Qual a influência da tecnologia nas relações humanas?

Você, independente de qual geração está, não consegue mais viver sem a tecnologia em sua vida pessoal e profissional? Esse é o maior impacto da tecnologia na sociedade e há muitos outros efeitos influenciando diversas áreas da humanidade.

Tudo mudou e as coisas não funcionam mais como antes. Desde a forma de pedir uma pizza ao modo de se divertir ou trabalhar, nós humanos conseguimos encaixar a tecnologia em todos os campos de nossas vidas – até mesmo os inimagináveis.

Mas qual a importância dessa discussão? Você certamente já sabe o que mudou em sua vida por conta da tecnologia. Mas você conhece a profundidade desse impacto em seu negócio, seu público, e maneira que a sociedade encontrou para conduzir operações? Me acompanhe que te explicarei tudo!

Qual a importância e benefícios da tecnologia para a sociedade?

Desde que surgiram as primeiras tecnologias, o ser-humano se vê desafiado a se adaptar a cada uma delas. Porém, essa adaptação se transformou rapidamente em integração, fazendo com que ferramentas tecnológicas fossem essenciais para o nosso cotidiano.

Primeiro foram os mapas, depois a bússola e os relógios – você consegue se imaginar em um mundo sem essas ferramentas para viver? Aposto que não, afinal, elas chegaram aqui muito antes de você.

E assim seguem as próximas gerações: fica cada vez mais difícil se imaginar em um mundo sem uma tecnologia que chegou antes de você. É o caso da relação entre as gerações mais novas com a internet.

No livro “The Shallows”, Nicholas Carr diz que, toda vez que uma tecnologia chegar em nossas vidas, nós não seremos mais os mesmos. Essa premissa consegue explicar o impacto da tecnologia na sociedade. Mudamos de acordo com as circunstâncias e tendências que nos rodeiam.

Qual a influência da tecnologia nas relações humanas?

Muito além do pessoal, vejamos pelo lado do novo consumidor: antes as compras eram feitas apenas em lojas físicas. Pesquisar por um produto e tomar a decisão de compra levava muito mais tempo.

Se comunicar com empresas, procurar atendimento, fazer reclamações? Apenas pela fila de espera do telefone. Os finais de semana eram dias simbólicos do consumo, onde havia tempo para ir de loja em loja. Hoje não existe dia e nem hora para comprar.

Toda essa flexibilidade e praticidade para resolver pendências é, de longe, o maior dos benefícios da tecnologia para a sociedade.

Porém, existe um ponto de atenção: consumidores acostumados com agilidade se tornam mais exigentes. Satisfazer esse perfil de cliente é o desafio contemporâneo das empresas no mundo todo. 

Para estar disponível para esse novo consumidor, os negócios tiveram que se adaptar e utilizar a tecnologia para atender suas necessidades. Por isso, métodos antigos e muito tradicionais podem significar atraso para algumas empresas.

Não é atoa que soluções como chatbots, inteligência artificial, softwares de CRM, vendas e demais ferramentas se tornaram indispensáveis para empresas de qualquer ramo.

Enquanto isso essa evolução acelerada ocorre, empresas que se negam a transformar seus processos por meio da tecnologia podem ficar muito para trás!

5 exemplos do impacto da tecnologia na sociedade

É difícil encontrar uma área de nossas vidas que não foi impactada pela tecnologia. Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

Isso significa que está ficando cada dia mais impossível dizer que a tecnologia não faz parte de grande parte do nosso tempo. Afinal, a utilizamos para estudar, descansar, se entreter, trabalhar, se cuidar, e milhares de outros afazeres.

Celulares, computadores e aparelhos eletrodomésticos são instrumentos onde grande parte dessas tarefas são feitas. O celular, por exemplo, é o aparelho que vai ser útil para sua vida pessoal e profissional, confrontando o que muitos interpretaram em tempos antigos, onde os celulares eram uma ferramenta exclusiva à vida pessoal.

1. Educação

Lousas se transformaram em projetores de slide em uma sala de aula. Materiais de leitura não precisam ser impressos em massa, afinal, eles estão disponíveis em formatos digitais. Tablets, celulares, e-readers e computadores cumprem cada vez mais com a função dos cadernos, livros físicos, e demais materiais analógicos de aprendizagem. Você poderia imaginar tudo isso há quinze anos atrás, antes do impacto da tecnologia na sociedade?

