Qual a maior herança deixada pelos europeus para o povo brasileiro?

Quando pensamos nos primeiros povoadores do Brasil, a chegada dos portugueses nos vem à cabeça. Mas isso está mudando, pois em alguns livros didáticos já temos presente a história dos povoadores indígenas como as primeiras populações que habitaram o território brasileiro.      

Do ano de 1500, momento da chegada dos europeus, até os dias atuais, a população indígena diminuiu drasticamente, de três a cinco milhões de índios para, atualmente, segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), 358 mil índios.

Mesmo depois de os povos indígenas terem passado pelo processo de conquista e extermínio, eles nos deixaram diversas práticas culturais. Demonstrar algumas dessas práticas presentes em nossa sociedade será o nosso objetivo neste texto.

Segundo o folclore brasileiro, existia a lenda do curupira (ser habitante das florestas brasileiras), cuja principal atribuição seria proteger animais e plantas. Sempre recorrente nas lendas, o curupira tinha os pés com calcanhares para frente para confundir os caçadores. Conforme o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o curupira não existiu, mas os indígenas tinham o hábito de andar para trás, para confundir os europeus e bandeirantes.

A vontade de andar descalço foi outro hábito que herdamos dos indígenas. Geralmente, quando chegamos em casa após um dia inteiro de trabalho ou estudo, a primeira coisa que fazemos é retirar o calçado e ficar certo tempo descalços. Muitas pessoas têm o hábito de sempre andar descalças quando estão em suas casas.

O costume de descansar em redes é outra herança dos povos indígenas. Quase sempre os índios dormem em redes de palha que se encontram dentro de suas ocas (suas habitações nas aldeias).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ao tucupi), além do costume de comer frutas (principalmente o cupuaçu, bacuri, graviola, caju, açaí e o buriti).

Além da influência indígena na culinária brasileira, herdamos também a crença nas práticas populares de cura derivadas das plantas. Por isso sempre se recorre ao pó de guaraná, ao boldo, ao óleo de copaíba, à catuaba, à semente de sucupira, entre outros, para curar alguma enfermidade.

A influência cultural indígena na sociedade brasileira não para por aí: a língua portuguesa brasileira também teve influência das línguas indígenas. Várias palavras de origem indígena se encontram em nosso vocabulário cotidiano, como palavras ligadas à flora e à fauna (como abacaxi, caju, mandioca, tatu) e palavras que são utilizadas como nomes próprios (como o parque do Ibirapuera, em São Paulo, que significa, “lugar que já foi mato”, em que “ibira” quer dizer árvore e “puera” tem o sentido de algo que já foi. O rio Tietê em São Paulo também é um nome indígena que significa “rio verdadeiro”).

Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.

O Brasil é, sem dúvida, um país de muita diversidade. Extremamente rica, a cultura brasileira é fruto da miscigenação de inúmeros grupos étnicos, com influências que vêm da origem indígena, passam pelo português colonizador, a chegada do negro africano, bem como dos diversos imigrantes.

Porém é inegável que Portugal foi o país europeu que mais exerceu influência nas tradições, costumes e simbolismos do Brasil. A mais óbvia herança lusitana para a cultura brasileira é, claro, a língua portuguesa.

Não obstante, a terra de Camões teve inúmeras outras contribuições para a nossa identidade nacional – que de tão embrenhadas à história e à cultura brasileira às vezes fica difícil de separar uma da outra, já que poucas se preservaram em sua estrutura inicial.

Mas o que é realmente ‘nosso’ e o que foi trazido pelos nossos colonizadores? Confira a nossa lista e teste os seus conhecimentos sobre a herança lusitana para a cultura brasileira:

Qual a maior herança deixada pelos europeus para o povo brasileiro?
Festa Junina. Foto Artie

Festas populares

O calendário de festas populares brasileiras deve muito ao legado português. As duas festas mais difundidas no Brasil, o Carnaval e as festas juninas, só chegaram ao nosso país por conta dos portugueses.

Chamada inicialmente de ‘joanina’ por homenagear São João, as festas dos santos populares, como são conhecidas em Portugal, acabaram virando festa junina, incorporada aos costumes locais, aqui no Brasil. Outros exemplos de festas populares que tem o pé em Portugal são a Festa do Divino, a Farra do Boi e a Folia de Reis.

