seus clientes:

3 – Interaja de maneira humanizada

Apesar de estarmos falando de atendimento B2B, é bom lembrar que existem pessoas nas duas pontas. Logo, por que não interagir com a empresa-cliente de maneira mais humanizada, não é mesmo?

Nesse sentido, não se prenda muito a formalidades e burocracias. Marque reuniões em lugares mais descontraídos, demonstre bom humor nas suas interações. Isso contribui para que o cliente se sinta mais à vontade para fechar negócio com a sua empresa.

4 – Proporcione certas exclusividades para cada cliente

Lembra que lá no começo deste artigo a gente falou que o atendimento humanizado tem como uma de suas preocupações fazer com que o cliente se sinta único e especial?

Pois bem. Uma boa forma de fazer isso é oferecer a ele certas exclusividades. Ou seja, algo que foi feito somente para ele, sob medida, que ninguém mais tem.

Produtos e condições de pagamento exclusivas, brindes e lançamentos de produtos antecipados são alguns exemplos de estratégias que podem ser aplicadas.

5 – Invista no treinamento das equipes de atendimento

Para oferecer um atendimento personalizado, é fundamental que as equipes saibam como fazê-lo. Promova palestras e minicursos aos profissionais que atuam diretamente com os clientes para que eles saibam quais técnicas devem ser utilizadas a fim de personalizar o atendimento.

Agora que você já sabe mais sobre atendimento personalizado, que tal colocar em prática as técnicas que citamos aqui? Temos certeza de que elas ajudarão o seu negócio a se destacar no mercado.

Não sabe que treinamento sua equipe precisa? Então, confira mais esta apresentação de slides:

Veja mais: Como montar um treinamento de vendas: é preciso dar um show?

Além de personalizar, existem diversas outras maneiras de fazer um atendimento que fideliza seus clientes. Se você quer dominar esse assunto, então baixe nosso kit gratuito: KIT – Atendimento ao Cliente de Alta Performance

#Gestão de objeções #Topo

O que é necessário para um atendimento diferenciado?

3- Dê voz aos seus clientes Outra maneira de garantir um atendimento diferenciado ao cliente é saber ouvir as suas demandas. Portanto, dê a ele a oportunidade de se expressar. Evite pressionar o cliente a adquirir um produto ou serviço, pois essa pode acabar se tornando uma situação desconfortável para ele.

Quais as formas de comunicação com o cliente?

Confira essas dicas e descubra como melhorar essa comunicação..
Ouça o que o cliente tem a falar. Na hora da venda ou de obter o feedback, é importante realmente prestar atenção naquilo que o cliente fala. ... .
Utilize a tecnologia. ... .
Não se esqueça do cliente quando a compra acabar. ... .
Preste atenção nas palavras. ... .
Seja mais objetivo..

O que é um atendimento diferenciado e como Fazê

Um atendimento diferenciado de verdade é aquele que entrega o que o cliente precisa, mas também surpreende. É aquele atendimento que consegue oferecer ao consumidor o que ele quer antes mesmo dele saber que quer!

Quais são os três principais tipos de atendimento?

Como falamos, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa, de acordo com sua necessidade, sendo eles: básico, robotizado e humanizado.