Essa realidade descrita ficou ainda maior após o ano de 2020, onde as escolas foram obrigadas a oferecerem ensino à distância por conta da pandemia da Covid-19. Haviam métodos de ensino online antes, porém o cenário da educação hoje é muito mais digital.

De crianças em escolas primárias à adultos em universidade, a tecnologia se tornou indispensável para o desenvolvimento. Isso não significa que a tecnologia substitui professores, mas sim que ela ajuda a otimizar o processo de aprendizado.

Veja alguns recursos que exemplificam o impacto da tecnologia na educação:

  • Aulas online;
  • Plataformas de gerenciamento de matérias, notas, faltas e demais atributos rotineiros;
  • Projetores;
  • Aplicativos de estudo e organização de materiais;
  • Livros e outros formatos de materiais disponíveis no digital.

Como pode ver, há muitas opções digitais que podem potencializar o aprendizado de seres humanos que já estão acostumados com a tecnologia em suas vidas para tudo.

A tendência é que cada vez mais escolas, universidades e outras instituições de ensino incluam a tecnologia em sua metodologia.

2. Comunicação

A comunicação foi uma das mais impactadas pela tecnologia. A internet deu início a uma revolução na forma em que nos comunicamos em diversos aspectos: em conversas entre familiares e amigos, clientes e empresas, organizações e públicos, entre outros.

Os antigos telefones já protagonizaram um grande feito para a comunicação na humanidade, porém hoje, são apenas uma das opções entre diversos outros recursos de comunicação.

Muito além do telefone, os exemplos são muitos, mas aqui estão os maiores deles:

  • Celulares (e mais recentemente, smartphones);
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Aplicativos de mensagens instantâneas;
  • Chatbots e inteligência artificial.

Todos esses recursos foram cruciais para mudar a forma como nos comunicamos e as tendências seguem avançando com muita agilidade. A relação entre consumidores e empresas é um bom exemplo de como isso tem mudado muito ultimamente.

Hoje, para uma comunicação fluir muito bem, esses recursos devem ser colaborativos e bem trabalhados. Quer saber como? Conheça a Weni e como impactamos a comunicação com tecnologia exclusiva em IA!

3. Trabalho

Qual a influência da tecnologia nas relações humanas?

A Revolução Industrial foi a primeira a nos mostrar que automatizar processos pode nos fazer mais produtivos. Hoje, com a Internet, temos um leque de opções de ferramentas que facilitam a execução de tarefas.

Aposto que hoje você agradece muito o universo pelas planilhas que facilitam a gestão de dados, pela administração do horário ser feito através de sistemas de ponto e não por caneta e papel, pelos e-mails, ferramentas de reuniões online e tudo o que otimiza o seu trabalho.

E não é só pela produtividade e praticidade que a tecnologia está tão inserida em sua rotina de trabalho: investir em ferramentas tecnológicas reduz custos e otimiza a geração de resultados, impulsionando empresas. Ou seja, o crescimento de um negócio hoje depende da tecnologia.

Por conta disso, hoje temos um mercado tecnológico consolidado para atender às necessidades das empresas – a chamada tecnologia B2B (Business to Business). Startups não param de surgir e a inovação não para de surgir.

Entre esses serviços, estão algumas ferramentas de:

  • gerenciamento de tarefas e projetos, como o Trello;
  • comunicação interna, como o Slack;
  • comunicação externa, como o Weni;
  • vendas online, como intermediadores de pagamento e marketplaces;
  • sistemas de CRM e inteligência de negócio;
  • rede e armazenamento em nuvem.

4. Processo produtivo

Quando as máquinas começaram a surgir, muitos temiam que em algum futuro, elas substituiriam a experiência humana.

Hoje podemos dizer o contrário sobre o impacto da tecnologia na sociedade: a experiência humana, ao invés de substituída, é otimizada.

Em um sistema econômico fortemente competitivo, a produtividade é um fator que necessita cada vez mais de estratégias de melhora. Hoje as empresas entendem cada vez mais o quanto ferramentas são essenciais para o processo produtivo.

Como dizem por aí: é um caminho sem volta. Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), quase oito em cada dez (77%) empresas que possuem a tecnologia como principal investimento pretendem investir ainda mais em novas tecnologias digitais.

Confira algumas vantagens da adoção da tecnologia como estratégia produtiva:

  • Racionalização de custos;
  • Maior eficiência na produção;
  • Oferta de produtos e soluções mais inovadoras;
  • Fortalecer presença de mercado;
  • Destaque em relação à concorrência.