Folclore

Além das festas populares, o folclore brasileiro também sofreu grande influência do folclore lusitano, incorporando uma série de criaturas e seres mágicos que faziam parte do imaginário do povo português, tais como o bicho-papão, a cuca e o lobisomem.

Qual a maior herança deixada pelos europeus para o povo brasileiro?
Foto Bruna Buzzo

Dança

Diversas danças brasileiras também vieram de Portugal. Destaque para o maracatu, o fandango e a caninha-verde. Ritmo musical tradicional do Nordeste, especialmente nas cidades de Olinda e Recife no estado de Pernambuco, acredita-se que o maracatu tenha chegado ao Brasil pela mão dos portugueses por volta de 1700.

Já o fandango, dança em pares que tem raiz no Barroco, adentrou no país cerca de meia década depois e permanece popular até hoje no Sul. Outra modalidade de dança de pares, a caninha-verde é ainda mais antiga, tendo sido introduzida durante o Ciclo da Cana-de-Açúcar em regiões canavieiras por todo o país. Atualmente é considerada típica do Ceará.

Jogos e brincadeiras

Uma das mais populares danças de roda infantil, a ciranda originou-se nos salões de Portugal, onde ainda era um bailado de adultos. E apesar de ter tido origem no Oriente, a pipa ou o papagaio também foram trazidos pelos portugueses ao Brasil no século XVI.

Nas viagens destinadas às terras brasileiras, os lusitanos também carregaram com eles os jogos mais populares do mundo à época: botão, amarelinha, bolinha de gude, jogo dos saquinhos, pião e outros. Jogar bingo de 90 bolas todo dia 1º de cada ano é outra tradição que, inclusive, acompanha muitas famílias de descendentes de portugueses até hoje.

Qual a maior herança deixada pelos europeus para o povo brasileiro?
Música

Além do sistema harmônico tonal, os portugueses ainda trouxeram da Europa instrumentos musicais como o piano, o violino, a flauta, o contrabaixo, a clarineta, o violoncelo, a sanfona, o violão e o cavaquinho. Até mesmo o berimbau, indispensável nas rodas de capoeira brasileiras, viajou nas caravelas portuguesas até ao Brasil.

E a despeito do nome, mesmo a viola brasileira – símbolo das rodas de música do interior – não é uma criação nossa. Também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola caipira, dependendo da região do país, é mais um instrumento emprestado dos portugueses e é derivada das violas portuguesas – que por sua vez remontam aos alaúdes de origem arábico-persa.

Cantigas de roda

Outra grande herança portuguesa para a cultura brasileira são as cantigas de roda, que eram bastante comuns em Portugal na época do descobrimento. Músicas clássicas como Escravos de Jó, Sapo Cururu e Roda Pião, além das populares Atirei o Pau no Gato e Ciranda-Cirandinha, são todas de origem lusitana.

Qual a maior herança deixada pelos europeus para o povo brasileiro?
Culinária

Muitos dos pratos hoje considerados típicos da gastronomia brasileira são nada menos que resultado de adaptações da culinária portuguesa às condições do Brasil Colônia. Alguns exemplos são a feijoada, o quindim, o caldo verde, a cachaça e, claro, a bacalhoada.

Do mesmo modo, várias frutas, legumes e verduras naturais de Portugal foram trazidas para serem plantadas em terras brasileiras e com isso passaram a ser introduzidas nas comidas daqui, como jaca, fruta-do-conde, coco, manga, couve, pepino, alface, cebola e alho, entre várias outras, além dos condimentos e ervas.

Qual a maior herança deixada pelos europeus?

A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura brasileira.

O que o Brasil herdou dos europeus?

Culinária, festas, músicas e literatura foram trazidas para o território brasileiro, fundindo-se com outros elementos de outros povos. Além da cultura popular dos países europeus, foi trazida também a cultura erudita, marca essencial das elites intelectuais e financeiras europeias.

Qual foi a principal herança que os colonizadores deixaram para o povo brasileiro?

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização.

Quais os hábitos que herdamos dos europeus?

Embora tenhamos adotados vários costumes europeus no Brasil, viajar para o exterior sempre causa algumas estranhezas e inúmeras novidades..
Cultura europeia. ... .
Costumes europeus. ... .
Beijo no rosto. ... .
Não usar sapatos dentro de casa. ... .
Não ter lixo no banheiro. ... .
Comer sopa de entrada. ... .
Café da manhã ... .
Cachorros em todos os lugares..