Qual a melhor hora para caminhar para perder peso

Em época de férias, e com as temperaturas a subir, correr ou caminhar são boas opções para manter uma rotina de exercício regular. Andar pode exigir menos esforço, mas oferecer muitos benefícios para a saúde e potencializa a perda de peso.

A treinadora Michele Stanten, fundadora do MyWalkingCoach.com e uma das autoras do livro The Walking Solution, explica que a prática pode ajudar na perda de peso. Acrescentando que, quanto mais peso uma pessoa tem, mais fácil será perdê-lo. Contudo, a perda de massa gorda ao caminhar, depende de pessoa para pessoa. De acordo com a American College of Sports Medicine (ACSM), todas as pessoas deveriam realizar no mínimo 30 minutos de exercício físico moderado por dia, ou 150 minutos por semana. Um exercício cardiovascular, como caminhar, ajuda a prevenir o aparecimento de doenças. Contudo, se o objetivo for perder peso, a ACSM recomenda que se faça uma hora de caminhada, três a quatro vezes por semana.

Nem todas as caminhadas são iguais. Muitos especialistas aconselham a caminhada rápida para quem deseja perder peso. Dessa forma, a pergunta que se coloca é: qual é o ritmo aconselhado para alcançarmos esses resultados? Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), um exercício de intensidade moderada é definido como uma atividade que aumenta a frequência cardíaca de 50 a 70% da sua frequência cardíaca máxima. Usando o método "cinco zonas", sendo a zona 1 muito leve e 5 o máximo, para se conseguir potencializar a perda de peso com a caminhada, tem de se aumentar a intensidade da mesma, fazendo com que a frequência cardíaca aumente de 60 a 70% da sua frequência cardíaca máxima. A melhor forma de controlar será com um equipamento tecnológico, como um relógio que tenha a capacidade de verificar os batimentos cardíacos.

A melhor maneira de perder peso é, por isso, desafiar-se todos os dias. Por exemplo ao alternar caminhada rápida com caminhada mais lenta. Um estudo feito em pessoas que possuem diabetes tipo 2, revelou que quem caminhou alternando de três em três minutos, caminhada rápida com caminhada lenta, não só ajudou a controlar o seu açúcar no sangue, mas também a baixar a gordura abdominal e corporal. Comprovando assim, que a intensidade tem impacto na perda de peso.

Por norma, as pessoas pensam que correr oferece mais vantagens na perda de massa gorda. Ainda assim, o American Council of Exercise (ACE) explica que embora a corrida tenha um impacto maior nesse aspeto, é possível atingir os mesmos objetivos, andando por um período mais longo. Uma boa forma de comprovar essa teoria, é usar uma calculadora de calorias onlineUm homem de 50 anos com um peso 80kg que fizer uma caminhada de intensidade moderada durante uma hora conseguirá queimar em média 277 calorias. Se realizar essa mesma caminhada a um ritmo mais acelerado, consegue perder até 319 calorias.

A plataforma Medical News Today revela que existem também outros aspetos importantes a ter em conta quando falamos de perda de peso ao caminhar. Como por exemplo a postura, que ajuda no aumento da intensidade da caminhada, ou incluir no caminho escadas ou alguns exercícios básicos de resistência, como agachamentos ou flexões. Para além do exercício físico, para a perda de peso, também é necessário manter uma alimentação variada e equilibrada.

Qual o melhor horário para caminhar para perder peso?

Caminhe na hora certa Um estudo japonês comprovou que andar cerca de 30 minutos após o jantar provoca uma perda de peso duas vezes maior do que caminhar de estômago vazio. Passear a essa hora reduz os níveis de açúcar no sangue e a gordura corporal.

Qual a maneira correta de caminhar?

Cuidados

  1. Usar roupas confortáveis.
  2. Fazer alongamento antes e depois das caminhadas.
  3. Caminhar em locais planos ou com aclives e declives suaves.
  4. Manter o tronco reto.
  5. Manter ombros e pescoço relaxados.
  6. Manter quadril, joelhos e pés alinhados.
  7. Respirar profundamente.

Quantas calorias se perde numa caminhada de 30 minutos?

Calorias gastas em 30 minutos de caminhada ou corrida: Entre 150 kcal e 300 kcal, dependendo da intensidade da corrida, sendo 150 kcal em ritmo de caminhada e 300 kcal num rimo de corrida de cerca de 10 km/h.

O que acontece quando você caminha 30 minutos por dia?

Caminhar 30 minutos diariamente é mais vantajoso para o corpo e a mente do que se imagina. Os benefícios dessa prática simples e fácil de fazer vão desde a redução da pressão arterial, aumento da criatividade ao emagrecimento.

Quais são os malefícios da caminhada?

A exaustão pode trazer malefícios cardíacos. Segundo ela já houve caso de pessoas que estavam caminhando e tiverem mal estar. Esses dias um senhor estava caminhando e começou a sentir dores no braço, ele estava tendo um começo de infarto.

É melhor caminhar de manhã ou à noite?

Pela manhã, uma caminhada aumenta a disposição ao longo do dia, melhorando até as noites de sono. Porém, é preciso tomar um café da manhã equilibrado, com frutas, cereais e fibras. Já na parte da tarde, a temperatura corporal está mais alta e melhora bastante o rendimento muscular.

É melhor caminhar de manhã ou à tarde?

Cardiologistas recomendam caminhadas na parte da tarde, principalmente para quem tem problemas cardíacos, pois as fibras do coração já estão aquecidas o suficiente para iniciar a atividade. Também é na parte da tarde que normalmente as pessoas estão mais dispostas.

Qual é o melhor horário para fazer caminhada para perder peso?

Andar de manhã pode ajudar a atingir a meta de emagrecimento. Andar em um ritmo moderado por 30 minutos pode queimar até 150 calorias.

Quanto tempo devo caminhar para perder a barriga?

Segundo o médico, iniciantes devem andar de 30 minutos a 1 hora em pelo menos três dias da semana. Para quem quer perder peso e gordura corporal, o ideal é se exercitar por no mínimo 1 hora.

Qual é o melhor horário para caminhar?

De maneira geral, a parte da tarde é mais produtiva que a parte da manhã. Um estudo feito com nadadores – comparando a produtividade dos treinos – demonstrou isso. Alguns cardiologistas recomendam que, quando existe algum problema cardíaco, o ideal é que as atividades esportivas, como a caminhada, sejam feitas à tarde.