A parceria entre processo produtivo e tecnologia é muito benéfica por esses motivos citados acima, mas não excluem a importância da responsabilidade da experiência humana em equipe para trabalhar junto a essas ferramentas para flexibilizar a linha de produção.

5. Relações sociais

O impacto da tecnologia nas relações sociais é gigante, isso é inegável. Os relacionamentos, sejam eles de qualquer natureza, estão condicionados a dependerem da tecnologia para acontecerem. Conversas, discussões e até mesmo a percepção que temos das pessoas (até antes de conhecê-las) estão acontecendo nos meios digitais.

Antes da internet, o mundo conhecia as cartas e os telefones – ferramentas que já foram muito relacionadas, como dito no tópico sobre comunicação. Mas nada chega próximo ao impacto que os smartphones, as redes sociais e as plataformas fazem para aproximar pessoas independentemente da distância.

Hoje já se tornou comum saber notícias de familiares de longe através de suas publicações, começar um relacionamento através de aplicativos, e conversar com pessoas em tempo real através das transmissão de vídeos.

Além de ser uma solução que aproxima pessoas, há críticas de que a tecnologia, nesse caso, pode tornar essas relações superficiais e trazer uma negação da necessidade do contato humano, até mesmo quando estão no mesmo ambiente.

Porém, em relação ao avanço da tecnologia na sociedade, essas ferramentas se tornaram essenciais para qualquer pessoa se comunicar com outras pessoas em tempo real. Essa necessidade surge em contextos pessoais, profissionais, e até mesmo de emergências.

E no futuro? Entenda os impactos da tecnologia de inteligência artificial

Dispositivos da inteligência humana e máquinas capazes de interagir e resolver problemas parece roteiro de ficção-científica para você? Pois sabia que este cenário já é real, atual, e tem tudo para crescer no futuro.

Sim, estou falando da Inteligência Artificial (IA), uma tecnologia que já faz parte da rotina de muitas pessoas e empresas no mundo atual com soluções que potencializam (de forma positiva) os impactos e avanços da tecnologia na sociedade.

Índice de Nível de Inovação e Crescimento de IA (INICIA) 2020 aponta que hoje a América Latina abriga 490 empresas de inteligência artificial. Essas empresas captaram mais de US$ 2,2 bilhões e possuem um faturamento combinado superior a US$ 4,2 bilhões.

Esse crescimento é o reflexo de uma tendência global na adoção de inteligência artificial para várias áreas da sociedade: educação, medicina, comunicação e atendimento, segurança, imobiliária, e muito mais.

Entre os diversos exemplos de inteligência artificial, temos:

  • Assistentes virtuais
  • Tecnologias em saúde
  • Cyber segurança
  • Casa inteligente (equipamentos que conversam entre si)
  • Mercado de trabalho

Ampliando este tipo de tecnologia, nos abrimos para um mundo ainda mais dinâmico, produtivo e maduro para lidar com essas possibilidades e usá-las a nosso favor. O que é muito legal, né?

>> Leia também: Inteligência artificial: veja de onde surgiu e exemplos atuais

Conclusão

Viu como o avanço da tecnologia na sociedade foi capaz de mudar a sua vida e a de todo mundo? Talvez possamos não perceber sempre, mas grande parte de nossas tarefas são diretamente influenciadas e impactadas por ferramentas tecnológicas.

Aliás, sem a tecnologia, muitas coisas que estamos acostumados hoje não seria possível. Mas isso não quer dizer que os pontos negativos da tecnologia não estejam presentes. Assim como tudo o que fazemos, a consciência e bom uso deve prevalecer!

Toda essa evolução te anima? Que bom, pois você está prestes a conhecer uma plataforma tecnológica e que dispõe todos os recursos que você tem direito para potencializar a sua comunicação com os clientes e se estabelecer como uma empresa inovadora. Venha conversar com um de nossos especialistas!

Como a tecnologia afeta as relações?

A troca de informações nas redes sociais aceleram cada vez mais as relações no mundo atual. Muito se fala na transformação digital que coloca a tecnologia como ponto principal das mudanças no jeito que se fazem os negócios e das relações de trabalho.

Qual a influência da tecnologia nas relações homem trabalho?

Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, o que resulta em profundas transformações, como a extinção de determinados cargos e o surgimento de novas profissões.

Como a tecnologia influencia o estilo de vida das pessoas?

As inovações tecnológicas podem ser utilizadas com diferentes propósitos: alguns relacionados ao ambiente de trabalho e à melhoria da produtividade, outros mais ligados à vida social e aos cuidados com a saúde.